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Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 26 de janeiro de 2021
Atualizado em 10 de julho de 2023
A análise de crédito vai muito além do que a simples verificação do famoso “consta ou nada consta”. Se você já nos acompanha por aqui, provavelmente nos viu falar sobre quão essencial é criar um cadastro completo para seu cliente, certo? Pois bem, a análise de cadastro é parte fundamental dessa avaliação para a decisão de conceder crédito ou não a alguém.
No entanto, diversas empresas ainda não dão a devida importância a essa etapa. Muitas simplesmente não entendem o impacto que a construção, manutenção e análise cadastral pode causar para seu negócio.
E é justamente sobre isso que vamos tratar no conteúdo de hoje. Continue a leitura para conferir por que é importante fazer a análise de cadastro das pessoas que compram com você!
Toda concessão envolve risco. Ter um cadastro bem feito e analisá-lo, nesse sentido, é uma forma de identificar esses riscos e, por consequência, conseguir reduzir a inadimplência.
Os dados utilizados para formar uma ficha cadastral dizem muito sobre a situação dos clientes, indicando, por exemplo, a capacidade de pagamento de cada um deles. É por isso que não se deve negligenciar a construção desse documento, nem se basear em informações superficiais.
Tão imprescindível quanto a criação do cadastro é a sua atualização. Afinal, pode haver alteração dos dados passados inicialmente. É preciso atenção em relação a essas mudanças e a veracidade de cada ponto informado. Mas sobre isso explicaremos melhor adiante.
Veja a seguir algumas informações que não podem faltar em um cadastro:
A manutenção nada mais é do que uma atualização de informações. Para isso, você tem de ficar de olho nas mudanças que possam ocorrer com seus consumidores.
Uma dica, portanto, para otimizar essa etapa do processo é segmentar os clientes da sua carteira. Assim, você tem uma visualização mais ampla de como eles tem se comportado no mercado e das suas movimentações.
Você pode dividi-los em clientes novos (que possuem até 3 meses) clientes em adaptação (de 3 meses a 1 ano) e clientes antigos (aqueles com mais de 1 ano). Com os novos e os que estão em adaptação, é recomendado observá-los mais de perto, ou seja, consultá-los com mais frequência (a cada compra, por exemplo).
Já os antigos, dá para ter um pouco mais de flexibilidade e fazer uma consulta a cada mês ou bimestre.
Em meio a essas avaliações, você consegue perceber e identificar como vai o desempenho do histórico de cada um deles, se há alguma falha ou mudança que possa influenciar também nos dados cadastrais.
Agora, para a manutenção em si, não importa se o consumidor é novo ou antigo. Ambos precisam estar com tudo atualizado. Desse modo, verifique:
Viu só como a análise de cadastro tem papel fundamental para a concessão de crédito? Agora basta colocá-la em prática em seu negócio.
E então, o que achou deste artigo? Para conferir outros como esse, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!
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