
Tem dúvidas sobre qual é o melhor momento e como aumentar o limite de crédito do seu cliente? Nós te ajudamos. Confira já!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 7 de fevereiro de 2019
Atualizado em 25 de abril de 2025
Você, que trabalha no setor financeiro de uma instituição de ensino, já deve estar acostumado com problemas relacionados a falta de pagamento, não é mesmo? Em algum momento, você já parou para pensar no impacto da análise de crédito para diminuir a inadimplência escolar?
Assim como em qualquer setor do mercado, a inadimplência também percorre o ambiente educacional (e é, inclusive, um dos principais motivos pelo fechamento de escolas).
Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a organizar o fluxo de caixa da instituição onde você trabalha e conseguir atingir seus objetivos como gestor.
Continue a leitura para conferir!
Muito se fala sobre inadimplência, entretanto, são raras as vezes em que ela é abordada através de dados e estatísticas reais. Quando não se tem informação suficiente, fica difícil entender a dimensão do problema e elaborar estratégias para solucioná-lo.
Pensando nisso, a Serasa Experian realizou uma pesquisa para saber como gestores da área têm lidado com essa problemática. Fizeram parte do estudo cerca de 153 instituições, das quais participaram profissionais com cargos de liderança e gestores que possuem acesso a dados financeiros.
O foco da análise foi entender a situação atual destas escolas, a percepção dos profissionais responsáveis e como eles lidam com isso. Os resultados chamaram atenção pelos altos índices de inadimplência.
Dentre os que souberam responder com exatidão, apenas 9,6% afirmaram ter uma taxa de até 3%, limite considerado seguro. Isso significa que mais de 90% das instituições estão com índices acima do aceitável.
Do total, 51,9% disseram ter uma taxa de falta de pagamentos maior do que 10%, nível considerado alarmente.
Cerca de 85% dos entrevistados compreendem que suas escolas sofrem com a falta de pagamentos. Ou seja: há uma pequena porcentagem de gestores que ainda não percebem o problema.
Segundo dados da Serasa Experian 61,8 milhões de brasileiros estão inadimplentes, isso faz com que muitos alunos também se tornem devedores, e é nessa hora que a gestão desses casos fará toda a diferença.
Muitas escolas, por exemplo, já implantaram sistemas, processos e medidas estratégicas para gerenciar da melhor forma esta questão.
Fazer uma cobrança eficiente começar por uma boa análise de crédito. De nada adianta gastar tempo e recursos para cobrar uma pessoa que não tem condições de pagar, concorda?
Portanto, antes de vender um curso parcelado ou aceitar uma matrícula, tenha certeza de que o valor da compra e a quantidade de parcelas estão adequadas à capacidade de pagamento daquele cliente. E isso só é possível por meio da análise.
A análise de crédito irá verificar o histórico de pagamento do seu cliente. O objetivo é identificar se, futuramente, ele poderá poderá trazer algum risco financeiro ao negócio, como deixar de honrar com os pagamentos.
Então, a partir desse processo, você consegue avaliar o histórico dos clientes, a situação fiscal e os riscos de perda. Isso porque a análise cruza os dados obtidos no âmbito do cadastro do indivíduo com informações dos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa Experian, para indicar com alto grau de precisão os limites mais seguros a serem concedidos para cada pessoa.
Talvez agora você esteja se pergutando: “Ótimo! Análise de crédito! Mas e se por um acaso eu matricular uma pessoa considerada boa pagadora, com o score alto, e ela passar por dificuldades financeiras durante o curso e se tornar inadimplente? O que eu faço?”
Você já ouviu falar em negativação de devedores?
A Negativação é uma ferramenta de cobrança essencial para o recebimento de dívidas. Por meio dela, o nome do devedor é enviado a um órgão de proteção ao crédito. Enquanto o indivíduo não quita seus débitos em atraso, ele tem dificuldade de conseguir novos créditos com outras empresas, pode ter financiamentos negados e demais restrições. Em outras palavras, ele fica com o “nome sujo”.
Diante de tantas consequências, os clientes negativados são os maiores interessados em “limpar” seus nomes o quanto antes. É por isso que a negativação é uma forte aliada na recuperação de crédito.
E aí, ficou mais claro pra você como a análise de crédito influencia no faturamento de sua instituição de ensino?
Tem dúvidas sobre qual é o melhor momento e como aumentar o limite de crédito do seu cliente? Nós te ajudamos. Confira já!
Análise de Crédito
3 min