Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Por que monitorar o CNPJ da sua empresa, saiba a importância

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é o documento que dá reconhecimento a qualquer tipo de empreendimento e que o permite ser registrado na Receita Federal, emitir notas fiscais e afins. Mas você entende por que monitorar o CNPJ é um processo essencial para sua empresa?

É sobre isso que vamos falar na matéria de hoje! Não basta simplesmente ter o seu negócio cadastrado, é preciso acompanhá-lo de perto. Afinal de contas, é a imagem da sua empresa que está em evidência. Pensando nisso, listamos alguns pontos para te mostrar como esse monitoramento é importante e os problemas que ele pode evitar.

Para conferir, é só continuar a leitura! 

Por que monitorar o CNPJ, qual a importância para o seu negócio? 

Assim como o CPF existe para reconhecer pessoas físicas, o CNPJ funciona como uma espécie de identidade para as empresas. Da mesma forma como uma pessoa pode ficar com o nome sujo, uma empresa também pode ficar com a imagem manchada. E é justamente por isso que é necessário manter sua regularidade. 

Observar de perto como está a inscrição é capaz de evitar diversos problemas. No entanto, muitos empresários não têm o hábito de acompanhá-la ou acreditam que esse processo deve ser feito somente em situações específicas. Mas não é esse o recomendado. 

Verificar o CNPJ com certa frequência é uma garantia de maior controle financeiro para o seu negócio. Através do monitoramento, você consegue visualizar seu desempenho financeiro, se há qualquer dívida inscrita ou algum tipo de fraude envolvendo o seu CNPJ. 

Todas essas informações são fundamentais e podem impactar diretamente o nome da sua empresa e sua relação com o mercado. 

As vantagens de monitorar o CNPJ de uma empresa 

O monitoramento, portanto, é um dos principais fatores para manter a saúde financeira de uma empresa. Além disso, quando estabelecida uma periodicidade para tal, você tem as seguintes vantagens: 

Redução de golpes e riscos 

Por mais que a gente não pense nisso às vezes, ainda é comum nos depararmos com fraudadores que utilizam informações de modo inadequado para dar golpes em empresas

Ficar de olho no CNPJ, neste caso, não irá eliminar o risco por completo, entretanto, permitirá que você identifique o problema com antecedência para poder resolvê-lo o quanto antes. 

Pode facilitar a contratação de crédito 

Nós sabemos que para contratar crédito não deve haver pendências ou irregularidades envolvendo o CNPJ da empresa. Desse modo, o monitoramento se mostra como um contribuinte para a gestão do seu negócio, já que você será notificado sobre qualquer alteração nos seus documentos. Por exemplo: 

  • Inclusão de protestos 
  • Dívidas vencidas 
  • Dívidas dos sócios da empresa 
  • Pendências financeiras 
  • Ações judiciais e cíveis

Minimiza a insegurança junto ao mercado e preserva a imagem da empresa

Esse acompanhamento também ajuda a preservar a reputação do negócio. Imagine que aconteça alguma situação com o CNPJ da sua empresa. Ao monitorá-lo, você detecta o problema antecipadamente e ganha tempo para encontrar uma solução antes que a notícia corra pelo mercado. 

Viu só por que monitorar o CNPJ é um processo fundamental? Comece agora mesmo! E se quiser ler outras postagens com temas como esse, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Nos deixe um comentário que responderemos em seguida!

Posts relacionados

Como fazer a cobrança de clientes inadimplentes sem perdê-los no processo

É fato que ninguém gosta de ser devedor. Uma das maiores dores de cabeça que o consumidor inadimplente possui é a de ser cobrado quase que diariamente da quantia em atraso. Tendo em vista que o objetivo, além de receber os valores devidos, é manter o cliente ao final do processo, é preciso ter atenção com a […]

Destaques

4 min