Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Por que o monitoramento de CNPJ é tão importante?

O CNPJ é o documento que dá reconhecimento a qualquer tipo de empresa e que a permite ser registrada na Receita Federal, emitir notas fiscais e outras documentações. Mas você sabe por que o monitoramento do CNPJ é um processo essencial para o seu negócio?

É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Não basta simplesmente ter a sua empresa cadastrada, é preciso acompanhá-la de perto. Afinal de contas, é a imagem dela que está em jogo. Pensando nisso, listamos alguns pontos para te mostrar como o monitoramento é importante!

Para conferir, é só continuar a leitura! 

Monitoramento de CNPJ: qual a importância para o seu negócio? 

Assim como o CPF existe para reconhecer pessoas físicas, o CNPJ funciona como uma espécie de identidade para as empresas. Da mesma forma como uma pessoa pode ficar com o nome sujo, uma empresa também pode ter sua imagem manchada. E é justamente por isso que é necessário manter sua regularidade. 

No entanto, muitos empresários não têm o hábito de fazer o monitoramento, ou acreditam que esse processo deve ser realizado somente em situações específicas.

Vale enfatizar que, ao verificar o CNPJ, você garante maior controle financeiro para o seu negócio. Através do monitoramento, você consegue visualizar o desempenho financeiro, acompanhar negativações por possíveis dívidas inscritas e até mesmo fraudes envolvendo o seu CNPJ. 

Todas essas informações são fundamentais e podem impactar diretamente o nome da sua empresa e sua relação com o mercado. 

Vantagens de monitorar o CNPJ de uma empresa 

O monitoramento, portanto, é um dos principais fatores para manter a saúde financeira de uma empresa. Além disso, quando estabelecida uma periodicidade, você tem as seguintes vantagens: 

Redução de golpes e riscos 

Por mais que a gente não pense tanto nisso, ainda é comum nos depararmos com fraudadores que utilizam informações de modo inadequado para dar golpes em empresas

Ficar de olho no CNPJ, neste caso, não irá eliminar o risco por completo, mas permitirá que você identifique o problema com antecedência para poder resolvê-lo quanto antes. 

Maior facilidade na contratação de crédito 

Nós sabemos que para contratar crédito não deve haver pendências ou irregularidades envolvendo o CNPJ da empresa. Desse modo, o monitoramento auxiliará a gestão do seu negócio, já que você será notificado se houver alguma negativação em andamento ou qualquer alteração nos seus documentos. Por exemplo: 

  • Inclusão de protestos 
  • Dívidas vencidas 
  • Dívidas dos sócios da empresa 
  • Pendências financeiras 
  • Ações judiciais e cíveis

Diminui a insegurança junto ao mercado e preserva a imagem da empresa

Esse acompanhamento também ajuda a preservar a reputação do negócio. Imagine que aconteça alguma situação com o CNPJ da sua empresa. Ao monitorá-lo, você detecta o problema antecipadamente e ganha tempo para encontrar uma solução antes que a notícia corra pelo mercado. 

Viu só por que monitorar o CNPJ é um processo fundamental? Comece agora mesmo! E se quiser ler outras postagens com temas como esse, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados

Saiba como implantar a análise de crédito em sua empresa!

Se você acompanha nosso blog ou já leu algum de nossos conteúdos, sabe que a análise de crédito é uma temática recorrente por aqui. E não é para menos. Esse processo tem papel fundamental para ajudar a saúde financeira das empresas. E a gente te mostra o porquê.  Para começar, em 2018, o Brasil atingiu […]

Análise de Crédito

4 min

Teve seu cartão clonado? Saiba o que fazer nessa situação!

Já recebeu alguma notificação de compra com o seu cartão que não foi realizada por você? Pois bem, isso provavelmente é um indício de cartão clonado. Saiba como identificar uma clonagem e o que fazer nessa situação!

Gestão e Negócios

3 min