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O Impacto da Análise de Crédito no faturamento das Instituições de Ensino

Você que trabalha no setor financeiro de uma instituição de ensino, já deve estar acostumado com problemas como por exemplo a falta de pagamento e a inadimplência, não é mesmo?!

Assim como ocorre em todos os setores do mercado, as instituições de ensino estão sujeitas à inadimplência e este é um problema que tem crescido consideravelmente. A inadimplência escolar é um dos principais fatores responsáveis pelo fechamento das escolas.

Se você se identifica com o que falamos acima, continue lendo! Preparamos este artigo especialmente para ajudar você a organizar o fluxo de caixa de sua instituição de ensino, reduzir a inadimplência e atingir seus objetivos como gestor.

O cenário da inadimplência nas Instituições de Ensino

A inadimplência é, com certeza, um dos maiores problemas para as instituições de ensino. Muito se fala sobre esse assunto, entretanto, são raras as vezes em que a questão da inadimplência nas instituições de ensino é abordada através de dados e estatísticas. Quando não se tem informação suficiente, fica difícil entender a extensão do problema e é quase impossível elaborar estratégias para solucioná-lo.

Pensando nisso, a Serasa Experian realizou uma pesquisa para saber como profissionais da gestão escolar têm lidado com a inadimplência. Fizeram parte da pesquisa 153 instituições de ensino, das quais participaram profissionais com cargos de liderança, gestores e profissionais com acesso a dados financeiros das mesmas.

A situação dos estabelecimentos de ensino que participaram do estudo foi analisada através de perguntas simples que visam avaliar alguns dados sobre as finanças dessas instituições e entender como os profissionais da gestão percebem esse problema.

Os resultados chamam atenção para os altos índices de inadimplência.

Dentre os que sabem suas taxas de inadimplência, apenas 9,6% afirmaram ter um índice de até 3%, limite considerado seguro. Isso significa que mais de 90% das instituições de ensino têm índices acima do ideal, portanto, sofrem com problemas de inadimplência.

Do total que soube responder sobre o índice de inadimplência, 51,9% disseram ter uma taxa de falta de pagamentos maior do que 10%, nível considerado alarmente. Assim, percebe-se que a inadimplência nas instituições de ensino é, de fato, um problema generalizado no cenário educacional brasileiro.

Consciência sobre a inadimplência

Mais de 90% das instituições cujos gestores foram entrevistados têm índices de inadimplência acima do recomendado. Mesmo assim, cerca de 85% consideram que suas escolas sofrem com a falta de pagamentos. Ou seja: há uma pequena porcentagem de gestores que não percebem o problema de inadimplência existente em suas escolas.

Entretanto, a grande parte das IE´s afirmam enfrentar problemas financeiros, além do considerável número de instituições que precisam de empréstimos e que já estiveram próximas da falência.

Segundo dados da Serasa Experian 61,8 milhões de brasileiros estão inadimplentes e isso faz com que muitos alunos também se tornem inadimplentes, e é nessa hora que o gerenciamento desses casos fará toda a diferença. Boa parte das instituições de ensino convivem com esse problema, porém, muitas já implantaram sistemas, processos e medidas estratégicas para gerenciar da melhor forma esta questão.

Como reduzir a inadimplência em minha Instituição de ensino

Como já falamos, a inadimplência nas instituições de ensino é, de fato, um problema generalizado no cenário educacional brasileiro e que atinge cerca de 90% das instituições.

Mas e agora, como driblar ou reduzir a inadimplência?

Eficiência na cobrança começa com uma boa análise de crédito. Ou seja: de nada adianta gastar tempo e recursos para cobrar uma pessoa que não tem condições de pagar. Portanto, antes de vender um curso parcelado ou aceitar uma matrícula, tenha certeza de que o valor da compra e a quantidade de parcelas estão adequadas à capacidade de pagamento daquele cliente.

Mas como ter esta certeza?

Análise de crédito

Controlar ou reduzir a inadimplência é um trabalho contínuo e muito importante. Para ganhar tempo e economizar custos, o segredo é automatizar ao máximo os processos. Um dos grandes exemplos é a análise de crédito.

Análise de crédito é um processo organizado para analisar dados da pessoa ou futuro aluno. Tal procedimento é realizado com o objetivo de ser possível identificar os clientes que futuramente poderão não honrar com suas obrigações, acarretando uma situação de risco de caixa à organização.

O objetivo é analisar o histórico dos clientes, sua situação fiscal e os riscos de perda.

A análise cruza dados do cadastro da loja com informações dos órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo a Serasa Experian, para indicar com alto grau de precisão os limites mais seguros para conceder crédito a cada cliente.

Através de uma análise de crédito bem feita, o analista se torna capaz de definir o perfil de risco do cliente para cada venda feita a prazo.

Você deve estar pensando que isso é difícil de fazer, mas felizmente, vou te dizer que existem ferramentas práticas que podem te auxiliar nesse processo. O Score por exemplo é uma ferramenta utilizada para a avaliação da qualidade de crédito de clientes. Através da ponderação de vários fatores (idade, profissão, renda, atividade profissional, patrimônio, tipo de residência, etc), classifica os clientes em duas categorias: Bons pagadores: os que, potencialmente, têm condições para honrar as obrigações com o crédito obtido e Maus pagadores: os que, potencialmente, não reúnem as condições para cumprir as obrigações do crédito.  O Score cria estimativas precisas das probabilidades dos valores a serem pagos definindo um critério que visa a minimização das perdas.

Mas você deve estar se perguntando “Ótimo a análise de crédito! Mas, e se por um acaso, eu matricular uma pessoa boa pagadora, com o Score alto e ela passar por dificuldades financeiras durante o curso e se tornar inadimplente? O que faço?”

Já ouviu falar em negativação de devedores?

Negativação de Devedores

A Negativação de Devedores, é uma ferramenta de cobrança essencial para o recebimento de seus créditos. Por meio dela, os nomes dos inadimplentes são enviados para órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa Experian (que é atualmente o maior banco de dados da América Latina). O registro do inadimplente nessas enormes bases de dados implica sua negativação, ou seja, ele não conseguirá crédito na praça enquanto não quitar sua dívida. Em outras palavras, ele estará com o nome sujo.

A Negativação é um procedimento legal que tem respaldo no Código de Defesa do Consumidor, e poderão ser incluídas dívidas vencidas e não-pagas de até 5 anos. Permite inclusão de CPF ou CNPJ (pessoas físicas ou jurídicas).

A Negativação traz muitas restrições ao nome do cliente. Isso diminui muito a chance dele ter crédito em outra empresa com acesso àquele banco de dados; ele não consegue ter linhas de crédito e financiamentos aprovados; pode não conseguir assinar um contrato de aluguel e nem mesmo fechar um seguro.

Diante de tantas consequências negativas, os clientes inadimplentes são os maiores interessados em “limpar” seus nomes com a maior agilidade possível. Com certeza, eles farão tudo que for viável para quitar a dívida com a sua empresa e, assim, livrar-se de tantos problemas! Desse modo, ganha seu cliente e ganha também a sua empresa!

Quer saber mais sobre negativação de inadimplentes, clique aqui.

E aí, ficou mais claro pra você como a análise de crédito influencia no faturamento de sua instituição de ensino?
Se ainda tiver dúvidas, fale gratuitamente com um de nossos analistas, clicando abaixo.

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