Não deixe que as pendências financeiras dos seus clientes se tornem um risco para o seu negócio. Conheça agora o SCC Negocie, sua nova ferramenta de cobrança!
Destaques
2 min
Por Letícia
Publicado em 7 de setembro de 2021
Atualizado em 11 de agosto de 2023
Toda empresa, especialmente as mais antigas e que vendem a prazo, tem uma carteira de clientes conhecidos, que já compram no estabelecimento há algum tempo. Isso, é claro, além de construir uma boa relação, faz com que as negociações de pagamento sejam mais amigáveis.
Acontece que ter um bom relacionamento com o cliente não isenta a possibilidade de um dia ele falhar com suas responsabilidades financeiras. A pergunta, então, é: será que é realmente seguro vender para clientes conhecidos sem analisar o perfil de risco?
É exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje! Para conferir a matéria completa, é só continuar a leitura!
A resposta é: nem sempre! Um consumidor de longa data pode sim deixar de te pagar um dia. Inclusive, o fato de ser cliente antigo pode até favorecer para que ele deixe a dívida que tem com você para depois.
Trata-se de uma questão de priorização de pagamentos. Ou seja, se a pessoa já te conhece e compra em sua empresa há tempos, é possível que ela coloque uma conta de energia, de água ou mercado em atraso como prioridade. É como se a boa relação entre vocês o permitisse esse atraso.
Por conta disso, avaliar o perfil do cliente para entender o risco que ele pode oferecer ao seu negócio, independentemente do tempo de relacionamento, é essencial. Quem não possui o hábito de fazer análise de crédito, geralmente ignora essa etapa, mas sempre é uma boa hora para começar.
A maneira mais eficaz e indicada para esse tipo de avaliação é a análise de crédito. É a partir dela que você conseguirá visualizar e mensurar quão arriscado pode ser vender para determinado consumidor, qual o limite de crédito deve ser liberado para ele, como ele costuma pagar suas dívidas, qual o potencial de compra e capacidade de pagamento, como ele se comporta no mercado e com outras empresas do mesmo segmento.
Ter acesso a essas informações é imprescindível para evitar perdas e, sobretudo, para diminuir a inadimplência.
Dessa forma, como já explicamos em outra postagem (Perfil de risco: como analisar e definir para conceder crédito), para a análise de crédito são considerados os seguintes fatores:
Após ter acesso aos documentos, comprovantes de renda, endereços e afins, você estará pronto para fazer, de fato, sua análise. Veja o passo a passo:
Agora que você compreendeu a importância de analisar o risco de vender para um cliente conhecido, basta implementar a análise de crédito em sua empresa! Para ler outros conteúdos como esse, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais.
Ficou com alguma dúvida? Nos deixe um comentário que responderemos em seguida!
Não deixe que as pendências financeiras dos seus clientes se tornem um risco para o seu negócio. Conheça agora o SCC Negocie, sua nova ferramenta de cobrança!
Destaques
2 min
Apesar das expectativas de recuperação, 2021 ainda poderá ter um cenário desafiador para a economia. A retomada econômica que era prevista, foi causando incertezas e preocupações devido a segunda onda da pandemia. Saiba então o que esperar do setor econômico esse ano!
Destaques
3 min