Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

2021 e o cenário desafiador para a economia: o que podemos esperar?

Apesar das expectativas de recuperação, 2021 ainda poderá ter um cenário desafiador para a economia. A retomada econômica que era prevista, foi causando incertezas e preocupações devido a segunda onda da pandemia. 

A pergunta que não cala diante disso é: “o que esperar da economia brasileira neste ano?” 

Se essa dúvida também é sua, continue a leitura deste artigo. No post de hoje vamos falar sobre o que poderemos enfrentar em 2021! 

O cenário desafiador para a economia brasileira em 2021

Até dezembro de 2020, algumas pesquisas e relatórios indicavam que o Brasil poderia crescer em 2021. Com a flexibilização na abertura do comércio em geral no final do ano passado, esperava-se que a economia recebesse um gás. No entanto, o último Boletim Focus divulgado pelo Banco Central mostrou uma realidade um pouco diferente. 

Segundo um economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o PIB do Brasil ficará entre os 10 piores em um quadro de 33 países pesquisados. Levando em consideração a previsão do Banco Central, o crescimento para o país que estava em 3,8% reduziu para cerca de 3,6%. 

O que se pode dizer é que o ano de 2021 terá fases variadas e difíceis. Duas explicações para isso são a pandemia e os juros altos, pois com o aumento registrado da inflação, a taxa de juros sobe. 

Como resultado, diversos bancos já reduziram suas projeções para o PIB e acreditam que o cenário realmente não será dos melhores. A diminuição do valor do auxílio emergencial, o aumento das medidas de restrição em combate ao Coronavírus também são razões que minimizam a movimentação do mercado.  

Como sobreviver em meio a crise econômica?  

Essa tem sido uma das principais perguntas feitas desde que este cenário caótico em consequência da pandemia se instaurou. As pequenas e médias empresas, principalmente, foram umas das que mais sentiram esses impactos. 

O que fazer então para conseguir se manter em meio a tantas incertezas? Nós preparamos algumas dicas para você. Veja! 

1. Planejamento e organização financeira 

Pode parecer clichê falar sobre planejamento e organização financeira, mas são exatamente essas ações que te ajudarão em um momento delicado. Portanto, é essencial avaliar suas projeções, ajustar a produção e sobretudo economizar. 

Estabeleça metas, crie indicadores de acompanhamento, pense em otimizações para o negócio como um todo e considere todos os cenários possíveis.

2. Muita atenção ao fluxo de caixa e capital de giro 

Analise atentamente o recurso que você tem em “estoque” e até quando ele poderá durar. Além disso, verifique as entradas e saídas do seu negócio diariamente. Isso será fundamental para que você possa visualizar os gastos desnecessários para cortá-los e garantir o valor das despesas fixas. 

3. Adapte-se a realidade 

Com as medidas de isolamento para o combate da Covid-19, o universo digital ganhou ainda mais força. Sendo assim, adapta-se você também ao meio digital. Se o seu negócio permitir operar com vendas online, delivery, por que não começar?

4. Aposte no trabalho remoto 

O trabalho remoto, conhecido como home office, também é uma boa opção para reduzir custos na empresa. Se você tem uma equipe de funcionários e for possível migrar pelo menos uma parte dela para operar em casa, vale a pena considerar a ideia! Provavelmente você sentirá diferença no final do mês, especialmente em relação a conta de energia. 

5. Acompanhe seus clientes de perto 

O que nós menos desejamos em uma situação como essa é ter o índice de inadimplência elevado, não é mesmo? 

Então, continue observando de perto seus clientes. Não deixe de fazer consultas de crédito, mantenha o cadastro de todos eles atualizado. Afinal, assim como está difícil para as empresas, está difícil para os consumidores, e pode ser que em algum instante algum deles falhe com o pagamento de uma dívida. 

Desse modo, é preciso ficar atento tanto para não deixar de receber, quanto para não perder o cliente. 

Você acabou de conferir uma breve previsão sobre os desafios que a economia deverá encontrar em 2021 e algumas dicas básicas para manter o seu negócio mesmo com a crise.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil. Para ler outras matérias como essa, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima! 

Posts relacionados

4 dicas para motivar uma equipe de vendas no começo do ano

Início de ano, em muitos seguimentos do varejo significa vendas baixas. Grande parte dos consumidores ainda estão pagando pelas compras de final de ano e têm menos dinheiro disponível para gastar. Esse é um momento delicado para os lojistas e se nada for feito para motivar sua equipe de vendas, seu negócio vai demorar para deslanchar novamente. […]

Destaques

5 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio