Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Queda do dólar: qual o impacto para a economia brasileira?

A queda do dólar já passa de 15% em relação ao real neste ano. Mas qual será o impacto dessa baixa para a economia brasileira e para o consumidor? 

É sobre isso que vamos falar no post de hoje! A seguir, você vai entender como a queda da moeda americana afeta alguns setores econômicos do país!

Como explicar a queda do dólar

Segundo Mauro Rochlin, economista da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), a queda do dólar está atrelada à taxa de juros atual do Brasil. Com a Selic em alta, o retorno dos investimentos se torna tentador para os investidores internacionais. 

E o efeito disso é imediato no câmbio. À medida que a moeda americana entra no país, ela se desvaloriza ante o real. No entanto, alguns fatores podem interferir e fazer com que esse cenário não se sustente a longo prazo. 

Um deles é a eleição que ocorrerá agora em 2022. Em países emergentes, anos de eleição tendem a valorizar a taxa de câmbio. Assim, é provável que haja muita instabilidade pela frente ainda.  

Quais os impactos da queda do dólar para a economia

Impactos negativos 

A oscilação do dólar causa impacto direto no preço dos produtos e serviços do mercado interno e nos investimentos do mercado financeiro. 

Setores agrícolas, como exportadores de soja, mineração, empresas que comercializam carne vermelha e frango, companhias de papel e celulose, são um dos mais prejudicados com essa variação. 

Para ficar mais claro: tudo o que compramos de fora sofre com a variação da moeda americana. Vamos pensar no trigo, por exemplo.

O Brasil tem uma produção de 5,4 milhões de toneladas de trigo, mas totaliza um consumo de 11 milhões de toneladas. Isso quer dizer que mais de 40% do produto que usamos é importado de outros países.

Seguindo essa lógica, tudo o que é feito de trigo também tem seu preço alterado, ficando mais caro.

Impactos positivos

Apesar da oscilação do dólar afetar negativamente setores importantes para a economia, a queda da moeda americana é vantajosa para quem pretende viajar para o exterior, já que os preços ficam mais baratos.

Além disso, com a valorização do real, a inflação é reduzida. É mais ou menos assim: se a moeda brasileira valoriza, os preços aumentam menos e a inflação passa a ficar mais controlada. 

E então, este conteúdo te ajudou a entender como a queda do dólar afeta a economia?

Para ler outros materiais como esse, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

Posts relacionados

5 Dicas para melhorar a gestão das suas contas a receber

O fluxo de caixa é uma ferramenta importantíssima para o controle da quantidade de dinheiro que entra e sai do seu negócio e para saber como ele está sendo aplicado. O gerenciamento de contas a receber também é fundamental para a gestão financeira de qualquer empresa, independentemente do seu porte. É comum encontrarmos empresas que não possuem uma […]

Destaques

5 min