Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Queda do dólar: qual o impacto para a economia brasileira?

A queda do dólar já passa de 15% em relação ao real neste ano. Mas qual será o impacto dessa baixa para a economia brasileira e para o consumidor? 

É sobre isso que vamos falar no post de hoje! A seguir, você vai entender como a queda da moeda americana afeta alguns setores econômicos do país!

Como explicar a queda do dólar

Segundo Mauro Rochlin, economista da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), a queda do dólar está atrelada à taxa de juros atual do Brasil. Com a Selic em alta, o retorno dos investimentos se torna tentador para os investidores internacionais. 

E o efeito disso é imediato no câmbio. À medida que a moeda americana entra no país, ela se desvaloriza ante o real. No entanto, alguns fatores podem interferir e fazer com que esse cenário não se sustente a longo prazo. 

Um deles é a eleição que ocorrerá agora em 2022. Em países emergentes, anos de eleição tendem a valorizar a taxa de câmbio. Assim, é provável que haja muita instabilidade pela frente ainda.  

Quais os impactos da queda do dólar para a economia

Impactos negativos 

A oscilação do dólar causa impacto direto no preço dos produtos e serviços do mercado interno e nos investimentos do mercado financeiro. 

Setores agrícolas, como exportadores de soja, mineração, empresas que comercializam carne vermelha e frango, companhias de papel e celulose, são um dos mais prejudicados com essa variação. 

Para ficar mais claro: tudo o que compramos de fora sofre com a variação da moeda americana. Vamos pensar no trigo, por exemplo.

O Brasil tem uma produção de 5,4 milhões de toneladas de trigo, mas totaliza um consumo de 11 milhões de toneladas. Isso quer dizer que mais de 40% do produto que usamos é importado de outros países.

Seguindo essa lógica, tudo o que é feito de trigo também tem seu preço alterado, ficando mais caro.

Impactos positivos

Apesar da oscilação do dólar afetar negativamente setores importantes para a economia, a queda da moeda americana é vantajosa para quem pretende viajar para o exterior, já que os preços ficam mais baratos.

Além disso, com a valorização do real, a inflação é reduzida. É mais ou menos assim: se a moeda brasileira valoriza, os preços aumentam menos e a inflação passa a ficar mais controlada. 

E então, este conteúdo te ajudou a entender como a queda do dólar afeta a economia?

Para ler outros materiais como esse, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

Posts relacionados

Clientes inativos: criando oportunidades de recuperá-los

É comum que as empresas foquem os seus esforços de vendas na captação de novos clientes. Com isso, os clientes inativos acabam sendo esquecidos sem uma tentativa de recuperação dessa parte da carteira. Ainda há certa mentalidade que aponta que é mais fácil esquecer desses clientes e começar a captar novos. No entanto, recuperar os […]

Destaques

4 min