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8 Dicas para vender mais no dia dos namorados

As datas comemorativas são as mais importantes para os comerciantes. No próximo Dia dos Namorados, 12 de junho, a situação não deverá ser diferente. Uma prova disso são os números da recente pesquisa feita pelo Serasa Experian, que apontou que 49% dos varejistas acreditam em um crescimento das vendas.

A tendência é que o fluxo de clientes nas lojas seja maior nos próximos dias e esse é o momento de investir em estratégias específicas para conquistar os consumidores. Antes de tudo, é preciso entender que cada pessoa possui um motivador de compras e o papel do vendedor é conseguir detectá-lo e conduzi-lo para a melhor opção de compra, por meio de uma negociação assertiva.

Nesse momento, o trabalho vai muito além de mostrar uma peça exposta na vitrine, ele precisa enxergar as verdadeiras necessidades dos clientes e apresentar as melhores opções de compras, buscando oferecer uma solução adequada. Quando um consumidor recebe um atendimento exclusivo, ele sai do estabelecimento mais confiante e certo de que fez a escolha ideal, valorizando toda preocupação com ele, tanto o tempo dedicado, como a oferta. Afinal, o grande propósito é aproveitar os bons momentos para ganhar novos clientes e fidelizar os antigos.

No entanto, é válido lembrar que para acompanhar o otimismo do mercado é preciso buscar maneiras de se destacar. E hoje, queremos te trazer 8 dicas para você vender mais no dia dos namorados. Acompanhe!

1. Planejamento e estrutura

Seu estoque está preparado para atender uma alta demanda? No fim das contas, você irá investir esforço e tempo para esta data, mas se o estoque estiver baixo, pode significar prejuízo ou clientes insatisfeitos.
Além de um ambiente atrativo e equipes bem preparadas, estoques abastecidos são essenciais. Esteja atento à situação de seu estoque e trace estratégias de vendas de acordo com o cenário. Neste ano, por exemplo, o levantamento feito pelo Serasa Experian mostrou que os produtos mais procurados serão roupas, calçados, acessórios, perfumaria, cosméticos e eletrônicos. Procure comercializar as melhores opções de presentes dentro da expectativa do mercado, adequando o mix de produtos e serviços a esse público.

2. Oferecer promoções competitivas

Analisar os concorrentes, ver o que eles estão oferecendo e fazer melhor. Por mais complicado que pareça, na prática, é apenas mais uma técnica de mercado que envolve muito mais criatividade do que necessariamente custos. Se não conseguir se igualar nas promoções, tente buscar um diferencial e não apenas “copiar” algo que já está sendo feito.

Inspirações são válidas, mas cópias correm o risco de abalar a reputação da empresa. Promoções como: descontos em compras acima de R$ X, cartões personalizados, frete grátis, cupons de desconto para a próxima compra, são apenas algumas das opções que irão melhorar a experiência do usuário no dia dos namorados.

3. Aumente o ticket médio

Eu, escritor deste artigo, trabalhei em uma empresa de vestuário onde éramos incentivados sempre a fazer um conjunto na hora da venda. Por exemplo: o cliente ia até a loja para comprar uma camiseta, nós oferecíamos também uma calça, meias, boné, calçados …. sempre na intenção do cliente levar um look completo e assim aumentar o ticket médio da loja.
Estimule a equipe de vendas, treinando-os para elevar o ticket médio, faça com que eles ofereçam mais produtos para compor o presente. Além disso, sugira opções com valor agregado maior. O ideal é fugir da venda simples, na qual o cliente sai com apenas uma camiseta da loja. Por que não instruir os profissionais a terem percepção do estilo do cliente para, assim, poderem oferecer também produtos complementares, por exemplo?
Tente sair dos moldes engessados de vendas, se aproxime do cliente realizando perguntas para identificar necessidades e desejos, com bons argumentos, apresentando opções interessantes e personalizadas ao perfil de cada pessoa. Isso fará com que ele se sinta à vontade e tenha prazer em comprar.

4. Faça uma análise desta data em comparação ao ano anterior

Hoje, existem diversas ferramentas que mostram o comportamento do usuário dentro de seu site e é possível saber exatamente o que ele está fazendo na loja e assim definir o padrão de comportamento ou o perfil de cada cliente. Com esses dados, você pode ser mais assíduo em suas campanhas, principalmente em uma data tão importante como o dia dos namorados.

Referências como: mapa de cliques, mapa de scroll, informações geográficas, comportamentais, ou qualquer informação do comportamento do consumidor se torna extremamente importante se bem interpretada. Com esses dados em mãos, é possível criar inteligência para vender mais no dia dos namorados. Se a loja tem menos de um ano, não tem problema, é possível analisar os dados atuais, tendências e notícias do mercado em geral para fazer as modificações no layout e melhorar os resultados. O mesmo se aplica a lojas físicas, que também existem ferramentas para auxiliar o mapeamento do cliente e criar estratégias diferentes para cada perfil de consumidor.

5. Cuide da segurança

Períodos de aumento das vendas são os alvos favoritos de hackers e autores de esquemas fraudulentos. Eles aproveitam o grande volume de pedidos para executar transações criminosas sem serem percebidos ou causar instabilidade nas lojas nos momentos mais cruciais.

É por conta disso que gastos com segurança digital jamais devem ser encarados como despesas e sim como um investimento na sobrevivência do seu negócio. Problemas como fraudes de cartão de crédito e roubo de informações podem não só causar grandes prejuízos como comprometer definitivamente a confiança que os consumidores têm em sua marca.

6. Aposte no vale compras

Imagine o cliente entrando na loja e não conseguindo achar o produto ideal para presentear alguém. Definitivamente, não é uma boa situação. Para evitar momentos como esse, uma opção é criar “vale-compras”: ao comprar o “vale”, o cliente passa para quem ele deseja presentear. Dessa forma, o lojista não perde a conversão por não ter o produto que o cliente procurava ou por ele não encontrar o presente ideal para a ocasião.Quando alguém recebe um vale compras, você está dando a oportunidade para que esse consumidor conheça seus produtos e queira ser um cliente da sua empresa.

Para o consumidor que presenteia, você estará oferecendo comodidade. Ele não precisa se preocupar se a pessoa que receberá o presente vai gostar dele ou não, pois ela terá a conveniência de escolher o que desejar.

Com isso, você acaba ganhando a fidelização nos dois casos: com o cliente que já comprou de você, e gostou da comodidade oferecida, e com o cliente que conheceu e aprovou seu produto.

7. Invista na geração de conteúdo

Imagine que você é um usuário procurando um presente perfeito para seu namorado ou namorada, mas não tem ideia do que quer. Você não acha interessante a opção do “vale-presente” e está procurando nos buscadores (como Google) algo que faça sentido como presente. Então, acaba encontrando uma página em uma loja com boas indicações de presentes da própria loja. No final do artigo com as indicações, há um botão para finalizar a compra com os produtos sugeridos. A ideia é: oferecer informações para conquistar clientes e realizar vendas. Quando a própria empresa escreve conteúdos a respeito do serviço que presta ou sobre temas relacionados a ele, obtém credibilidade. Portanto, a produção de conteúdo na web além de otimizar sites e divulgar conteúdos, também proporciona credibilidade à empresa.

Um grande exemplo disso, são empresas que vendem utensílios domésticos, e dispõem de conteúdos que agregam à venda do produto. Pensemos na seguinte situação: determinada empresa vende uma panela X, mas para atrair a atenção do cliente, eles geram um conteúdo de uma receita “suculenta” para ser feita através da panela X. Assim, quando a pessoa buscar algo relacionado no Google, através de palavras chave, vai aparecer a receita, e em seguida o produto (a panela X). Incentivando o cliente a comprar a panela. O mesmo se aplica a qualquer seguimento do mercado, desde que agregue valor ao cliente.

8. Flexibilidade nos pagamentos

Diante das altas taxas de juros cobradas pelas operadoras e da pouca flexibilidade para fazer parcelamentos maiores no cartão, as pessoas estão em busca de alternativas para financiar suas compras no comércio. Boa parte desses consumidores são atraídos pelas vantagens do crediário como forma de ampliar seu poder de compra. Porém, mesmo abrindo um crediário, muitos empresários querendo aumentar as vendas, acabam se importando apenas com o “agora”, sem se preocupar com a certeza do recebimento da venda efetuada. Segundo dados da Serasa Experian, 5,4 milhões de empresas e 61 milhões de consumidores têm dívidas atrasadas.

Controlar ou reduzir a inadimplência é um trabalho contínuo e muito importante. Para ganhar tempo e economizar custos, o segredo é automatizar ao máximo os processos e um dos grandes exemplos é a análise de crédito.
Análise de crédito é um processo organizado para analisar dados da pessoa ou futuro cliente. Tal procedimento é realizado com o objetivo de ser possível identificar os clientes que futuramente poderão não honrar com suas obrigações, acarretando uma situação de risco de caixa à organização.

O objetivo é analisar o histórico dos clientes, sua situação fiscal e os riscos de perda. A análise cruza dados do cadastro da empresa com informações dos órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo a Serasa Experian, para indicar com alto grau de precisão os limites mais seguros para conceder crédito a cada cliente. Através de uma análise de crédito mais profunda, o analista se torna capaz de definir o perfil de risco do cliente para cada venda feita a prazo, reduzindo assim, o risco de ter clientes mal pagadores em sua empresa.

Essas foram apenas algumas dicas sobre como vender mais no Dia dos Namorados. O segredo é entender bem o seu produto, os seus clientes e usar a criatividade e as ferramentas necessárias a seu favor. Gostou de nosso conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe-nos um comentário que será um prazer respondê-lo.

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