Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como aproveitar a sazonalidade de vendas: 4 dicas básicas!

Chamamos sazonalidade de vendas quando algum fator externo interfere positiva ou negativamente nos resultados do negócio. Entender quais são estes períodos do ano é essencial para saber como aproveitá-los e continuar vendendo. 

Por isso, no post de hoje trouxemos algumas dicas de como vender mais em meio a sazonalidade do mercado. Continue a leitura para conferir! 

Sazonalidade de vendas: como não perder oportunidades

Tratar períodos sazonais como oportunidades é importante para criar melhores estratégias de vendas. Portanto, preparamos algumas dicas que podem te ajudar: 

1. Avalie o histórico de vendas do seu negócio 

Além das datas fixas que já acompanham o mercado todos os anos, como black friday, dias das mães, fim de ano, etc, analise o histórico do seu negócio para identificar em quais outros momentos houve maior registro de vendas.

Com isso, avalie também os seus concorrentes. Verifique se nessas mesmas épocas eles fizeram alguma ação especial, ou promoção. Assim, você consegue pensar em estratégias específicas para essas datas. 

2. Aumente a capacidade de produção 

Se a procura pelos produtos cresce em determinado período, o mais indicado é que a produção siga esse aumento e que seja feita uma boa gestão de estoque. 

Para isso, vale, inclusive, averiguar a necessidade de contratação de funcionários temporários para ajudar. 

3. Foque nos produtos corretos 

Muitos empresários sentem receio em comprar ou produzir mais mercadorias nesses momentos e elas ficarem encalhadas no estoque. 

É exatamente por isso que, antes de tudo, é necessário fazer uma avaliação dos produtos que mais tiveram saída nessas épocas, comparando os anos anteriores, para ter uma estimativa de quantidade e de quais itens merecem destaque nesse instante. 

4. Invista em ações de marketing 

Uma promoção não se sustenta sem uma boa divulgação. Afinal de contas, se você não mostrar que o seu estabelecimento está com ofertas especiais, você não atingirá clientes.  

Dessa forma, invista em ações de marketing. Utilize diferentes canais para atrair consumidores e apresentar sua marca. Dê enfoque aos itens que entrarão em promoção, crie descrições dos produtos para chamar atenção do público. 

E então, este conteúdo foi útil? Você acabou de conferir 4 dicas de como aproveitar a sazonalidade de vendas. Agora é só colocá-las em prática! 

Tem alguma dúvida? Escreva um comentário aqui embaixo!

Posts relacionados

Como manter as vendas no varejo depois do natal

Como de costume, as vendas no início do ano sofrem uma desaceleração. Nesse momento, contas como IPVA, material escolar, matrículas, entre outras, começam a chegar. Verifique o que não foi vendido no Natal O primeiro passo é fazer uma análise sobre o que não vendeu bem ou sobrou muito. Com essa informação detalhada em mãos […]

Destaques

4 min