Se você não faz análise de crédito antes de vender e se ainda não possui uma política de crédito estruturada em sua empresa, vamos te mostrar por que é hora de começar!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 4 de novembro de 2020
Atualizado em 4 de abril de 2024
Nós já falamos aqui em nosso blog por que é interessante criar um crediário para o seu negócio. No final do ano, então, isso se torna ainda mais relevante. Mas você sabe como criar um crediário próprio?
No post de hoje, preparamos um conteúdo completo para te ajudar nesse momento e mostrar as vantagens que isso pode acarretar para sua empresa. Quer saber por onde começar? É só continuar a leitura deste artigo para conferir!
Vamos lá?
Finais de ano sempre foram uma época importante para os lojistas. Na verdade, esse é o momento do ano mais esperado pelo comércio de maneira geral. Afinal, é quando o consumidor apresenta maior poder de compra. No entanto, em tempos de crise econômica, há quem esteja bastante preocupado.
E é justamente por isso que decidimos falar sobre o crediário próprio. Veja, a seguir, 3 vantagens de implementá-lo em sua empresa:
A quantidade de parcelas nem sempre é o “x” da questão, mas o limite do cartão de crédito e a taxa de juros sim. Com o crediário próprio, você amplia a possibilidade de compra do seu cliente, que não fica limitado ao cartão, consegue oferecer um parcelamento maior e taxa de juros reduzida.
Vamos pensar no cenário econômico que vivemos hoje. É difícil quem realize uma compra no débito ou dinheiro, não é mesmo?
O crediário serve como um estímulo para os consumidores, que enxergam uma oportunidade de comprar sem comprometer seu orçamento.
Se os clientes não precisarão pagar a vista ou em uma única vez, se o parcelamento não irá comprometer o orçamento mensal e, ainda, se não terá taxa de juros alta como a de cartões de crédito, consequentemente você passará a vender mais!
Você acabou de conferir 3 dos principais benefícios de contar com um crediário próprio em sua loja. Saiba, portanto, como criá-lo:
Essa será sempre a primeira dica da lista. Apesar do crediário próprio ser uma alternativa vantajosa e promissora para alavancar as vendas, é necessário conhecer o seu consumidor.
Afinal de contas, o objetivo é aumentar o volume de vendas, mas receber por elas — e não o contrário, certo? Por isso, busque por uma empresa de consulta de crédito, avalie todos os dados fornecidos sobre o seu cliente e verifique se ele tem um histórico de bom ou mau pagador, se possui uma boa reputação no mercado e afins.
Essa é uma maneira de fazer vendas mais seguras e de se precaver contra a inadimplência.
Tendo um sistema de cadastro eficiente, você consegue guardar as informações de pagamento das pessoas que compram, que já compraram e que comprarão com você. Isso facilita principalmente na hora de definir ou aumentar o limite de crédito.
Esse é um ponto crucial para não afetar a rentabilidade do seu negócio. Faça uma boa análise do perfil de seus compradores antes de conceder facilidades de pagamento.
Por exemplo, para uma pessoa que pode pagar 400 reais, disponibilize um crédito x. Para aquela que pode pagar acima desse valor, ofereça um crédito y.
Pagamentos com atraso sempre existirão. Por essa razão, é importante ter um plano de cobrança para lidar com esses casos.
A gestão de cobrança é um fator fundamental para controlar do fluxo de caixa, para a recuperação de crédito e para melhorar a relação com o cliente. Não se esqueça disso!
E então, pronto para criar o seu crediário próprio? Aproveite o momento para começar!
Se este conteúdo foi útil para você, continue acompanhando nosso blog para ler outras matérias relacionadas. Toda semana há uma nova publicação com dicas valiosas que podem ajudar a sua empresa! Até a próxima!
Tem alguma dúvida? Escreva-nos um comentário que responderemos em seguida!
Se você não faz análise de crédito antes de vender e se ainda não possui uma política de crédito estruturada em sua empresa, vamos te mostrar por que é hora de começar!
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Confira agora: como reduzir custos na análise de crédito e por que implementá-la em sua empresa.
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