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Saiba quando e como aumentar o limite de crédito do seu cliente

Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto que falamos sobre como definir limite de crédito em uma matéria anterior. Acontece que não para por aí. Mais cedo ou mais tarde, será preciso pensar em como aumentar o limite de crédito do seu cliente e, principalmente, quando fazer isso. 

Você, analista ou empreendedor, sabe que o valor de uma concessão de crédito não é estático, ele pode e deve mudar com o tempo. Afinal de contas, existem muitos consumidores com alto potencial de compra e capacidade de pagamento, assim como há aqueles que podem acabar por oferecer algum tipo de risco ao seu negócio. 

Pensando em tudo isso, preparamos um conteúdo para te ajudar a encontrar o melhor momento para aumentar o limite de crédito das pessoas que compram com você. Para conferir, é só dar continuidade à leitura! 

Vamos lá?

Como aumentar o limite de crédito de seus clientes: dicas básicas!

Tanto definir, quanto aumentar o limite são ações que sempre vão requerer uma análise de crédito. A partir do instante em que é concedido algum crédito a alguém, é necessário que haja um acompanhamento. 

É por essa razão que frequentemente falamos por aqui sobre a importância de conhecer as pessoas para as quais você vende. Para isso, você pode seguir alguns passos, como:

  • Fazer análise de crédito em primeiro lugar;
  • Avaliar o risco do cliente tomando como base o ticket médio, pois muitas vendas não são recebidas por estarem acima do ticket médio;
  • Ter os clientes segmentados entre: clientes novos, clientes em adaptação e clientes antigos;
  • Acompanhar, como já dissemos. 

São passos simples, mas extremamente necessários para pensar em expandir o limite. Todas essas dicas podem ser conferidas com mais detalhes em nosso Guia Completo sobre Análise de Crédito

Qual é o momento certo para aumentar o limite de crédito do meu cliente

Provavelmente essa é uma dúvida de muitos empresários e profissionais que lidam com concessão de crédito. Não existe uma resposta exata, tudo vai depender do perfil do seu cliente.  

Você já fez uma avaliação precisa e verificou como determinada pessoa, física ou jurídica, tem se comportado no mercado e qual é o potencial de compra dela? Pois só depois disso é hora de falar sobre aumento!  

Um ponto crucial é levar em conta as oportunidades que esse cliente pode oferecer. É muito comum nos sentirmos retraídos em liberar um limite maior do que o que foi aprovado inicialmente.

Talvez você já tenha passado por algo parecido com o que vamos contar. Imagine um cliente que teve aprovação de limite de 2 mil reais e vem comprando todos os meses um valor que não ultrapassa essa margem. 

Até que, de repente, ele faz uma solicitação de crédito de 4 ou 5 mil reais. E aí, como você reagiria a situação? Ficaria com um pé atrás?

Se a resposta for sim, tudo bem. É o que acontece com a maioria. Afinal, da mesma forma como há preocupação com atraso de pagamento, há receio em conceder um crédito maior do que o valor liberado no início. 

No entanto, nesse instante é válido considerar o conjunto da obra. Pense com calma, se essa pessoa é um cliente ativo, que cumpre com todas as suas responsabilidades financeiras e não consta nenhuma restrição em seu documento que possa manchar seu nome, por que não expandir? 

É claro que cada caso merece uma análise diferente. E é exatamente para que você tenha mais tranquilidade na tomada dessas decisões que as consultas de crédito e seus adicionais servem. 

E então, o que achou desse conteúdo? Esperamos que ele possa te ajudar em como aumentar o limite de crédito do seu cliente! Ficou com alguma dúvida? Escreva-nos um comentário que responderemos em seguida!

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2 respostas para “Saiba quando e como aumentar o limite de crédito do seu cliente”

  1. Cursos Online disse:

    Aqui é a Fernanda, gostei muito do seu artigo. Nota 10

    • Letícia disse:

      Que bom que gostou, Fernanda. Ficamos muito felizes. Continue acompanhando nosso blog para se manter informada!