Com a inadimplência no país batendo recordes cada vez mais altos, saber como fazer uma gestão de cobrança é essencial para qualquer empresa.
Esse processo é fundamental para renegociar dívidas, evitar que clientes se tornem inadimplentes e, sobretudo, para não perder dinheiro.
Portanto, neste conteúdo, vamos te mostrar como gerir as cobranças de modo eficiente em seu negócio. Continue a leitura para conferir!
Por que a gestão de cobrança é tão importante?
É preciso enxergar a gestão de cobrança como algo realmente necessário. Por isso, listamos os principais benefícios que ela pode promover a sua empresa. Veja:
Maior controle sobre seu fluxo de caixa
Como sabemos, o acompanhamento do fluxo de caixa é crucial. É a partir dele que conseguimos visualizar e entender todas as entradas e saídas diárias da empresa.
Monitorar o fluxo de caixa deve estar entre suas atividades prioritárias. Para isso, determine um período para conferir toda a movimentação. Pode ser diariamente, ao fim do dia, ao fim de cada semana, a cada quinze dias, enfim.
A frequência pode ser estabelecida a seu critério, mas não deixe de fazer esse controle.
As chances de recuperar dívidas aumentam
A gestão de cobrança é uma ótima estratégia para tentar recuperar crédito. Por meio dela, você acessa todas as informações referentes às dívidas do cliente e identifica qual a melhor abordagem de cobrança e quais as condições de pagamento mais adequadas para cada caso.
Com a abordagem correta, as chances de negociar os valores e receber o pagamento das dívidas aumentam e muito.
Mantém o relacionamento com o cliente
Contar com um departamento específico ou um gestor de cobrança também faz toda diferença no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.
Tendo experiência na área e acesso aos dados do devedor, o profissional consegue se preparar para fazer uma cobrança amigável e consistente, visando sempre encontrar uma solução para cada situação, sem causar nenhum desconforto com o consumidor.
Como fazer uma gestão de cobrança que funciona de verdade
Se o seu departamento de cobrança é novo ou se você quer melhorar os processos, uma forma interessante de começar é classificar os perfis de clientes da sua carteira. Por exemplo: clientes tradicionais; clientes novos; clientes com os quais você já tem um histórico de relacionamento; segmentá-los de acordo com o comportamento; capacidade de pagamento, entre outros.
Quando feita essas categorizações, fica mais fácil visualizar e definir prazos e abordagens de cobrança condizentes com o perfil de cada um.
Em situações em que é preciso negativar o devedor, você pode determinar o prazo de negativaçãode acordo com o tempo de relacionamento com o cliente.
Por fim, é imprescindível manter sua gestão de cobrança em conformidade com a suapolítica de crédito. Assim, é possível tomar melhores decisões e aumentar as possibilidades de recuperação de crédito.
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