Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como interpretar o score e conceder crédito com segurança!

Liberar e definir um limite de crédito condizente com a capacidade de pagamento de determinado consumidor são ações que requerem uma análise cuidadosa. Para isso, é muito comum a utilização do score. Mas você sabe, de fato, como interpretar o score?

Como acontece em sua empresa? Quais fatores e pontuação você tem considerado para conceder crédito? Como você avalia o risco dos seus clientes através dessa ferramenta?

É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Reunimos pontos importantes para que você possa entender melhor a finalidade do score, como as pontuações costumam ser definidas e principalmente como usá-lo a favor do seu negócio para diminuir a inadimplência.  

Continue a leitura para conferir! 

Como interpretar o score: entenda sua finalidade

O score é uma ferramenta de análise que pode ser entendida como uma espécie de currículo financeiro, o qual irá mostrar o histórico financeiro de seus clientes e o risco que eles podem oferecer.

Isso porque ele verifica os dados cadastrais, a pontualidade de pagamento, os hábitos de compras, se há dívidas ativas, em atraso, se em algum momento a pessoa já esteve com o nome sujo, as empresas com as quais ela se relaciona, as contas pagas em dia, entre outros.

Esse histórico é formado a partir de um compilado de informações que são reunidas em uma base de dados. 

Trata-se, portanto, de uma análise de risco, que conta com uma pontuação de 0 a 1000 para indicar quais as chances de tal consumidor não honrar com suas obrigações financeiras nos próximos meses, determinando-o com um perfil de bom ou mau pagador. 

Compreendendo a pontuação do score de maneira simples

Para entender o risco de conceder crédito a alguma pessoa física ou jurídica, é muito comum nos deparamos com a categorização abaixo:

  • De 0 a 300: quando o score do consumidor não ultrapassa os 300 pontos, é recomendado ficar atento. Uma pontuação muito baixa normalmente considera o perfil consultado de alto risco. 
  • De 300 a 700: aqui o risco de inadimplência fica em um nível mediano. Vale fazer uma análise de crédito mais apurada para descobrir o que tem impedido o aumento dessa pontuação. 
  • De 700 a 1000: quando o cliente apresenta um score acima de 700 pontos, seu risco de inadimplência é tido como baixo. Esse é o grupo que costuma gerar melhores negócios.

Embora esse seja o caminho seguido pela maioria das empresas, não existe uma regra. Além disso, não podemos nos esquecer de que o Cadastro Positivo influencia a pontuação e deve ser levado em conta, afinal, ele permite uma visão mais completa sobre o comportamento financeiro de um cliente. 

Vale lembrar também que o score pode variar. Quer dizer que é possível que em uma consulta na empresa x ele esteja acima de 700 e na consulta da empresa y, a pontuação esteja mais baixa.

Essa variação se dá pela quantidade de informações avaliadas em cada empresa. Algumas são mais criteriosas do que outras.

É por isso que é preciso ter atenção. Outra situação habitual são clientes que possuem alto potencial de compra e apresentam um risco alto, com um score baixo, ou o contrário. 

3 principais fatores avaliados para calcular o Score

Apesar dos pontos, a decisão de liberar crédito é inteiramente do credor. Dessa forma, são analisados de modo particular os seguintes fatores:

Dados pessoais e/ou cadastrais

Essas informações geralmente envolvem CPF, RG, endereço, documentações comprobatórias, balanço, dados da receita federal, etc.

Dados de mercado

Os dados de mercado vão mostrar com quais empresas o seu cliente mais se relaciona, como ele paga suas contas e afins.

Informações negativas e positivas

Qualquer registro de dívida em atraso ou não paga, protesto ou negativação, cheques sem fundo, vão interferir na pontuação final. 

Todo tipo de irregularidade tende a causar desconfiança por parte das empresas. Contudo, as informações positivas do consumidor também possuem um peso e precisam ser avaliadas. Dessa forma, cabe observar atenciosamente cada dado apresentado no documento que você consultar.

Agora que você já sabe como interpretar o score, está pronto para fazer uma análise mais precisa sobre as pessoas que compram em seu negócio? 

Para reforçar essas avaliações, conte com o auxílio das consultas de crédito. Além do score, você tem acesso a muitos outros dados essenciais que te ajudarão a decidir o melhor limite de crédito a ser concedido para cada cliente. 

E se quiser conferir outras postagens como essa, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais, toda semana temos uma publicação diferente para você. Até a próxima!

Posts relacionados

Clientes inativos: criando oportunidades de recuperá-los

É comum que as empresas foquem os seus esforços de vendas na captação de novos clientes. Com isso, os clientes inativos acabam sendo esquecidos sem uma tentativa de recuperação dessa parte da carteira. Ainda há certa mentalidade que aponta que é mais fácil esquecer desses clientes e começar a captar novos. No entanto, recuperar os […]

Destaques

4 min