Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Conheça o Pix de pagamento e suas funcionalidades!

Nós sabemos que a rotina de um empreendedor não é fácil. Quem dera o dia tivesse mais de 24 horas, para que tudo pudesse ser resolvido com mais calma, não é? Como não tem, estamos sempre buscando formas de otimizar nosso tempo. Por falar nisso, você já conhece o Pix de pagamento

O Pix, de maneira geral, é um meio de pagamento instantâneo, que promete melhorar o nosso dia a dia e, especialmente, economizar nosso precioso tempo, pois conta com um sistema rápido e eficiente.

Quer saber mais sobre essa novidade? É só continuar a leitura que a gente te conta tudo sobre essa ferramenta que pode revolucionar o mercado. 

Afinal, como surgiu e o que é o Pix de pagamentos?

No dia 19 de fevereiro, o Banco Central do Brasil (BACEN) anunciou e programou o lançamento do chamado Pix de pagamento para novembro de 2020. O novo sistema chegará com o intuito de facilitar, agilizar e tornar as operações bancárias mais baratas.

Pagamentos e depósitos que, hoje, podem levar em média 3 dias úteis para cair em conta, por exemplo, acontecerão imediatamente. Mas não é só isso. Mesmo com poucos detalhes revelados até o momento, já dá para sentir e ter noção do que nos aguarda. 

O sistema possibilitará transações 24 horas e ainda aos finais de semana e feriados. Além disso, as operações levarão 10 segundos para serem concluídas, podendo ser feitas virtualmente, em estabelecimentos físicos, para pagamentos de contas variadas, recolhimento de imposto de renda, taxas – e muito mais –  sem um limite de valor. 

Toda essa prontidão e eficiência se dará com base na Rede de Sistema Financeiro Nacional (RSFN), por isso, seus dados ficarão extremamente assegurados e privados. 

Para quem será disponibilizado o Pix de pagamento e como funcionará? 

Se você se interessou pelo que viu até agora, vai gostar ainda mais quando souber que o Pix será disponibilizado para bancos, órgãos financeiros e fintechs. Como também será integrado a aplicativos, basta que o pagador e o recebedor da dívida tenham uma conta em alguma das instituições cadastradas.

Antes de falarmos sobre o funcionamento, vale pensarmos nos modelos de operações que mais utilizamos hoje em dia: 

  • Transferência eletrônica disponível, o famoso TED: o dinheiro cai no mesmo dia, após algumas horas do repasse. Não há valor mínimo.
  • Documento de Ordem de Crédito (DOC): o dinheiro costuma cair no dia seguinte, mas, dependendo do horário em que o depósito for feito, pode levar mais de um dia útil. Além disso, há um limite de valor.

Ambas as operações funcionam apenas em dias úteis. Quando realizada uma transferência no final de semana, ela se completa somente no próximo dia útil. E o Pix? O que podemos esperar de sua funcionalidade?

Como dissemos, o sistema não terá interrupções, nem mínimo e máximo de valores. E mais:

  • O usuário decidirá se quer fazer suas transações de forma mais tradicional, com o uso de CPF ou CNPJ, número de celular, e-mail, etc.
  • Caso prefira, haverá também dois tipos de QR Codes. O primeiro, trata-se do QR Code Estático, indicado para transações entre duas pessoas, permitindo que seja delimitado um valor para o pagador.  O segundo, QR Code Dinâmico, recomendado para o pagamento de compras, apresentará diferentes informações a cada operação.

Embora não se tenha muitos outros detalhes acerca dessa função, sabe-se que ela poderá ser usada por qualquer smartphone. 

Principais vantagens do Pix de pagamento 

Confira as principais vantagens que esse recurso irá proporcionar:

Velocidade

Esse, com certeza, é o ponto que mais chama atenção. Afinal, não é todo dia que conseguimos realizar uma operação bancária em 10 segundos, não é verdade? 

Disponibilidade

De segunda a domingo, em qualquer horário, o sistema estará ativo, para que transferências de qualquer valor sejam efetuadas. 

Segurança 

O Pix de pagamento, como já mencionamos, contará com tecnologia de proteção atual e terá como base a RSFN, assegurando todos os dados de quem o utilizar.

Experiência

A ideia é criar um sistema que propicie uma experiência de uso intuitiva e acessível para quem o estiver operando. 

Variedade de uso

A ferramenta poderá ser utilizada entre pessoas, pessoas e estabelecimentos comerciais, entre empresas e para pagamento de taxas governamentais. 

Como o Pix de pagamento será liberado?

Importante enfatizarmos que, apesar do Pix estar liberado para bancos e demais instituições financeiras e fintechs, não são todos que conseguirão oferecê-lo. Somente aqueles que tiverem mais de 500 mil contas terão até o mês de novembro para receber o sistema e colocá-lo em vigor. 

E então, o que achou deste conteúdo? Para acompanhar mais novidades como essa e outros temas relacionados ao universo das finanças, acompanhe nosso blog! 

Aproveite e nos deixe um comentário com suas dúvidas e considerações. Será um prazer te responder!

Posts relacionados