Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Empresa negativada: entenda as consequências para o seu negócio

Mesmo que as contas estejam no vermelho, deixar a empresa negativada pode causar mais transtornos do que o sacrifício de pagar as dívidas. Com o nome sujo, o empreendedor passa a sofrer uma série de limitações. São impedimentos que impactam diretamente nos resultados do negócio e não somente na credibilidade que ele perde no mercado.

Mesmo que o cenário seja o mais negativo possível, é preciso buscar alternativas para limpar o CNPJ da empresa. Muitos empresários não sabem ou esquecem que isso pode incluí-la nos bancos de dados de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.

Sendo assim, neste post você vai conferir as consequências que ter o CNPJ negativado pode acarretar!

Empresa negativada: entenda os riscos

Inclusão no cadastro de inadimplentes

O primeiro ponto relacionado a negativação de uma empresa é a inclusão do CNPJ no cadastro de inadimplentes.

Antes de ser incluída nessa base de dados, é enviada uma notificação com um prazo para o pagamento.

Caso o pagamento não seja feito dentro de 3 a 5 dias úteis, a empresa tem seu nome inscrito em um órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian. Uma vez no sistema, a reputação do negócio é afetada no mercado.

É Importante lembrar também que, o envolvimento de um dos sócios no banco de dados de inadimplentes, impacta a credibilidade da companhia, dificultando as negociações. Mesmo que apenas um dos sócios tenha restrição no documento, todos acabam sofrendo as implicações.

Restrições ao crédito

Uma das principais implicações de ter o documento negativado é, sem dúvida, a restrição ao crédito. A empresa começa a ter dificuldade para fazer compras a prazo e para obter empréstimos de bancos e instituições financeiras.

Com baixa reputação, o empreendedor encontra obstáculos para fechar novos negócios, ganhar preços e prazos. Isso porque, ao realizar uma negociação, é muito comum que o credor consulte o CNPJ do seu cliente para ver se há qualquer tipo de restrição no documento.

Pagamentos de juros

Ao adiar o pagamento, os juros vão se acumulando e a dívida vai crescendo. As principais cobranças são de juros de mora — proporcionais ao período de atraso — e a multa, cobrada pela quebra do compromisso assumido.

Além disso, podem existir cláusulas penais que representem sanções específicas, como o pagamento de uma indenização, em caso de atraso.

Ações judiciais

Mesmo que o CNPJ seja retirado dos bancos de dados de inadimplentes, os credores ainda podem mover ações judiciais de cobrança contra a empresa. Essa cobrança pode ser feita enquanto a dívida existir, independentemente do documento da organização estar ou não cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito.

Se o débito for alto e os credores moverem ações judiciais, o dono do negócio pode ter as contas pessoais bloqueadas para quitar os débitos pendentes.

Como você acompanhou, há uma série de riscos e complicações em deixar a empresa negativada. Então, mesmo nos momentos de dificuldades financeiras, é preciso procurar soluções para quitar todos os débitos.

O que fazer para resolver a situação?

Antes de mais nada, devemos ressaltar que essa não é uma situação irreversível. Pelo contrário. Com o auxílio jurídico, é possível limpar o CNPJ da organização.

O primeiro passo é realizar uma análise da natureza das dívidas e dos valores. Em seguida, é preciso avaliar se a negativação foi feita dentro da legalidade. Com base no Código de Defesa do Consumidor e em outras leis, os advogados avaliam a possibilidade e a viabilidade de ingressar com uma ação judicial de exclusão de negativação.

Por último, deve-se fazer a renegociação da dívida pendente para que o documento seja anulado do registro de inadimplentes. Depois disso, o CNPJ tem até 5 dias úteis para ser retirado da base de dados.

E então, esse conteúdo foi útil? Compartilhe-o nas redes sociais para ajudar mais pessoas a entenderem a importância de quitar seus compromissos financeiros e manter as dívidas em dia!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados