Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O que é negativação de devedores: entenda

Você sabe o que é negativação de devedores? Neste post, vamos explicar tudo sobre o assunto!

Ter clientes que cumpram suas responsabilidades financeiras e paguem todas as contas em dia é o sonho de qualquer empresa, não é mesmo? Entretanto, a realidade é um pouco diferente.

Segundo dados da Serasa Experian, em julho de 2022, a inadimplência atingiu o marco de 63,27 milhões – o que faz com que as empresas precisem saber lidar muito bem com esse problema.

Uma solução para esse tipo de situação é a negativação de devedores, a qual falaremos a seguir. Confira!

O que é negativação de devedores: como funciona?

A negativação é uma ferramenta de cobrança essencial para o recebimento de dívidas. Isso porque, quando um devedor é negativado, ele tem seu nome incluído em algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian.

Mas o que isso quer dizer? Ao ser inscrito no cadastro de inadimplentes, o nome do consumidor fica visível para empresas e instituições financeiras que o consultarem, dificultando seu acesso ao crédito. Ou seja, como consequência, ele poderá não conseguir crédito por estar com o nome sujo.

É importante frisarmos que a negativação é um processo legal, respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que permite a inclusão de dívidas vencidas e não pagas de até 5 anos, através do CPF ou CNPJ.

Para quem é indicada?

Exclusivamente a pessoas jurídicas que possuam CNAE aprovado pela Serasa Experian, que tenham uma carteira de clientes inadimplentes e necessitem de uma ferramenta que aumente as chances de recuperação de crédito.

Qual o impacto da negativação?

A negativação de devedores traz muitas restrições ao nome do cliente, como:

  • Diminui (e muito) a chance de obter crédito em outra empresa com acesso àquele banco de dados
  • Ele provavelmente terá linhas de crédito e financiamento recusados
  • Pode não conseguir assinar um contrato de aluguel e nem mesmo fechar um seguro.

Diante de tantas consequências negativas, os clientes inadimplentes são os maiores interessados em “limpar” seus nomes com a maior agilidade possível. Com certeza, eles farão tudo que for viável para quitar a dívida com a sua empresa e, assim, se livrarem de tantos problemas.

Aproveite as vantagens da ferramenta!

Você percebeu como a negativação de devedores pode ser uma ótima solução para o seu negócio? Certamente, a saúde financeira da sua empresa só tem a melhorar com essa estratégia!

Quer saber mais detalhes e tudo o que tem por trás dessa ferramenta? Acesse o site da SCC Check!

E você, já usa alguma base de dados em sua empresa ou está pensando em começar a utilizar? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados