Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O que é negativação de devedores: entenda

Você sabe o que é negativação de devedores? Neste post, vamos explicar tudo sobre o assunto!

Ter clientes que cumprem com suas responsabilidades financeiras e pagam todas as contas em dia é o sonho de qualquer empresa, não é mesmo? Entretanto, a realidade nem sempre é essa.

Uma solução para esse tipo de situação é a negativação de devedores, a qual vamos falar a seguir. Confira!

O que é negativação de devedores: como funciona?

A negativação é uma ferramenta de cobrança essencial para o recebimento de dívidas. Isso porque, quando um devedor é negativado, ele tem seu nome inserido em algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian.

Mas o que isso quer dizer? Ao ser inscrito no cadastro de inadimplentes, o nome do consumidor fica visível para empresas e instituições financeiras que o consultarem, dificultando seu acesso ao crédito. Ou seja, como consequência, ele poderá ter dificuldades de conseguir crédito por estar com o nome sujo.

É importante frisarmos que a negativação é um processo legal, respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que permite a inclusão de dívidas vencidas e não pagas de até 5 anos, através do CPF ou CNPJ.

Qual o impacto da negativação?

A negativação traz algumas restrições ao nome do devedor, como:

  • Diminui (e muito) a chance de obter crédito com outra empresa
  • Ele provavelmente terá linhas de crédito e financiamento recusados
  • Pode não conseguir assinar um contrato de aluguel e nem mesmo fechar um seguro, por exemplo.

E é aí que está o “x” da questão. Diante de tantos efeitos negativos, os clientes inadimplentes são os maiores interessados em “limpar” seus nomes. Provavelmente eles farão tudo que puderem para quitar a dívida o quanto antes e, assim, se livrarem de problemas.

Aproveite as vantagens da ferramenta!

Você viu como a negativação pode ser uma ótima solução para o seu negócio? Com certeza a saúde financeira da sua empresa só tem a melhorar com essa estratégia!

Quer saber mais detalhes sobre essa ferramenta? Acesse o site da SCC Check!

E você, já usa alguma base de dados em sua empresa ou está pensando em começar a utilizar? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados

Clientes inativos: criando oportunidades de recuperá-los

É comum que as empresas foquem os seus esforços de vendas na captação de novos clientes. Com isso, os clientes inativos acabam sendo esquecidos sem uma tentativa de recuperação dessa parte da carteira. Ainda há certa mentalidade que aponta que é mais fácil esquecer desses clientes e começar a captar novos. No entanto, recuperar os […]

Destaques

4 min