Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O que é ação judicial de cobrança e como ela funciona

Você sabe o que é ação judicial de cobrança? Apesar do nome já indicar que há envolvimento da justiça, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ela funciona e em quais circunstâncias é utilizada. 

Por isso, preparamos este conteúdo para falar exclusivamente sobre a cobrança judicial de dívida, como também é chamada. Para conferir, é só seguir a leitura até o final. 

O que é ação judicial de cobrança: entenda como funciona o processo!

De modo bem simples, na cobrança judicial o credor aciona o poder judiciário para receber pela dívida de um devedor. Isso acontece quando ambas as partes — credor e devedor — não conseguem chegar a uma negociação mais branda e amigável. 

Assim, a pessoa que está devendo recebe um mandado para comparecer a um julgamento, e fica em decisão do juiz o prazo para o pagamento da dívida. Vale lembrar que o devedor também corre o risco de ter alguns de seus bens indicados como pagamento. 

Para verificar se o seu cliente possui algum registro de ação judicial, você pode fazer uma consulta de crédito e analisar as pendências financeiras. Através do número do CPF, é possível ter acesso a essas informações e avaliá-las de maneira mais detalhada.

Qual a diferença entre cobrança judicial e extrajudicial 

Ação de cobrança judicial e extrajudicial são diferentes. Como dissemos, na ação judicial há intermédio do poder judiciário, que define um prazo para o consumidor quitar a dívida ou para indicação de bens. É importante deixar claro que essa é uma alternativa utilizada quando não ocorre uma negociação.

Por essa razão, a opção extrajudicial é sempre a primeira e melhor recomendação. Aqui, o cobrador e o devedor têm a oportunidade de negociar o valor e forma de pagamento de maneira mais livre, sem interferência judiciária.

Além disso, o credor pode usar diferentes tipos de cobrança para se comunicar melhor com o cliente, preservar o relacionamento e aumentar as chances de recebimento. 

Vantagens da cobrança extrajudicial 

Nós sabemos que ter controle sobre a inadimplência é um fator essencial para qualquer negócio. No entanto, antes de partir para uma decisão mais rígida, vale a pena tentar uma cobrança amigável. 

Dentre as principais vantagens da cobrança extrajudicial, podemos listar: 

  • Menor desgaste no relacionamento com o cliente
  • Mais possibilidades para negociar 
  • Economia com despesas judiciais 
  • Preservar a imagem da sua empresa 
  • Maior oportunidade para recuperar a dívida 

Você acabou de conferir o que é uma ação judicial de cobrança e como ela funciona. Esperamos que este conteúdo seja útil!

Se tiver alguma dúvida, basta nos deixar um comentário abaixo. E se quiser ler outras postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais! Até a próxima! 

Posts relacionados

Como negativar um cliente na Serasa?

A Serasa Experian é uma instituição privada que reúne informações sobre consumidores e empresas que devem no mercado. É o maior banco de dados da América Latina. Quando um cliente deixa de pagar uma dívida, o banco ou loja pode enviar essa informação para a Serasa de que ele está inadimplente. E essa informação fica disponível para […]

Negativação e Cobrança

3 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio