Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Empréstimo empresarial: saiba como funciona! 

Uma das opções buscadas por quem tem um negócio próprio e pretende expandi-lo é o empréstimo empresarial. No entanto, muitos empreendedores demonstram dúvidas em relação às vantagens e desvantagens desse tipo de crédito. 

Por isso, hoje vamos explicar como eles funciona, os tipos de empréstimos que existem no mercado financeiro e os pontos positivos e negativos. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto! 

O que é empréstimo empresarial e como funciona 

Como o próprio nome sugere, esse modelo de crédito é destinado às empresas. Assim como o empréstimo pessoal é indicado para pessoas físicas. 

Normalmente, o empréstimo empresarial é solicitado para pagar algum investimento, como equipamentos novos e maquinário, ou para cobrir as contas do negócio quando não há verba suficiente em caixa. 

Contudo, muitas vezes, as organizações acabam por contratar uma linha de crédito para fins secundários, ou seja, para situações que não são emergenciais. E é aí que parte delas se enrolam para quitá-lo.. 

Quando contratar um empréstimo para minha empresa

A pergunta que fica é: vale a pena ou não? 

Antes de tomar uma decisão, não podemos esquecer que qualquer empréstimo apresenta juros. É por isso que a recomendação é contratar apenas quando for realmente necessário. 

Então, se a sua empresa estiver precisando de recurso imediato, é válido recorrer a essa opção. Porém, é importante saber quais as modalidades disponíveis para escolher a que seja mais vantajosa para você. 

Conheça algumas das opções de empréstimos 

Financiamento 

O financiamento é um tipo de crédito concedido para uma finalidade específica, como a compra de um imóvel, equipamentos, veículo, entre outras. 

As condições de pagamento variam conforme a instituição financeira, mas as taxas de juros, em geral, ficam de 2% a 7%. 

Crédito para capital de giro

Esse modelo de negociação é solicitado para a reposição de estoques, pagamento de salários, fornecedores, aluguel e demais despesas fixas para manter o funcionamento do negócio. 

Além disso, é indicado para demandas de curto prazo. Aqui as taxas de juros são pré-fixadas e os financiamentos não possuem carência. 

Antecipação de recebíveis 

Toda empresa tem contas a pagar e a receber. Nesse caso, a antecipação é feita quando a empresa não tem capital de giro. Assim, é solicitado ao banco os valores que seriam recebidos posteriormente. Por isso o nome “recebíveis”. 

O processo pode ser feito das seguintes formas: 

  • Descontos de promissórias e duplicatas
  • Desconto de cheques
  • Faturas de cartões de crédito

Em todos os casos, os títulos são repassados ao banco, que empresta os valores que a empresa necessita. 

Conta garantida 

Nessa alternativa, o valor é concedido automaticamente, sendo relacionado a uma conta corrente. A garantia pode ser dada por meio de duplicatas, notas promissórias ou cheques pré-datados. Entretanto, as taxas de juros são maiores se comparadas com outras categorias de empréstimo. 

Vantagens de contratar um empréstimo empresarial 

Entre as vantagens de solicitar uma linha de crédito, estão:

  • Dedução das despesas com o Imposto de Renda 
  • A taxa de retorno poder maior do que o esperado 
  • Se o negócio caminhar bem, para opções com juros fixo, você terá de pagar somente o valor contratado como juros ao credor. 

Desvantagens do empréstimo para empresa 

  • Aumenta o risco de não conseguir quitar a conta 
  • A falta de organização financeira pode resultar em uma bola de neve de dívidas, em decorrência dos juros que vão acumulando 
  • Se as parcelas não forem pagas nas datas programadas, os juros aumentam cada vez mais. 

Como percebemos, existem prós e contras no processo. A orientação, portanto, é avaliar sua real necessidade e buscar as melhores ofertas e taxas de juros com os bancos. 

Você acabou de ler como funciona um empréstimo empresarial e algumas das alternativas disponíveis. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Para acompanhar outras postagens como essa, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima! 

Tem alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados