Depois de um ano atípico por conta da pandemia do Coronavírus, as expectativas do varejo para o fim do ano aumentaram em 2021.
Segundo pesquisa realizada em setembro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no mercado varejista devem registrar cerca de 4,9% de aumento neste ano.
No entanto, alguns desafios ainda podem dificultar a recuperação do setor, como a alta da inflação. Para saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura!
O que esperar daqui para frente
Conforme a vacinação contra a Covid-19 foi avançando e as medidas restritivas foram ficando mais flexíveis, o mercado viu reacender uma luz. Com a volta da circulação das pessoas nas ruas, as vendas passaram a crescer gradativamente e as expectativas também aumentaram.
Entretanto, apesar da boa previsão, o aumento do valor dos produtos é um fator que preocupa e pode dificultar a recuperação do comércio.
De acordo com o presidente da CNC, é essencial tentar manter o equilíbrio diante dos preços elevados, pois isso afeta não só o progresso do setor, como o orçamento dos brasileiros.

Entendendo o cenário e a recuperação gradativa do comércio
Para se ter ideia do impacto da crise, um levantamento feito mostra que abril do ano passado foi o pior mês para o mercado, com uma diminuição de 58% no consumo se comparado com períodos anteriores à pandemia.
Já em maio de 2020, houve um crescimento gradual nas vendas que seguiu durante o segundo semestre, acompanhando a flexibilidade no isolamento social.
Contudo, no início de 2021, as medidas restritivas foram retomadas e ficaram um pouco mais rigorosas, fazendo com que, novamente, as vendas caíssem.
Foi a partir deste segundo semestre que os números cresceram de novo. Com a evolução da imunização e a liberação e abertura do comércio, mais pessoas foram às ruas. Só em julho deste ano, a circulação de consumidores ficou quase 10% a mais do que no mês anterior. Mas ainda continua menor do que antes da chegada do Coronavírus.
Embora o cenário seja de altos e baixos, as expectativas do varejo para o fim de ano são que as vendas aqueçam o mercado e tragam estimativas ainda melhores para 2022.

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