Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Limite de crédito pré-aprovado: o que é? Quais cuidados tomar?

Conseguir um limite de crédito pré-aprovado pode ser uma boa notícia dependendo do momento financeiro que a empresa estiver passando. No entanto, é preciso entender o que é, como funciona e os cuidados que se deve ter com esse tipo de empréstimo. 

Pensando sempre em ajudar as empresas brasileiras a terem mais saúde financeira, preparamos este conteúdo para explicar tudo sobre o limite pré-aprovado. Continue a leitura para conferir tudo! 

O que é limite de crédito pré-aprovado: entenda! 

Em primeiro lugar, é necessário entender o que é crédito pré-aprovado. 

De forma bem simples, o termo é usado para descrever uma oferta de crédito que os bancos e instituições financeiras aceitam emprestar. A vantagem é que a solicitação não é tão burocrática (nem tão demorada) quanto quando queremos aumentar o limite do cartão de crédito, por exemplo. Além disso, o valor disponibilizado pode ser usado a qualquer hora. 

No entanto, antes da aprovação, essas instituições fazem uma análise do perfil do cliente. Nessa avaliação, são verificados dados como comportamento financeiro, histórico de crédito, capacidade de pagamento, entre outras informações que são determinantes para classificar o risco de inadimplência de tal consumidor. 

Esse limite normalmente pode ser visualizado por meio do e-mail cadastrado no momento em que a conta foi criada ou pelo aplicativo do banco utilizado, e a instituição precisa informar ao cliente as taxas de juros, os prazos de pagamentos e demais condições de uso para evitar surpresas posteriormente. 

Outro ponto importante a ser enfatizado é que, para utilizar o crédito, o usuário precisa aceitar a oferta e os termos impostos pelo banco. Lembre-se também que não é porque há um limite pré-aprovado que você tem obrigação de usá-lo.

Alguns cuidados que você deve ter com o crédito pré-aprovado 

Se bem utilizado, o crédito pré-aprovado pode ser muito vantajoso para a empresa. Porém, é essencial ficar atento a alguns pontos para não afetar a gestão financeira do negócio. Dá uma olhada:

1. Analise as condições do crédito

Da mesma forma como no crédito pré-aprovado pessoal, é fundamental analisar cuidadosamente as condições oferecidas pelo credor. Verifique a taxa de juros, o prazo de pagamento e as tarifas cobradas para não se enrolar depois. 

2. Avalie a necessidade de usar o crédito  

Antes de aceitar o limite, avalie se você realmente precisa desse crédito para sua empresa e como ele será usado: para investimentos? Para impulsionar o crescimento do negócio? Para levar melhorias operacionais? Para a compra de novos materiais? 

Evite usar o crédito com gastos supérfluos e que não estejam voltados para o desenvolvimento da empresa. 

3. Veja se você terá capacidade de arcar com os custos do empréstimo

Esse ponto é imprescindível! Faça uma projeção do fluxo de caixa e verifique se os pagamentos mensais não comprometerão a estabilidade financeira do seu negócio. Certifique-se de que você terá condições de pagar pelo compromisso assumido. 

4. Entenda as consequências do endividamento

Examine com muita cautela como o crédito pode afetar o balanço patrimonial, a capacidade de investimento e a margem de lucro da empresa. Considere o impacto a longo prazo e tente não acumular dívidas. 

5. Planeje-se financeiramente

Não somente para o valor pré-aprovado, o planejamento financeiro é crucial antes de qualquer tipo de empréstimo.  

Registre suas movimentações, acompanhe o fluxo de caixa e monitore os pagamentos e despesas. Ter esse controle financeiro te ajudará a usar o crédito de maneira mais consciente. 

Ao adotar esses 5 cuidados, você estará protegendo a saúde financeira da sua empresa. Esperamos que esse conteúdo te ajude a tomar decisões mais assertivas. 

Para ler outros materiais como esse, continue acompanhando nosso blog e siga nossas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados