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A força do crediário como alternativa ao cartão de crédito

A procura dos clientes por formas de pagamento com menores juros em comparação ao cartão de crédito, sem perder o prazo estendido para quitação, tem feito as empresas a voltarem com o tão conhecido crediário. Porém, muitos empreendedores relutam e não percebem a oportunidade que estão perdendo em abrir um crediário em sua empresa. Céticos, não acreditam nas inovações do crediário, achando que crediário é coisa do passado, e tendem a defender que o melhor modelo é o modelo que eles têm. Agindo assim, eles abrem um espaço GIGANTESCO para que os empreendedores com perfil Inovador e Visionário cresçam no seu mercado. Afinal, o crediário não é mais como antigamente. Hoje, a tecnologia está a favor do empresário e do cliente, dando mais facilidade e agilidade à esse processo.

No conteúdo de hoje, queremos falar sobre o Crediário como alternativa ao cartão de crédito. Acompanhe.

O Crescimento do Crediário


O gerente da Casas Bahia no Shopping RioMar em Fortaleza, Edkelson Bernardino, explica que a procura pela modalidade cresceu pelo menos 30% nos últimos dois meses e hoje é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos clientes, fazendo frente ao cartão de crédito. “É uma facilidade que oferecemos aos clientes em comprar parcelado. Por ser um crediário nosso, existe maior facilidade na negociação e um índice muito bom de clientes que o tem como primeira opção de pagamento”, revela Bernardino.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Multicrédito, plataforma de inteligência de crédito, revela que entre 2017 e 2018 houve crescimento de 54% nos valores médios de compra por meio de crediário. De acordo com os números, setores como turismo tiveram crescimento de 80% no pagamento por crediários, entre 2016 e 2018. No mesmo período, compras em lojas de calçados e acessórios tiveram alta de 51%. O vice-presidente da Multicrédito, Flávio Peralta, lista três vantagens do uso do crediário. São elas:

1. Prazos maiores para parcelamento

Quando financia suas compras com cartão de crédito ou usa cheques pré-datados, o consumidor dificilmente consegue parcelar o pagamento em mais de 12 vezes. Em comparação, o financiamento no crediário em muitas empresas chega até 48 parcelas, o que o torna uma opção muito mais atrativa para quem deseja parcelar compras de maior valor.

É claro que a definição do número máximo de parcelas vai depender do valor da compra, o tempo que a empresa pode ficar com o caixa descoberto e, principalmente, do perfil de risco do cliente.

Portanto, para poder oferecer prazos maiores no crediário de forma segura é preciso antes estabelecer uma política de crédito na loja e se manter fiel a ela.

2. Taxas de juros menores

Se você parar para fazer as contas, perceberá que uma das principais vantagens do crediário para o consumidor são os juros reduzidos.

De maneira geral, as taxas que incidem sobre o pagamento de um carnê em atraso são bem inferiores do que as cobradas pelos cartões de crédito, por exemplo. Enquanto as operadoras de cartão cobram em média 235% de juros ao ano e o cheque especial chega a 160%, o crediário consegue se sustentar com uma taxa anual em torno dos 73%.

A loja que conseguir deixar isso bem claro para o cliente, além de estimular a compra no crediário, estará agregando uma importante vantagem competitiva!

3. Aumento nas vendas

Principalmente em períodos de retração no consumo, quando o dinheiro deixa de circular no mercado, o crediário é uma excelente maneira de manter as vendas aquecidas!

Isso por que a possibilidade de negociar a forma de parcelamento das compras pode fazer o cliente comprar mais com parcelas que cabem no seu orçamento.

Afinal, ao conceder maior poder de compra ao consumidor consequentemente sua loja passará a registrar um maior volume de vendas.

Parece uma conta simples, mas é preciso ter cuidado para não exagerar na dose e vender além do que os clientes podem pagar!

Para ter um crediário bem sucedido é indispensável investir em uma boa ferramenta de análise de crédito. Com isso você se protege da inadimplência e consegue identificar os clientes que mais trazem lucro para a sua loja.

Agindo dessa forma você não vai apenas vender mais, vai vender melhor!

Importante ressaltar também que, adotar esta modalidade de pagamento pode ser uma ótima maneira de fidelizar seus clientes. O crediário também pode fornecer dados importantes para aprimorar suas ações de fidelização.

Utilizando um bom sistema de gestão, você pode monitorar o comportamento de compra dos seus clientes e promover campanhas específicas para atraí-los de volta à loja.

Assim, se alguém não faz compras há algum tempo no seu crediário, você pode enviar um e-mail ou uma mensagem via WhatsApp oferecendo alguma vantagem para que ele volte a comprar.

Com base nas informações obtidas no histórico de compras e no cadastro, você pode enviar ofertas personalizadas com produtos que atendam às preferências pessoais de cada cliente.

Além disso, quanto mais pontualidade no pagamento o consumidor tiver no seu crediário, mais pontos ele pode ganhar em um programa de fidelidade. Com o acúmulo dos pontos, a loja pode conceder descontos, limites maiores ou prazos mais estendidos. E ainda, trabalhando com um crediário próprio, o cliente vai até a empresa para pagar a dívida, sendo essa uma grande oportunidade para ele comprar mais de seus produtos.

Viu só como vender no crediário pode ser muito vantajoso para sua loja?

Para continuar aprendendo cada vez mais, confira outros conteúdos em nosso blog e não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

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3 respostas para “A força do crediário como alternativa ao cartão de crédito”

  1. Editor Blog DBC disse:

    Parabéns pelo conteúdo, com certeza está ajudando muitos brasileiros. Com + de 60 milhões de negativados, o Brasil precisa aprender mais sobre educação financeira.

  2. Bélit Araújo disse:

    Gostei do que vi aqui 🙂 Valeu
    pelo artigo 🙂