Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O impacto da gestão de risco de crédito no faturamento de uma empresa

Você sabia que a gestão de risco de crédito impacta diretamente o faturamento de uma empresa e o índice de clientes inadimplentes?

Para se ter ideia, segundo dados da Serasa Experian, já em março de 2019 o país atingiu a marca de 63 milhões de pessoas endividadas, ou seja, 40,3% da população adulta brasileira. O recorde nacional. Diante desse cenário, certamente o seu negócio não é o único que tem sentido dificuldades em receber pagamentos atrasados. 

E é justamente por isso que hoje vamos falar sobre a gestão de risco de crédito e sua importância para combater a inadimplência! 

Entenda como funciona a gestão de risco de crédito

A inadimplência dos clientes gera o chamado risco de crédito, presente em basicamente todas as transações financeiras. Desse modo, gerenciar a situação é a maneira mais eficiente de reduzir os riscos, bem como de assegurar que a sua empresa não sofra com os prejuízos. Esse processo, porém, requer uma boa análise de crédito. Para isso, é necessário: 

  • investir na capacitação dos funcionários para que eles consigam identificar os riscos envolvidos nas transações 
  • tomar decisões com equilíbrio 
  • trabalhar com uma cultura de crédito sólida e coerente com características do mercado e da sua empresa
  • ter uma comunicação transparente entre o setor e os clientes
  • gerir adequadamente os processos e as informações para a concessão de crédito.

No entanto, precisamos lembrar que, mesmo com todas essas ações, ainda podem ocorrer imprevistos. O intuito é diminuí-los ao máximo e aproveitar as oportunidades que surgirem..

Como fazer uma boa gestão de risco de crédito: 3 dicas básicas!

Para colocá-la em prática, trouxemos algumas dicas bem importantes. Confira!

1. Entenda os riscos envolvidos

Riscos fazem parte de toda transação comercial. Portanto, antes de mais nada, é essencial entender o risco de crédito que impacta seu negócio.

Sem essa compreensão, é difícil saber se as reservas de capital refletem os riscos ou se as reservas relacionadas a empréstimos conseguem cobrir as perdas a curto prazo. Com esse processo, você garante mais proteção ao seu negócio. 

2. Aposte nos 5 C’s do crédito

A gestão desses riscos pode ser feita com base em 5 fatores: 

  • caráter: está ligado ao histórico financeiro do cliente e sua reputação no mercado, considerando suas transações anteriores.
  • capacidade: é o potencial que o cliente tem em cumprir suas responsabilidades financeiras 
  • capital: é o patrimônio líquido que o cliente possui 
  • colateral: refere-se às garantias dadas na negociação, como imóveis e ativos
  • condições: qual é a situação financeira do cliente? Qual é o potencial de crescimento ou queda? 

Partindo desses pontos, torna-se mais fácil tomar uma decisão segura e definir padrões de concessão de crédito para cada cliente, já que diferentes critérios são levados em conta. 

3. Utilize a tecnologia a seu favor 

Automatizar processos não só otimiza a rotina de trabalho e reduz gastos, como também é capaz de diminuir os riscos de crédito. Utilizando softwares específicos, alinhados à análise de crédito, você consegue visualizar diferentes dados, por exemplo: histórico de transações financeiras, histórico de inadimplência, relações com o mercado e outras empresas, consultas cadastrais, etc.

Essas informações te ajudam a diminuir e controlar a inadimplência em seu negócio, sem deixar de oferecer condições de pagamento adequadas para cada perfil e histórico de cliente.  

O gerenciamento do risco de crédito traz como benefícios:

Confira as vantagens da gestão de risco para sua empresa:

  • ao classificar o risco de crédito do cliente, é possível aumentar as vendas e a rentabilidade do negócio 
  • reduz os gastos e otimiza os processos, diminuindo as margens de erros
  • pode melhorar o relacionamento com o cliente.

Essas são apenas algumas das vantagens. A gestão de risco é uma solução fundamental para qualquer empresa, pois garante mais estabilidade e regularidade financeira, além de permitir o fechamento de bons negócios.

E então, este conteúdo foi útil para você? Para ler outras matérias como essa, é só continuar acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!  

Posts relacionados

Clientes inativos: criando oportunidades de recuperá-los

É comum que as empresas foquem os seus esforços de vendas na captação de novos clientes. Com isso, os clientes inativos acabam sendo esquecidos sem uma tentativa de recuperação dessa parte da carteira. Ainda há certa mentalidade que aponta que é mais fácil esquecer desses clientes e começar a captar novos. No entanto, recuperar os […]

Destaques

4 min