Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Veja as principais tendências do mercado financeiro 2023

Assim como os hábitos de consumo mudam, o mercado, como um todo, também. Isso significa que as tendências do mercado financeiro 2023 já não são exatamente as mesmas que apareceram em 2022, portanto, é preciso se atualizar! 

Especialmente para você, empresário, que não quer perder nenhuma oportunidade em seu negócio, é essencial acompanhar a evolução e novidades para o setor financeiro neste ano.  

Continue a leitura para conferir tudo! 

Tendências do mercado financeiro 2023: sua empresa está preparada? 

Em palavras gerais, as tendências financeiras para 2023 são impulsionadas pelas mudanças no comportamento dos consumidores, pelo avanço da tecnologia e o impacto causado pela pandemia, que despertou novos hábitos de consumo.  

Estamos falando de um cenário muito mais digitalizado e de uma imersão muito mais acentuada no mundo virtual. 

Uma pesquisa realizada pela Febraban com algumas instituições financeiras mostrou que 87% das entidades entrevistadas foram motivadas à digitalização por conta da alta expectativa dos seus clientes em relação aos canais digitais. 

Não é à toa a quantidade de fintechs que surgiram nos últimos anos. Hoje, elas já representam cerca de 20% do total desse sistema financeiro que vem se desenvolvendo e avançando cada vez mais. 

Toda a facilidade proposta por essas inovações do mercado caminham de encontro a outra forte tendência deste ano: o consumidor no centro de toda a jornada. Quer dizer que a experiência do cliente será — mais do que antes — um fator decisivo de compra e/ou escolha para determinado produto ou serviço. 

Empresas que souberem usufruir dessas oportunidades com sabedoria e estratégia conseguirão se consolidar e expandir os negócios, sem sombra de dúvidas. 

(Leia também: Tendências de consumo 2023: o que esperar?)

Tendências que se fortalecerão em 2023

Veja a seguir as tendências que seguirão em alta ao longo desse 2023 e por que você deve ficar atento a elas: 

1. Open Banking 

Todos nós ouvimos muito sobre Open Finance e Open Banking — principalmente em 2022. A popularidade do projeto se deu por sua aderência e expansão para outras áreas além do sistema financeiro. 

De forma breve, o Open Banking é um sistema criado pelo Banco Central que permite que os dados de um cliente sejam compartilhados entre instituições financeiras e não “pertença” exclusivamente a apenas um banco. 

Essa transferência de informações faz com que as operações financeiras se tornem muito mais rápidas e dá ao consumidor muitas outras possibilidades de escolhas em serviços. 

Lembrando que o compartilhamento de dados ocorre mediante consentimento do usuário, seguindo todas as regras da LGPD

2. Pagamento instantâneo 

O Pix está em funcionamento no Brasil desde 2020. De lá para cá, o formato de pagamento instantâneo só se aprimorou. 

Não dá nem para imaginar ficar sem essa tecnologia hoje em dia. Já parou para pensar nisso? 

Qualquer oportunidade para otimizar a rotina do consumidor é muito bem-vinda. Essa facilidade pode ser vista em aplicativos que integram a tecnologia a dispositivos, como relógios e através do contactless (ou pagamento por aproximação). 

3. Customer experience 

Como já havíamos adiantado, a experiência do consumidor contará muito mais daqui para frente. O cliente deve ser protagonista na jornada de compra. 

Para isso, é preciso oferecer alternativas que simplifiquem o momento de compra e instiguem o consumo, e isso vai desde a escolha do que ele irá levar até a forma como ele irá pagar. 

Basta fazer uma pausa e comparar como eram os serviços financeiros há alguns anos e como são hoje para perceber que, de um jeito ou de outro, o consumidor sempre foi colocado no centro da negociação, e empresas que seguiam e seguem essa prática costumam se destacar da concorrência. 

4.  Serviços personalizados 

Ainda com foco no cliente e pensando em competitividade, trabalhar com serviços personalizados é um diferencial e tanto. Isso porque a mesma experiência não agradará a todos os consumidores. 

Além da personalização estar em alta, quando você atende o usuário com base nas reais necessidades que ele possui, as chances dele buscar o serviço em outro lugar diminui significativamente.

5. Fintechs

As fintechs conquistaram espaço no mercado e essa realidade é inegável. A verdade é que hoje elas são responsáveis pelo desenvolvimento de boa parte das soluções que temos disponíveis e usamos no dia a dia. 

A palavra-chave desse modelo de negócio, além de inovação, é agilidade. Muito provavelmente sua companhia já foi ou será impactada a qualquer momento por alguma das novidades lançadas por essas empresas de tecnologia. Sendo assim, vale a pena ficar atento ao que virá por aí!

Você acabou de conferir 5 das maiores tendências do mercado financeiro para 2023. Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar o blog da SCC Check. E se tiver alguma dúvida sobre o assunto, escreva seu comentário aqui embaixo. 

Até a próxima!

Posts relacionados