Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Dica de adicional: Participação em Empresas, saiba mais!

Vender a prazo ajuda a fidelizar clientes e aumenta o faturamento; por outro lado, eleva as chances de desequilibrar o caixa, tanto por ausência de organização do fluxo de pagamento quanto pelo risco de inadimplência. Mas em uma era de extrema competitividade, com a concorrência sempre oferecendo preços mais baixos e opções mais atrativas de quitação, nem dá para pensar em não comercializar parcelado. Como então vender com segurança?

Esse dilema é talvez o maior desafio às organizações, especialmente às que trabalham no formato B2B (Business-to-Business, ou seja, empresas que vendem para outras empresas).

Você sabia que a inadimplência atingiu 5,305 milhões de micro e pequenas empresas em dezembro de 2018, representando o segundo maior volume de toda a série histórica, abaixo apenas do recorde em setembro de 2018 (5,327)? Na comparação com o mesmo mês de 2017, houve aumento de 7,5% e na relação com novembro de 2018, uma alta de 1,0%.

“Além dos fatores econômicos, este alto patamar de inadimplência também tem relação com a dificuldade das micro e pequenas empresas em administrar a saúde financeira dos negócios”, diz o vice-presidente de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Victor Loyola.

Mas, ciente destes dados, quais atitudes você tem tomado para diminuir a inadimplência em sua empresa?

Saiba que é fundamental que as empresas que vendem a prazo utilizem ferramentas para orientar o fechamento de seus negócios. As informações obtidas por meio destas ferramentas não precisam ser usadas apenas para permitir ou restringir o acesso ao crédito. Também é possível utilizá-las para desenvolver planos e linhas de crédito mais apropriadas para cada perfil de cliente.

E nesse processo, a ferramenta Participação em Empresas surge como uma peça fundamental na análise de crédito para empresas B2B, já que ela apresenta toda a ramificação da empresa mostrando os sócios, acionistas e administradores, dando uma visão extensa de como está a situação de cada um na(s) empresa(s). É um adicional que está disponível nas consultas de CNPJ da Serasa Experian para você conhecer de forma mais detalhada os vínculos e pagamentos da empresa consultada, antes de conceder crédito à mesma. Ao selecionar esta opção, ela demonstra as respostas abaixo. Confira!

Participação de sócios e acionistas:

Administradores:

Participação em outra empresa:

Esta informação mostra a empresa, o participante, o vínculo e a porcentagem capital.

Através desta ferramenta, além de você verificar as participações em empresas, você pode conhecer a saúde financeira dos sócios e acionistas do CNPJ consultado, saber se uma das empresas envolvidas já é seu devedor ou se deve à outras empresas.

Uma ferramenta simples que vai impactar diretamente no seu combate à inadimplência.

E você, já usa esta ferramenta em suas análises de crédito? Deixe-nos um comentário contando como você tem feito para reduzir a inadimplência em sua empresa.

Posts relacionados

Tudo sobre score de crédito: como tomar melhores decisões

Quais fatores você considera na hora de liberar crédito para um cliente em sua empresa? Com a inadimplência em alta, contar com ferramentas que possam te ajudar a tomar decisões é muito importante, e o score de crédito pode ser um grande aliado no momento dessa concessão! Sua pontuação por si só, já é muito […]

Análise de Crédito

4 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio