
Além de identificar o tipo de cobrança ideal para seu cliente, é preciso entender como fazer a cobrança. Confira, portanto, 4 elementos importantes para colocar em prática!
Destaques
3 min
Por Redação
Publicado em 17 de março de 2021
Atualizado em 26 de janeiro de 2022
Muitas empresas ainda se perguntam por que fazer consulta de crédito antes de vender para alguém. Vale a pena entender, então, as vantagens que as soluções de crédito podem proporcionar ao seu negócio e os riscos que ela pode evitar.
Por isso, no post de hoje vamos te mostrar como o hábito da consulta é capaz de te ajudar a identificar os clientes com mais chances de pagarem suas dívidas e minimizar a inadimplência em sua empresa. Continue a leitura para conferir!
Através da consulta do CPF ou CNPJ do cliente, você tem acesso à informações importantes sobre seu comportamento financeiro. Essa prática geralmente é adotada por empresas que possuem uma política de crédito estruturada, com o objetivo de impedir o aumento da inadimplência.
Alguns dos dados que podem aparecer como resultado são a existência de dívidas com outros negócios do mesmo segmento, com instituições financeiras, protestos de títulos ou demais atrasos em pagamentos.
Tudo isso impacta diretamente no momento de definir um limite de crédito para o consumidor, além de ampliar sua visão sobre o histórico financeiro dele. Tendo acesso a essas informações, você consegue decidir com mais assertividade o quanto pode e deve ser liberado, evitando correr o risco de conceder mais do que ele realmente pode pagar.
Ao avaliar a situação cadastral do cliente, portanto, você conhece o perfil, potencial de compra e, principalmente, a probabilidade dele quitar as dívidas que têm.
Para avaliar uma pessoa física ou jurídica, você pode buscar o auxílio de uma empresa especializada em consulta de crédito, como a SCC Check, que utiliza a base de dados da Serasa Experian para garantir uma análise completa.
Para ambas, é possível verificar as pendências financeiras, a pontuação do score de crédito, se há alguma restrição no nome da pessoa ou da empresa e seus sócios, entre outras informações importantes.
De modo geral, ao fazer a consulta de crédito, você tem as seguintes vantagens:
E então, pronto para começar a utilizar as consultas em seu negócio? Você acabou de conferir alguns dos principais benefícios que elas oferecem.
Ficou com alguma dúvida? Nos deixe um comentário e continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros conteúdos como esse.
Além de identificar o tipo de cobrança ideal para seu cliente, é preciso entender como fazer a cobrança. Confira, portanto, 4 elementos importantes para colocar em prática!
Destaques
3 min