Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Entenda por que fazer consulta de crédito em seu negócio

Muitas empresas pequenas, principalmente, ainda se perguntam por que fazer consulta de crédito antes de vender para alguém. Embora seja uma dúvida comum, vale a pena entender melhor sobre as vantagens que a consulta pode proporcionar ao seu negócio e os riscos que ela pode evitar. 

Por isso, no post de hoje vamos te mostrar como o hábito de consultar o CPF do seu cliente é capaz de minimizar o índice de inadimplência. Continue a leitura para conferir! 

A importância da consulta de crédito  

Através da consulta do CPF ou CNPJ do cliente, você tem acesso à informações importantes sobre seu comportamento financeiro. Essa prática geralmente é adotada por empresas que possuem uma política de crédito estruturada, com o objetivo de travar o aumento da inadimplência.

Alguns dos dados que podem aparecer como resultado são a existência de dívidas com outros negócios do mesmo segmento, com instituições financeiras, protestos de títulos ou demais atrasos em pagamentos. 

Tudo isso impacta diretamente no momento de definir um limite de crédito para o consumidor. Tendo acesso a essas informações, você consegue decidir com mais assertividade o quanto pode e deve ser liberado para ele, evitando correr o risco de conceder mais do que ele realmente pode pagar. 

Ao avaliar a situação cadastral do cliente, portanto, você conhece o perfil, potencial de compra e a capacidade financeira que ele possui. 

Como realizar uma consulta de crédito

Para avaliar uma pessoa física ou jurídica, você precisará buscar ajuda com uma empresa especializada em consulta de crédito, como a SCC Check, que utiliza a base de dados da Serasa Experian

Você tem a possibilidade de consultar um CPF, caso se trate de uma pessoa física, ou um CNPJ, para saber mais sobre uma pessoa jurídica.

Para ambos, é possível verificar as pendências financeiras, a pontuação do score de crédito, se há alguma restrição no nome da pessoa ou da empresa e seus sócios, entre outras.

Como a consulta de crédito beneficia o seu negócio

De um modo geral, ao fazer a consulta de crédito, você tem as seguintes vantagens:

  • Conhece seu cliente e as pendências financeiras em seu nome 
  • Garante mais segurança a sua empresa e assertividade para liberar crédito
  • Você consegue identificar a procedência de cheques, falsidade ideológica e afins
  • Evita dores de cabeça e diminui o risco de inadimplência.

E então, pronto para começar a utilizar as consultas em seu negócio? Você acabou de conferir alguns dos principais benefícios que elas oferecem. 

Ficou com alguma dúvida? Nos deixe um comentário e continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros conteúdos como esse.

Posts relacionados

Consulta de crédito ou análise: qual você faz?

A inadimplência é o principal risco à sustentabilidade de uma empresa. No caso das empresas que vendem a outras empresas (Business-to-Business – B2B), o risco se eleva ainda mais pelo alto nível de alavancagem desse perfil de cliente.   Segundo dados da Serasa Experian, 5,4 milhões de empresas e 61 milhões de consumidores têm dívidas […]

Análise de Crédito

5 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio