Recuperação de crédito: confira 4 dicas para driblar a inadimplência!
Por Letícia
Publicado em 19 de outubro de 2020
Atualizado em 23 de outubro de 2024
O processo de recuperação de crédito nada mais é do que a tentativa de receber o pagamento de uma dívida.
Para os inadimplentes, trata-se de uma operação que irá auxiliá-los a quitar suas dívidas para que possam voltar a comprar. Para as empresas, é a oportunidade de receber, diminuir prejuízos e continuar vendendo para esse consumidor.
No entanto, é importante traçar estratégias para que ambos saiam ganhando. Quando bem implementado um processo de cobrança, os dois lados — empresa e consumidor — podem ser favorecidos. O cliente tem sua situação regularizada e consegue limpar seu nome e o estabelecimento também pode ter um aumento na receita.
Pensando nisso, no post de hoje preparamos algumas dicas básicas para te ajudar a diminuir a inadimplência em seu negócio e a recuperar crédito. Continue a leitura para conferir!
4 dicas de recuperação de crédito para colocar em prática em sua empresa!
Lidar com estratégias de cobrança ainda é um desafio para muitas empresas. Para te ajudar no processo de recuperar crédito, trouxemos 4 dicas práticas. Veja a seguir:
1. Cobrança x recuperação de crédito: saiba como abordar seu cliente
Embora as duas ações sejam tomadas com o mesmo propósito de receber uma dívida, a abordagem utilizada para cada uma deve ser diferente.
Isso porque, na cobrança, o objetivo é especificamente receber o valor de uma pendência, esteja ela negativada ou não. Enquanto a recuperação de crédito funciona como uma negociação, ou seja, a empresa oferece alternativas para que o cliente encontre a melhor oportunidade de quitar sua conta. Aqui a dívida é negativada.
2. Identifique os clientes que estão inadimplentes e entre em contato
É essencial que, antes de tomar qualquer atitude, você tenha em mãos todos os dados das pessoas que estão inadimplentes. Analise as informações dos cadastros e conheça o perfil desses clientes.
Fazendo isso, a etapa de cobrança se torna mais prática e eficaz, já que você terá uma visualização mais ampla das soluções que mais se adequam para cada consumidor.
3. Leve em conta o relacionamento com o cliente
Apesar da inadimplência, prezar pelo relacionamento com o cliente é muito importante. Por isso, mantenha-o ativo em seu sistema e tente entender as razões que o levaram a não pagar a dívida. Lembre-se, existem diferentes tipos de devedores e nem todos se encaixam na categoria de negligentes ou mau pagadores.
4. Adote os 5C’s do crédito em sua empresa!
Que a análise de crédito é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio, você já sabe. Agora, por que não incrementar essa avaliação com a ajuda dos 5C’s do crédito?
A estrutura dos 5C’s permite uma análise ainda mais precisa e completa sobre quem compra em seu estabelecimento. Com ela, é possível conhecer melhor o seu cliente, entender qual é a melhor negociação para oferecer a ele, reduzir o índice de inadimplência e aumentar as chances de recuperação de crédito.
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