
Acompanhe 3 dicas simples de como diminuir a inadimplência sem que isso interfira nas vendas do seu negócio!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 19 de outubro de 2020
Atualizado em 6 de setembro de 2021
Como você já sabe, o processo de recuperação de crédito nada mais é do que a tentativa de receber o pagamento de uma dívida.
Para os inadimplentes, trata-se de uma operação que irá auxiliá-los a quitar suas dívidas para que possam voltar a comprar. Para as empresas, é a oportunidade de receber este valor, diminuir prejuízos e continuar a vender.
No entanto, é importante traçar estratégias para que ambos saiam ganhando. Quando bem implementado um processo de cobrança, os dois lados, empresa e consumidor, são favorecidos. O cliente tem sua situação regularizada e consegue limpar seu nome e o estabelecimento também pode ter um aumento na receita.
Pensando nisso, para a matéria de hoje preparamos algumas dicas básicas de recuperação de crédito para driblar a inadimplência em seu negócio. Continue a leitura para conferir!
Lidar com estratégias de cobrança ainda é um desafio para muitas empresas. Para te ajudar na operação de recuperação de crédito, trouxemos 4 dicas práticas. Veja, a seguir:
Embora as duas ações sejam tomadas com o mesmo propósito de receber uma dívida, a abordagem utilizada para cada uma deve ser diferente.
Isso porque, na cobrança, o objetivo é puramente receber o valor de uma pendência, esteja ela negativada ou não. Enquanto a recuperação de crédito funciona como uma negociação, ou seja, a empresa oferece alternativas para que o cliente encontre a melhor oportunidade de quitar sua pendência. Aqui a dívida é negativada.
É essencial que, antes de tomar qualquer atitude, você tenha em mãos todos os dados das pessoas que estão inadimplentes. Analise as informações dos cadastros, conheça o perfil desses clientes.
Fazendo isso, a etapa de cobrança se torna mais prática e eficaz, já que você terá uma visualização mais ampla das soluções que mais se adequam para cada consumidor.
Apesar da inadimplência, prezar pelo relacionamento com o seu cliente é muito importante. Por isso, mantenha-o ativo em seu sistema e tente entender as razões que o levaram ao não pagamento da dívida. Lembre-se, existem diferentes tipos de devedores, e nem todos se encaixam na categoria de negligentes ou mau pagadores.
Que a análise de crédito é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio que lida com vendas, você já sabe. Agora, por que não incrementar essa avaliação com a ajuda dos 5C’s do crédito?
A estrutura dos 5C’s permite uma análise ainda mais precisa e completa sobre quem compra em seu estabelecimento. Com ela, é possível conhecer melhor o seu cliente, entender qual é a melhor negociação para oferecer a ele, reduzir o índice de inadimplência e aumentar as chances de recuperação de crédito.
Em nosso blog, você pode conferir uma matéria completa sobre: O que são os 5C’s do crédito e como usá-los em sua análise.
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