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Recuperação de crédito: confira 4 dicas para driblar a inadimplência!

Como você já sabe, o processo de recuperação de crédito nada mais é do que a tentativa de receber o pagamento de uma dívida

Para os inadimplentes, trata-se de uma operação que irá auxiliá-los a quitar suas dívidas para que possam voltar a comprar. Para as empresas, é a oportunidade de receber este valor, diminuir prejuízos e continuar a vender.

No entanto, é importante traçar estratégias para que ambos saiam ganhando. Quando bem implementado um processo de cobrança, os dois lados, empresa e consumidor, são favorecidos. O cliente tem sua situação regularizada e consegue limpar seu nome e o estabelecimento também pode ter um aumento na receita. 

Pensando nisso, para a matéria de hoje preparamos algumas dicas básicas de recuperação de crédito para driblar a inadimplência em seu negócio. Continue a leitura para conferir! 

4 dicas de recuperação de crédito para colocar em prática em sua empresa! 

Lidar com estratégias de cobrança ainda é um desafio para muitas empresas. Para te ajudar na operação de recuperação de crédito, trouxemos 4 dicas práticas. Veja, a seguir: 

1. Não se esqueça que cobrança e recuperação de crédito tem diferença 

Embora as duas ações sejam tomadas com o mesmo propósito de receber uma dívida, a abordagem utilizada para cada uma deve ser diferente. 

Isso porque, na cobrança, o objetivo é puramente receber o valor de uma pendência, esteja ela negativada ou não. Enquanto a recuperação de crédito funciona como uma negociação, ou seja, a empresa oferece alternativas para que o cliente encontre a melhor oportunidade de quitar sua pendência. Aqui a dívida é negativada.

2. Identifique os clientes que estão inadimplentes e entre em contato 

É essencial que, antes de tomar qualquer atitude, você tenha em mãos todos os dados das pessoas que estão inadimplentes. Analise as informações dos cadastros, conheça o perfil desses clientes. 

Fazendo isso, a etapa de cobrança se torna mais prática e eficaz, já que você terá uma visualização mais ampla das soluções que mais se adequam para cada consumidor. 

3. Leve em conta o relacionamento com o cliente 

Apesar da inadimplência, prezar pelo relacionamento com o seu cliente é muito importante. Por isso, mantenha-o ativo em seu sistema e tente entender as razões que o levaram ao não pagamento da dívida. Lembre-se, existem diferentes tipos de devedores, e nem todos se encaixam na categoria de negligentes ou mau pagadores. 

4. Adote os 5C’s do crédito em sua empresa! 

Que a análise de crédito é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio que lida com vendas, você já sabe. Agora, por que não incrementar essa avaliação com a ajuda dos 5C’s do crédito

A estrutura dos 5C’s permite uma análise ainda mais precisa e completa sobre quem compra em seu estabelecimento. Com ela, é possível conhecer melhor o seu cliente, entender qual é a melhor negociação para oferecer a ele, reduzir o índice de inadimplência e aumentar as chances de recuperação de crédito. 

Em nosso blog, você pode conferir uma matéria completa sobre: O que são os 5C’s do crédito e como usá-los em sua análise

E então, esse conteúdo foi interessante para você? Para ler outras postagens como essa, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

Tem alguma dúvida? Escreva-nos um comentário que responderemos em seguida!

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