Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como diminuir a inadimplência e aumentar as vendas em seu negócio

Principalmente quando se trata de vendas no crediário, é muito comum nos depararmos com duas situações: a loja que busca como diminuir a inadimplência e a outra que enxerga grande potencial para aumentar as vendas, porque tem uma taxa de inadimplemento controlada.

Clientes inadimplentes existem em todos os negócios, isso é fato. Acontece que para alguns, este índice é mais alto, o que faz com que o aumento das vendas possa ser comprometido. 

A palavra exata para situações como essas é: equilíbrio. Encontrar esse ponto de equilíbrio é fundamental para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Sabendo disso, para o post de hoje, preparamos algumas dicas que podem ser úteis para quem está passando por algo parecido. 

Ficou interessado? É só continuar a leitura para conferir! 

Como diminuir a inadimplência sem interferir as vendas 

Essa é uma pergunta clássica. Afinal de contas, se os clientes não estão pagando pelo que compraram, como é possível pensar em vender mais? Há controvérsias. 

Antes de tudo, é importante pensar em como resolver o problema maior, que é o número de inadimplentes. Depois, é hora de rever como tem sido o seu processo de concessão de crédito. Aliás, você faz uma análise sobre o consumidor antes de decidir vender para ele? 

Questionar-se é essencial nesse momento, pois alguma etapa da jornada do cliente pode ter ficado falha. 

O que queremos dizer com isso é que a análise de crédito inicial para definir quanto determinada pessoa pode comprar é imprescindível e deve ser feita com bastante atenção para que os riscos de não recebimento sejam diminuídos. 

Com ela, você estabelece com mais assertividade um limite condizente com a realidade de cada consumidor, minimiza o endividamento e ainda aumenta sua oportunidade de vender mais.  

E então, como você avalia crédito em sua empresa? 

3 dicas de como diminuir a inadimplência e aumentar as vendas 

Algumas medidas são necessárias para amenizar o impacto da alta inadimplência e para melhorar as condições de vendas. Dá uma olhada: 

1. Faça análise de crédito 

Se você já é um leitor assíduo de nosso blog, percebeu que sempre reforçamos a importância da análise de crédito por aqui, não é? (neste mesmo artigo, inclusive). 

Como dissemos, é a partir dessa avaliação que você terá critérios suficientes para entender a capacidade de pagamento, o potencial de compra e o comportamento de mercado de cada pessoa que compra em seu negócio. Trata-se de um processo que irá te auxiliar em como definir crédito. 

2.  Gestão de cobrança 

Contar com uma gestão de cobrança é outro ponto crucial. Sem um planejamento para cobrar os clientes que estão com dívidas em atraso ou não pagas, é difícil recuperar crédito. 

Através de um bom gerenciamento e conhecendo o perfil de consumidor que você trabalha, é possível estipular uma estratégia mais coerente, com datas definidas e utilizando meios de cobrança mais apropriados.

Os tipos digitais de cobrança, por exemplo, que envolvem e-mail, whatsapp, chatbots, SMS, são ferramentas importantes que podem facilitar essa etapa. 

3. Relacionamento com o cliente 

O relacionamento com o cliente e a cobrança estão muito ligados. Afinal, mantendo uma relação amigável com o consumidor, o momento de cobrá-lo se torna mais tranquilo. 

Para isso, é fundamental saber dialogar de forma empática, com positividade e, especialmente, buscando sempre uma solução para ajudar o cliente a sair de tal situação (ninguém deseja ou escolher ficar inadimplente, não é?). 

Portanto, tente negociar e oferecer novas condições de pagamento, com uma nova data de vencimento. São ações que, se bem conversadas e acordadas, podem resultar na recuperação de crédito e ainda incentivar o consumidor a continuar comprando em sua loja. 

Você acabou de conferir algumas dicas básicas para implementar em sua empresa e melhorar as chances de recuperação de crédito

Se tiver interesse em ler outras matérias como essa, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais. Toda semana temos uma postagem com dicas, informações e soluções que podem contribuir com o seu negócio. Até a próxima! 

Posts relacionados

Com quantos dias posso negativar meus devedores?

Negativar devedores nos órgãos de proteção ao crédito é uma política altamente recomendada para empresas que enfrentam problemas com a inadimplência. Ao incluir os clientes inadimplentes nos bancos de dados como por exemplo a Serasa Experian, você ajuda as empresas que vendem a prazo conhecer melhor a capacidade de pagamento do consumidor. Quanto mais lojistas tiverem […]

Destaques

2 min

Muitas vendas no final do ano mas poucos recebimentos no começo

Que o final do ano é a época de maior movimentação quando o assunto é vendas, disso já sabemos. As lojas investem e se preparam para esta data. E graças ao progresso da economia brasileira, as vendas do final de 2018 tiveram um avanço de 5,5% sobre a mesma época do ano em 2017, segundo […]

Análise de Crédito

5 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio