Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Tudo sobre cheque: veja o que você precisa saber

Por mais que a gente não escute falar sobre cheque como antigamente e já exista diversas outras opções de pagamento, ele ainda é bastante utilizado. Por isso, nos post de hoje reunimos os principais tipos e informações sobre essa ordem de pagamento à vista. 

Continue a leitura para conferir tudo sobre cheque!

Tudo sobre cheque: quais os principais tipos?

Já se confundiu com a variedade de tipos e nomenclaturas de cheques? Então, conheça cada um deles a seguir: 

Nominativo

Com essa opção, a instituição financeira só pode realizar o pagamento para o representante que estiver descrito no cheque mediante comprovante de identificação, como RG ou CPF. Além disso, todo valor acima de R$100,00 precisa ser obrigatoriamente nominal.

Ao portador 

Diferente do anterior, no cheque ao portador não é obrigatório que o nome do beneficiário esteja presente. Isto é, todos os campos precisam ser preenchidos com exceção ao do nome ou entidade que vai receber. 

Pré-datado 

O pré-datado não tem validade legal, por isso, não há nada que impeça o pagamento por parte do beneficiário antes da data constatada no documento. Ou seja, acontece uma espécie de acordo entre as partes.

Especial

O cheque especial é mais característico de um crédito pré-aprovado pelo banco do que uma forma de pagamento. 

Se o correntista não tiver saldo suficiente para o pagamento de um cheque já emitido, a instituição financeira oferece o dinheiro para cobrir o pagamento. Mas é importante lembrar que esse empréstimo acarreta em juros. 

Sem fundo 

Classifica-se como “sem fundo” quando o banco devolve o documento por falta de recursos na conta indicada para realizar o pagamento. 

Quando emitido um cheque, é necessário comprovar que há a quantia suficiente para pagá-lo. 

Cruzado 

O cheque cruzado indica que o documento só pode ser depositado em conta corrente e não pode ser sacado diretamente no caixa. 

Para cruzá-lo, basta fazer dois traços paralelos, na diagonal, com uma caneta. Geralmente, eles ficam no canto superior esquerdo da folha, mas não é uma regra. 

Além disso, vale lembrar que ele pode ser geral, se não houver o nome do banco indicado, ou especial, se o nome do banco estiver entre os traços. 

E então o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir os principais tipos de cheque. Para ler outras postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e nos siga redes sociais!

Tem alguma dúvida? Escreva um comentário abaixo!

Posts relacionados