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Score 2.0: saiba como funciona o novo cálculo da ferramenta!

Já ouviu falar no Score 2.0? Recentemente, o score passou por alterações importantes que impactam diretamente sua forma de cálculo. 

Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para te deixar por dentro das últimas atualizações e explicar como a ferramenta funcionará a partir de agora. Para conferir, é só continuar a leitura! 

Afinal, o que é o Serasa Score 2.0? 

Lançado pela Serasa Experian em maio de 2021, o chamado Score 2.0 tem como proposta um novo modelo de pontuação. O cálculo agora terá como base o comportamento financeiro do consumidor, ou seja, será levado em consideração os bons hábitos de pagamento do indivíduo. 

Isso fará com que o cálculo seja mais preciso e refletirá na forma como as empresas de crédito enxergam o perfil financeiro do cliente. 

O mínimo e máximo de pontos se mantêm os mesmos, de 0 a 1000. Porém, a ferramenta teve 12% de otimização em sua inteligência de cálculo para garantir mais exatidão a soma da pontuação.

Qual a grande diferença do Score 2.0 em relação ao 1.0? 

Como dissemos, neste formato é levado em conta o momento financeiro que o consumidor está vivendo. Quer dizer que suas informações positivas ganham ainda mais força.

Nesse sentido, a grande diferença do Score 2.0 é o peso dado ao Cadastro Positivo, que passa a valer 62% da pontuação. Um aumento considerável se compararmos com o Score 1.0, que somava 26% dos dados positivos. 

Em contrapartida, as dívidas abertas e resolvidas nos últimos 5 anos equivalem a 19%. Antes, elas representavam 57% dos pontos. Além disso, a versão 2.0 também engloba registros de negativações ativas, em andamento ou regularizadas nos últimos 5 anos pelo SPC Brasil. 

Como é formada a pontuação do Score 2.0

A pontuação é composta por alguns fatores-chave, tendo cada um deles uma porcentagem: 

  • Pagamento de crédito (43,6%)
  • Consulta relacionada a serviço e crédito / comportamento de consulta (19,3%)
  • Histórico de dívidas (13,7%)
  • Tempo de uso do crédito (10,1%)
  • Crédito que foi contratado (7,9%)
  • Pagamento das dívidas (5,5%)

Qual o impacto do Score 2.0 para o consumidor 

O maior impacto, sem dúvida, se refere às informações do banco de dados do Cadastro Positivo. Quando falamos no score, uma das principais perguntas que recebemos é se a ferramenta contabiliza apenas dados negativos.

Desde a antiga versão já não era assim que funcionava. Agora, muito menos. Como vimos, a parte positiva tem um percentual maior, o que faz com que as instituições financeiras reconheçam quem paga suas contas em dia e valorizem ainda mais aqueles que possuem o cadastro ativo.

A partir dessa base de dados, é possível identificar o histórico do cliente como um todo, indo além de somente porcentagens negativas e dívidas em atraso. Tudo o que é pago dentro do prazo é relevado e influencia a pontuação.

Quais empresas usam o Score e quando o 2.0 começará a valer?

Diversas empresas colocam o score como critério avaliativo para liberação de crédito. Os segmentos que mais utilizam são instituições financeiras e bancos, lojas de departamento, imobiliárias e construtoras, instituições de ensino privadas, operadoras de telefone e internet, seguradoras automotivas e afins.

Como falamos, o Score 2.0 está valendo desde maio. Pode ser que ao consultar algum documento ainda seja mostrado o cálculo antigo, mas em pouco tempo a pontuação deve ser apresentada conforme o novo modelo.

As vantagens da atualização de cálculo do Score 

  • Reconhecimento do comportamento financeiro do consumidor
  • O histórico de dívidas na Serasa e no SPC Brasil pode ser consultado em um único lugar 
  • Proporciona análises de crédito mais assertivas, já que o cálculo segue os fatores usados pelo mercado para conceder crédito 
  • A nova pontuação da pessoa pode ser melhor classificada.

Você acabou de conferir o que é, como funciona a nova versão do score e a importância das informações positivas para definir a pontuação.

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