Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Score 2.0: saiba como funciona o novo modelo de cálculo!

Já conhece ou ouviu falar no Score 2.0? Recentemente, o score passou por alterações importantes que impactam diretamente sua forma de cálculo. 

Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para te deixar por dentro das últimas atualizações e explicar como a ferramenta funcionará a partir de agora. Para conferir, é só continuar a leitura! 

Afinal, o que é o Serasa Score 2.0? 

Lançado pela Serasa Experian em maio de 2021, o chamado Score 2.0 tem como proposta um novo modelo de pontuação. O cálculo agora terá como base o comportamento financeiro do consumidor, ou seja, será levado em consideração os bons hábitos de pagamento do indivíduo. 

Isso fará com que o cálculo seja mais preciso e refletirá na forma como as empresas de crédito enxergam o perfil financeiro do cliente. 

O mínimo e máximo de pontos se mantêm os mesmos, de 0 a 1000. Porém, a ferramenta teve 12% de otimização em sua inteligência de cálculo para garantir mais exatidão a soma da pontuação.

Qual a grande diferença do Score 2.0 em relação ao 1.0? 

Como dissemos, neste formato é levado em conta o momento financeiro que o consumidor está vivendo. Quer dizer que suas informações positivas ganham ainda mais força.

Nesse sentido, a grande diferença do Score 2.0 é o peso dado ao Cadastro Positivo, que passa a valer 62% da pontuação. Um aumento considerável se compararmos com o Score 1.0, que somava 26% dos dados positivos. 

Em contrapartida, as dívidas abertas e resolvidas nos últimos 5 anos equivalem a 19%. Antes, elas representavam 57% dos pontos. Além disso, a versão 2.0 também engloba registros de negativações ativas, em andamento ou regularizadas nos últimos 5 anos pelo SPC Brasil. 

Como é formada a pontuação do Score 2.0

A pontuação é composta por alguns fatores-chave, tendo cada um deles uma porcentagem: 

  • Pagamento de crédito (43,6%)
  • Consulta relacionada a serviço e crédito / comportamento de consulta (19,3%)
  • Histórico de dívidas (13,7%)
  • Tempo de uso do crédito (10,1%)
  • Crédito que foi contratado (7,9%)
  • Pagamento das dívidas (5,5%)

Qual o impacto do Score 2.0 para o consumidor 

O maior impacto, sem dúvida, se refere às informações do banco de dados do Cadastro Positivo. Quando falamos no score, uma das principais perguntas que recebemos é se a ferramenta contabiliza apenas dados negativos.

Desde a antiga versão já não era assim que funcionava. Agora, muito menos. Como vimos, a parte positiva tem um percentual maior, o que faz com que as instituições financeiras reconheçam quem paga suas contas em dia e valorizem ainda mais aqueles que possuem o cadastro ativo.

A partir dessa base de dados, é possível identificar o histórico do cliente como um todo, indo além de somente porcentagens negativas e dívidas em atraso. Tudo o que é pago dentro do prazo é relevado e influencia a pontuação.

Quais empresas usam o Score e quando o 2.0 começará a valer?

Diversas empresas colocam o score como critério avaliativo para liberação de crédito. Os segmentos que mais utilizam são instituições financeiras e bancos, lojas de departamento, imobiliárias e construtoras, instituições de ensino privadas, operadoras de telefone e internet, seguradoras automotivas e afins.

Como falamos, o Score 2.0 está valendo desde maio. Pode ser que ao consultar algum documento ainda seja mostrado o cálculo antigo, mas em pouco tempo a pontuação deve ser apresentada conforme o novo modelo.

As vantagens da atualização de cálculo do Score 

  • Reconhecimento do comportamento financeiro do consumidor
  • O histórico de dívidas na Serasa e no SPC Brasil pode ser consultado em um único lugar 
  • Proporciona análises de crédito mais assertivas, já que o cálculo segue os fatores usados pelo mercado para conceder crédito 
  • A nova pontuação da pessoa pode ser melhor classificada.

Você acabou de conferir o que é, como funciona a nova versão do score e a importância das informações positivas para definir os pontos.

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outras matérias relacionadas, com dicas, soluções de crédito, informações e novidades, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados

Comportamento de pagamento das empresas [Dica de Adicional]

Um levantamento feito pela Federação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra o crescimento no número de empresas com contas em atraso: A inadimplência atingiu 5,305 milhões de micro e pequenas empresas em dezembro de 2018, representando o segundo maior volume de toda a série histórica, abaixo apenas do recorde em setembro de 2018 (5,327). Na […]

Análise de Crédito

3 min

O Impacto da Análise de Crédito no faturamento das Instituições de Ensino

Você que trabalha no setor financeiro de uma instituição de ensino, já deve estar acostumado com problemas como por exemplo a falta de pagamento e a inadimplência, não é mesmo?! Assim como ocorre em todos os setores do mercado, as instituições de ensino estão sujeitas à inadimplência e este é um problema que tem crescido […]

Análise de Crédito

5 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio