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Score de fraude e score de crédito: qual a diferença?

Provavelmente você já conhece ou ouviu falar sobre o score de fraude e score de crédito. Ambas as ferramentas são importantíssimas para a análise e concessão de crédito, mas você sabe a diferença entre elas? 

Entender as distinções e aplicações de cada uma é fundamental para proteger sua empresa tanto contra golpes, quanto contra a inadimplência. Por isso, neste artigo, vamos explicar para que essas soluções servem e suas funcionalidades. Continue a leitura para conferir! 

O que é score de fraude?

Como o próprio nome sugere, o score de fraude é capaz de mensurar o risco de uma identidade estar sendo usada de forma fraudulenta

Em um cenário em que golpes digitais são cada vez mais comuns, a ferramenta funciona como uma barreira preventiva, identificando ações suspeitas antes da venda acontecer.

Assim como o score de crédito, ela também se baseia em uma pontuação que varia de 0 a 1.000. Quanto maior esse número, menor o risco de fraude. 

O cálculo é feito por meio de algoritmos e inteligência artificial que avaliam diversos fatores, como:

  • Inconsistências em dados cadastrais
  • Comportamentos atípicos
  • Conexões incoerentes entre informações
  • Perfil socioeconômico
  • Histórico de transações incongruentes.

O que é score de crédito?

Já o score de crédito analisa o risco de inadimplência. A pontuação utilizada mostra as chances de uma pessoa ou empresa pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses.

Diferentemente do anterior, este tem como base o histórico financeiro do consumidor, considerando aspectos, como:

  • Pagamentos realizados
  • Dívidas negativadas
  • Ações judiciais ou protestos
  • Participação em falências
  • Cadastro positivo.

Veja a diferença entre o score de fraude e score de crédito

Para facilitar o entendimento das soluções, vamos responder algumas perguntas recorrentes.

1. Qual o objetivo das ferramentas?

Score de fraude: verificar se a identidade do cliente é verdadeira e identificar cadastros suspeitos.

Score de crédito: avaliar o comportamento financeiro do consumidor e se ele tem condições de cumprir com seus pagamentos. 

2. O que elas verificam?

Score de fraude: golpes, roubo de identidade, fraudes digitais.

Score de crédito: atrasos, ausência de pagamento e inadimplência 

3. Quando utilizá-las?

Score de fraude: antes da concessão de crédito, justamente para evitar que golpistas consigam concluir uma transação.

Score de crédito: depois de verificar a identidade do consumidor, para decidir se vale a pena liberar crédito para ele e em quais condições.

4. Quais os critérios analisados?

Score de fraude: dados cadastrais inconsistentes, comportamentos duvidosos em transações, informações contraditórias, perfil socioeconômico, transações suspeitas. 

Score de crédito: pagamentos de contas em dia, dívidas negativadas, protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, informações positivas (Cadastro Positivo), relacionamento financeiro com o mercado. 

5. Por que utilizar os dois juntos?

O uso combinado das duas ferramentas é uma forma segura de proteger sua empresa em todas as etapas da negociação. Enquanto uma impede fraudes, a outra evita prejuízos por falta de pagamento.

Agora que você já sabe exatamente qual a diferença entre o score de fraude e o score de crédito, não deixe seu negócio vulnerável. Confira na prática os benefícios de implementá-los em suas análises.

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