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Análise de Crédito
2 min
Por Letícia
Publicado em 25 de outubro de 2023
Atualizado em 18 de janeiro de 2024
Já recebeu alguma notificação de compra com o seu cartão, mas que na verdade não foi realizada por você? Pois bem, isso provavelmente é um indício de cartão clonado.
Segundo pesquisas, mais de 3,5 milhões de pessoas no Brasil já tiveram prejuízo por conta de clonagem de cartão.
E como proceder nesse tipo de situação? Como identificar se realmente foi clonado? Quem deve pagar a fatura, afinal? Se essas dúvidas também são suas, continue a leitura deste post para saber o que fazer!
Nem sempre é possível saber de imediato se houve clonagem. Por isso, vale a pena considerar alguns sinais:
Percebeu que existem compras não reconhecidas na sua fatura? Este já pode ser um forte indicativo de clone.
Com a correria do dia a dia, acabamos por não acompanhar nossos gastos. Porém, é importante monitorar os itens e valores descritos na fatura do cartão de crédito. Criar esse hábito pode evitar surpresas desagradáveis.
Esse talvez seja o sinal mais claro. Se aparecer qualquer notificação de compras que você não fez, é muito provável que seu cartão tenha sofrido clonagem.
Para conseguir identificar o golpe rapidamente, mantenha as notificações do aplicativo do seu banco sempre ativadas.
Outra forma de descobrir um clone é através da identificação de saques em horários improváveis que não seriam feitos por você.
Aqui vale a mesma dica de monitorar diariamente os gastos e o saldo da conta para não ser vítima de nenhuma fraude com cartão de crédito.
Caso a suspeita do golpe seja confirmada, alguns passos devem ser seguidos para que prejuízos ainda maiores não aconteçam:
Acesse o aplicativo do seu banco ou entre em contato com a central de atendimento pelo telefone e solicite o bloqueio do cartão para que os golpistas não consigam continuar comprando.
Anote as principais informações das compras, como horários, valores, nomes dos estabelecimentos e afins.
Se preferir, você também pode pedir o cancelamento do cartão. Para isso, será necessário informar os dados anotados para a empresa emissora.
Uma dúvida frequente é sobre quem deve pagar a fatura nesses casos. Mas fique tranquilo! A responsabilidade é inteira da operadora do cartão.
A instituição financeira tem a opção de estornar os valores ou enviar uma nova fatura, isenta das compras que não foram realizadas pelo cliente.
Se o valor já tiver sido pago, o consumidor tem o direito de solicitar o reembolso.
Você acabou de conferir como lidar com clonagem de cartão. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil!
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