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Teve seu cartão clonado? Saiba o que fazer nessa situação!

Já recebeu alguma notificação de compra com o seu cartão, mas que na verdade não foi realizada por você? Pois bem, isso provavelmente é um indício de cartão clonado

Segundo pesquisas, mais de 3,5 milhões de pessoas no Brasil já tiveram prejuízo por conta de clonagem de cartão. 

E como proceder nesse tipo de situação? Como identificar se realmente foi clonado? Quem deve pagar a fatura, afinal? Se essas dúvidas também são suas, continue a leitura deste post para saber o que fazer! 

Como identificar cartão clonado: 3 sinais para prestar atenção! 

Nem sempre é possível saber de imediato se houve clonagem. Por isso, vale a pena considerar alguns sinais: 

Compras desconhecidas na fatura do cartão 

Percebeu que existem compras não reconhecidas na sua fatura? Este já pode ser um forte indicativo de clone. 

Com a correria do dia a dia, acabamos por não acompanhar nossos gastos. Porém, é importante monitorar os itens e valores descritos na fatura do cartão de crédito. Criar esse hábito pode evitar surpresas desagradáveis. 

Notificações de compras que não foram realizadas 

Esse talvez seja o sinal mais claro. Se aparecer qualquer notificação de compras que você não fez, é muito provável que seu cartão tenha sofrido clonagem. 

Para conseguir identificar o golpe rapidamente, mantenha as notificações do aplicativo do seu banco sempre ativadas. 

Saques em conta em horários duvidosos

Outra forma de descobrir um clone é através da identificação de saques em horários improváveis que não seriam feitos por você. 

Aqui vale a mesma dica de monitorar diariamente os gastos e o saldo da conta para não ser vítima de nenhuma fraude com cartão de crédito

O que fazer em caso de cartão clonado? 

Caso a suspeita do golpe seja confirmada, alguns passos devem ser seguidos para que prejuízos ainda maiores não aconteçam: 

Bloqueie o cartão 

Acesse o aplicativo do seu banco ou entre em contato com a central de atendimento pelo telefone e solicite o bloqueio do cartão para que os golpistas não consigam continuar comprando. 

Analise seu extrato e fatura 

Anote as principais informações das compras, como horários, valores, nomes dos estabelecimentos e afins. 

Se preferir, cancele o cartão 

Se preferir, você também pode pedir o cancelamento do cartão. Para isso, será necessário informar os dados anotados para a empresa emissora. 

Quem deve pagar a fatura? 

Uma dúvida frequente é sobre quem deve pagar a fatura nesses casos. Mas fique tranquilo! A responsabilidade é inteira da operadora do cartão. 

A instituição financeira tem a opção de estornar os valores ou enviar uma nova fatura, isenta das compras que não foram realizadas pelo cliente. 

Se o valor já tiver sido pago, o consumidor tem o direito de solicitar o reembolso. 

4 Dicas básicas para se proteger 

  • Não compartilhe informações do seu cartão com ninguém
  • Dê preferência ao cartão virtual para compras online
  • Evite enviar fotos do seu cartão por em aplicativos de mensagens
  • Atente-se ao recebimento de links suspeitos via SMS, WhatsApp ou e-mail

Você acabou de conferir como lidar com clonagem de cartão. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil! 

Para ler outros materiais com dicas, notícias e informações como essa, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais! E se tiver alguma dúvida, é só escrever o seu comentário aqui embaixo!

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