Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fraude com cartão de crédito: como evitar e se proteger

Por mais que surjam diferentes meios de pagamento, o cartão continua sendo um dos mais utilizados. Mas é preciso bastante cuidado para não ser vítima de fraude com cartão de crédito. 

Com o aumento das vendas online, o risco de cair em golpes é ainda maior. Por isso, é importante contar com a ajuda de soluções adequadas para a consulta de CPF e CNPJ antes de vender. 

Neste post, vamos mostrar os principais tipos de fraude com cartão de crédito e o que fazer para se proteger contra eles. É só continuar a leitura para conferir! 

As principais fraudes com cartão de crédito

Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais sofre com golpes de cartão? Uma pesquisa feita pela Global Consumer Card Fraud mostra que o índice chega a 49%. Entre as principais fraudes, estão as seguintes: 

Clonagem de cartão

A clonagem se dá por meio de pequenos dispositivos eletrônicos que são inseridos em leitores de cartão para roubar os dados da pessoa. 

Geradores de números de cartões 

A fraude consiste no uso de uma ferramenta capaz de gerar diferentes combinações numéricas até acertar uma opção que corresponda a um cartão de crédito para que o golpista possa realizar suas compras. 

Ligações falsas para roubo de dados 

Muitos fraudadores fazem ligações se passando por bancos ou instituições financeiras para solicitar a confirmação de dados, como número de cartão e código de segurança, e fazer compras online.

Chargeback 

O chargeback, na verdade, é uma contestação de pagamento. Dessa forma, os golpistas aproveitam da praticidade de estornar para deixar de pagar as compras. 

Como se proteger contra as fraudes de cartão de crédito? 

A melhor maneira de se precaver contra esse tipo de situação é dedicando alguns cuidados ao processo de concessão de crédito. Por exemplo: 

Fazer análise de crédito: verifique se há alguma anotação envolvendo o cpf ou cnpj do cliente, consulte o histórico financeiro, avalie os documentos dele, entre outros. 

Investir em tecnologia: contar com um sistema de automação financeira e uma ferramenta de análise de crédito são ótimas formas para evitar esse tipo de golpe. 

Atualizar o banco de dados do cliente: manter os dados do consumidor atualizados é fundamental para fazer uma avaliação de crédito mais assertiva e em tempo real. 

E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir as principais fraudes com cartão de crédito e como evitá-las. Para ler outras matérias como essa, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo! 

Posts relacionados

CNPJ inapto: saiba o que significa e como regularizar

Quando um CNPJ se torna inapto, significa que a empresa deixou de cumprir com alguma obrigação legal e fiscal. Por isso, neste post, você vai conferir as principais responsabilidades a serem cumpridas e como regularizar essa situação!

Destaques

2 min