Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Por que consultar o CNPJ dos seus fornecedores? Entenda!

Assim como é fundamental analisar o CPF dos clientes que compram em sua empresa, é igualmente importante consultar o CNPJ dos fornecedores que levam a mercadoria até você. 

Trata-se de uma forma de assegurar não só a qualidade dos produtos ou serviços, como evitar problemas financeiros e garantir a boa reputação do seu negócio. Afinal de contas, se a empresa fornecedora não for legalmente regularizada, isso pode respingar na imagem da sua. 

Portanto, no post de hoje, vamos mostrar por que a consulta de CNPJ dos fornecedores é uma prática tão recomendada. Continue a leitura para conferir tudo! 

A importância de consultar o CNPJ do seu fornecedor

A consulta de CNPJ não deve ser direcionada somente para clientes PJ que compram ou queiram comprar comprar em sua loja. Essa análise deve levar em conta os fornecedores também. 

Sim, os fornecedores! Aliás, a produção da sua empresa é impactada por essa cadeia de suprimentos, o que significa que eles desempenham papel crucial nessa relação. 

Por isso, a gestão de fornecedores precisa ser feita de maneira eficiente para que as operações do seu negócio não sejam afetadas. E é por meio do monitoramento de CNPJ que você conseguirá identificar possíveis problemas. 

O que dá para identificar na consulta de CNPJ do fornecedor?

Se você ainda não consulta o documento dos seus parceiros comerciais, é hora de considerar essa prática. A análise do CNPJ é uma forma de garantir segurança e, sobretudo, de estreitar a parceria entre vocês.

Veja o que dá para identificar a partir dessa avaliação: 

Se a empresa fornecedora é regularizada perante a lei

Ao realizar a consulta, você confirma se o seu fornecedor está devidamente registrado e legalizado nos órgãos competentes, como a Receita Federal. Isso ajuda a evitar negócios com empresas irregulares e principalmente a ser vítima de fraudes. 

Idoneidade da empresa 

Em sequência, é essencial verificar a situação fiscal da empresa e como ela lida com suas obrigações tributárias. Essas informações indicarão a idoneidade do fornecedor e se ele trabalha em conformidade com as leis e regulamentações fiscais.

Histórico da empresa

Através do CNPJ, você consegue obter dados sobre o histórico da empresa, como alterações de razão social, endereço, sócios, capital social, entre outros. Essas informações podem ser úteis para conhecer a a reputação da empresa fornecedora.

Prevenção contra fraudes

Como já falamos anteriormente, a análise do documento também ajuda a identificar possíveis fraudes e as famosas empresas de fachada, que atuam com o objetivo de enganar seu clientes. Observando os dados cadastrais e a autenticidade do CNPJ, você reduzir o risco de ser vítima de golpes.

(Leia mais: Fraude nas empresas: como o Monitoramento pode evitar?).

Cumprimento das obrigações legais

Quando você fecha negócio com parceiros que estão registrados corretamente, você evita problemas relacionados ao descumprimento de obrigações legais. Isso protege sua empresa de implicações jurídicas e financeiras.

De modo geral, estamos falando de uma medida para prevenir seu negócio contra fraudes e manter a integridade das suas transações comerciais. Ao checar a legalidade e o histórico dos fornecedores, você tem informações mais detalhadas para tomar melhores decisões.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que ele seja útil para você! Acessando nosso blog, você confere muitas outras matérias com temas relacionados. Aproveite!

Posts relacionados

Tudo sobre negativação: conheça mais dessa solução!

O termo negativação não é novo por aqui e muito provavelmente não é novo para você, analista de crédito e empreendedor. Porém, nunca é demais reforçá-lo, principalmente em tempos de recessão econômica e pandemia, em que o número de inadimplentes tem aumentado. Por isso, hoje vamos explicar tudo sobre a negativação de devedores, inclusive a […]

Destaques

2 min