Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Estratégias de crescimento para micro e pequenas empresas: 8 dicas infalíveis!

Empresas que querem se destacar no mercado devem buscar inovações que as diferenciem da concorrência. Mas não basta só isso. É necessário também a criação de estratégias de crescimento. 

Além disso, é preciso criar um planejamento para melhorar a gestão do negócio e prepará-lo para enfrentar possíveis desafios. Se o intuito é atingir um crescimento significativo, estabelecer metas de curto, médio e longo prazo é essencial.

Por isso, separamos 8 dicas que podem contribuir para o crescimento da sua empresa. Confira!

8 estratégias de crescimento para empresas: confira agora!

1 – Conheça o seu público

Para conseguir alcançar clientes em potencial, é preciso conhecê-los. Não adianta ter uma boa estratégia, um bom conteúdo, escolher o meio de comunicação adequado e, no fim de tudo, não atingir a pessoa certa. Mas como saber quem é nosso público ideal?

Para identificar seu potencial cliente, entenda as diferenças entre público-alvo e persona:

Público-alvo: podemos dizer que público-alvo é um grupo de indivíduos com características semelhantes. Tendo como base o perfil comportamental, socioeconômico e demográfico, possui uma definição mais ampla, ou seja, não se refere a uma pessoa específica.

Persona: pode ser representada por um cliente ideal fictício. É formada a partir do comportamento e características reais de seus clientes. Porém, as informações abordadas costumam ser mais elaboradas, transparecendo a imagem do consumidor ideal.

Exemplos de público-alvo e persona

Vamos imaginar que você vende roupa feminina infantil… Como você poderia descrever seu público-alvo e sua persona?

Veja alguns exemplos!

  • Público-alvo: criança (menina) que mora com os pais, idade entre 10 a 12 anos, mora em São Paulo, a renda mensal dos pais é acima de 8 salários mínimos.
  • Persona: Maria Clara, 10 anos de idade, mora em São Paulo, adora conversar com as amigas no WhatsApp, ir ao balé e viajar. Quer ser uma Youtuber e fazer vídeos sobre os melhores lugares para se conhecer. Apesar de ser criança, já tem estilo próprio e gostar de se vestir bem.

Conseguiu perceber a diferença entre os dois? Na primeira descrição, os dados são mais gerais, enquanto na segunda as informações aparecem de forma mais detalhada. No entanto, não podemos simplesmente nos basear em suposições e achismos. Ambos são criados por meio de pesquisas e dados.

Conhecer a persona do seu negócio é compreender os hábitos e as demandas de consumo de seus clientes. A partir disso, será possível desenvolver maneiras de suprir as necessidades deles e oferecer aquilo que eles procuram.

2 – Encontre o seu diferencial

O que a sua empresa tem, que as outras não têm? Qual é o seu diferencial?

Para crescer, é interessante oferecer algo diferente, que te faça sobressair entre seus concorrentes, como um atendimento personalizado, produtos e serviços exclusivos, status, tecnologia superior, entre outras inúmeras possiblidades.

Encontrar essa relevância perante à concorrência é o primeiro passo para quem quer expandir.

3 – Priorize a satisfação do cliente

Sem clientes, não há negócio. São eles que proporcionam renda e lucro aos negócios.

Por isso, o foco deve ser sempre a satisfação dos clientes, especialmente daqueles que já compram com você há um tempo e que gostam do seu produto e/ou serviço.

Crescer a qualquer custo não é indicado, pois a relação com o público-alvo pode ser comprometida se a qualidade se perder no meio do caminho.

4 – Equilibre as finanças da sua empresa

Progresso pede investimento. Portanto, uma empresa que está no vermelho provavelmente terá dificuldades de expandir.

Sendo assim, é fundamental ajustar as despesas e a receita, manter-se atento aos prazos de pagamentos de fornecedores e recebimentos dos clientes.

Utilize o fluxo de caixa da empresa como base para as tomadas de decisão e controle seu capital de giro. Esses são fatores são cruciais para o desenvolvimento do negócio.

5. Use a Negativação

Quando uma empresa possui muitos clientes devedores, uma das estratégias de recebimento mais indicada é a negativação.

A negativação de devedores é uma ferramenta de cobrança essencial para o recebimento de dívidas. Por meio dela, os nomes dos devedores são enviados para órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa Experian.

Registrar o inadimplente em uma base de dados desse nível faz com que o devedor tenha dificuldade de conseguir crédito na praça até que suas dívidas sejam quitadas.

Em outras palavras, o consumidor ficará com o nome sujo, o que geralmente impede que ele obtenha crédito em outra empresa que tenha acesso a essa informação.

Diante de tantas consequências , os clientes inadimplentes são os maiores interessados em “limpar” seus nomes. Com certeza, eles farão tudo que estiver a seu alcance para regularizar a situação.

6 – Desenvolva presença online

Grande parte das compras realizadas hoje em dia começa com uma pesquisa na internet para encontrar possíveis soluções para um problema. Por isso, manter uma boa presença online é fundamental.

Caso contrário, esses potenciais clientes jamais conseguirão encontrar seus produtos ou serviços. Dessas forma, construir um site responsivo e administrar bem as redes sociais são os primeiros passos.

Mostre o que a sua empresa faz e como ela pode ajudá-lo. Assim, você tem mais chances de transformar seu visitante em um lead e até mesmo em um cliente.

7 – Flexibilize as formas de pagamento

Por mais que as empresas criem ações para vender, nem sempre o consumidor tem em mãos o dinheiro físico para fazer a compra. Para contornar essa situação e viabilizar a realização de negócios, ofereça formas de pagamento variadas.

Quantas vezes você já foi pego de surpresa na hora de pagar uma compra e descobriu que o lugar não aceitava cartão ou cheque? Ou até mesmo não trabalhava com crediário próprio?

Esse estabelecimento definitivamente não sabe o que é ter flexibilidade no pagamento para fidelizar mais clientes para os seus serviços. A diversificação é uma estratégia muito importante para obter resultados!

Talvez você esteja se perguntando “como vender a prazo sem perder a segurança em receber?”. É simples: solicite documentos e pesquise a situação do consumidor na praça!

Não tenha receio em recorrer aos serviços de proteção ao crédito. Eles indicarão se o comprador está inadimplente junto a outros estabelecimentos, bem como o valor dos débitos.

Desse modo, você consegue analisar a situação, formular uma ideia quanto ao comportamento de consumo desse cliente e decidir conscientemente se vai conceder crédito a quem já está com dificuldade de lidar com seus compromissos atuais.

A concessão de crédito vai além da simples oferta de dinheiro para o consumidor. É a efetivação de um compromisso com o cliente, baseado em confiança e responsabilidade.

Nesse sentido, a tecnologia se torna uma grande aliada, possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de soluções eficientes que otimizam e qualificam a ação. Hoje, ferramentas tecnológicas permitem que todo esse processo seja realizado de forma mais segura, rápida, inteligente e completa.

8 – Valorize seus funcionários 

Os funcionários da empresa precisam se sentir motivados a trabalhar e a contribuir para a evolução dos negócios.

De maneira geral, no meio corporativo, a motivação parte de 4 pontos: reconhecimento, aprendizado, segurança e dinheiro.

  • Reconhecimento: o fator-chave para quem é movido pelo reconhecimento é o feedback. Essa pessoa precisa saber se o seu trabalho foi bem feito e se sente realizada receber elogios, premiações ou qualquer tipo de gratificação.
  • Aprendizado: quer ver uma pessoa motivada e feliz pelo aprendizado? Delegue funções e ofereça desafios, confiando em sua capacidade. Forneça cursos e treinamentos para que ela se sinta mais preparada.
  • Segurança: um ambiente de trabalho saudável e estável é o que move aqueles que buscam segurança. Nesse caso, o incentivo se faz por meio de ações que ajudem a estreitar os laços da equipe ou mesmo pelo estímulo a atividades que promovam o bem-estar.
  • Dinheiro: ver que o seu trabalho teve como consequência uma recompensa monetária é prioridade para os impulsionados pelo dinheiro. Nesse aspecto, entra não somente um plano claro de cargos e salários, mas também gratificações extras, seja por uma meta alcançada ou por um bônus de fim de ano, por exemplo.

A proporção desses interesses podem variar entre os colaboradores, de acordo com o tipo de atividade exercida e o perfil do funcionário. Cabe ao profissional de RH fazer um levantamento da sua equipe, verificar qual o maior percentual de interesse para saber como agir. Também vale a pena checar os problemas recorrentes e o que tem gerado desmotivação.

E então, achou que este conteúdo te ajudou? Você acabou de conferir algumas dicas que podem ajudar no crescimento da sua empresa.

Caso ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados

Uma resposta para “Estratégias de crescimento para micro e pequenas empresas: 8 dicas infalíveis!”

  1. Letícia disse:

    Que bom que gostou, Valeria. Continue acompanhando nosso blog para conferir outros conteúdos!