Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Com quantos dias posso negativar meus devedores?

A negativação é uma ação altamente recomendada para empresas que enfrentam problemas com a inadimplência. A dúvida que surge com frequência, no entanto, é “com quantos dias posso negativar meus devedores?”.

Antes de falarmos sobre isso, é importante ter em mente que, ao incluir o nome de um cliente inadimplente no banco de dados de algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian, você aumenta suas chances de receber pela dívida e ainda ajuda outras empresas que vendem a prazo a conhecer melhor a capacidade de pagamento deste consumidor.

Continue a leitura para saber mais! 

Com quantos dias posso negativar meus clientes devedores, afinal?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, não há nenhuma restrição no que diz respeito ao prazo para a negativação de devedores. Em teoria, passado 1 dia do vencimento da dívida, o cliente já pode ser registrado como inadimplente. 

É claro que não é assim que funciona na prática. Algumas empresas, por exemplo, chegam a estabelecer prazos de até 30 dias para incluir o devedor na base de dados PEFIN da Serasa. Entretanto, muitas delas acabam se esquecendo que, para o nome do cliente ficar realmente disponível no banco de dados, após a inclusão, pode demorar de 15 a 20 dias, ou mais.  

Justamente por conta desse prazo para a disponibilização do nome do devedor, fazer a negativação precocemente pode ser uma boa ideia. Tendo em vista que o cliente ainda terá um tempo para se organizar. 

Isso porque, quando a Serasa é notificada sobre a dívida, ela envia uma carta comunicado para o devedor em até 5 dias. Em seguida, ele tem um prazo de 10 dias para entrar em contato com a empresa ou instituição financeira e regularizar sua situação. 

Qual o prazo para o nome do devedor aparecer na base da Serasa

Como acabamos de dizer, o nome do devedor não aparece imediatamente na base de dados da Serasa, e o prazo pode variar a depender do estado, por exemplo: 

  • São Paulo: 10 dias 
  • Pernambuco: 20 dias
  • Piauí: 15 dias 
  • Mato Grosso do Sul: 45 dias 
  • Demais estados: 10 dias

E se o cliente não fizer o pagamento após receber a carta-comunicado?

Assim que recebida a carta da Serasa, se o devedor não regularizar sua situação, os dados da dívida dele serão mostrados em quaisquer consultas e para todos que o avaliarem. 

Como consequência, ele terá o crédito restringido no mercado. Um ponto importante que devemos enfatizar a respeito desse processo é que o fato de ter o nome inscrito no cadastro de inadimplentes, e disponível para todos que consultarem, pode motivar a pessoa a realizar o pagamento o mais rápido possível.

Por essa e outras razões, reforçamos que a negativação é uma ótima ferramenta de recuperação de crédito.  

E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir com quantos dias é possível negativar um cliente devedor. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, basta nos deixar um comentário abaixo! 

Posts relacionados

4 dicas para motivar uma equipe de vendas no começo do ano

Início de ano, em muitos seguimentos do varejo significa vendas baixas. Grande parte dos consumidores ainda estão pagando pelas compras de final de ano e têm menos dinheiro disponível para gastar. Esse é um momento delicado para os lojistas e se nada for feito para motivar sua equipe de vendas, seu negócio vai demorar para deslanchar novamente. […]

Destaques

5 min

2 respostas para “Com quantos dias posso negativar meus devedores?”

  1. JULIO CESAR KALINOSKI disse:

    Boa Noite:
    Paguei uma parcela de meu financiamento que estava em aberta desde 12/2019.
    A carta SERASA informou que eu teria um prazo de 10 dias à partir da emissão para regularização.
    Fiz o pgto dentro desta data 10/02.

    Como tenho proposta de finaciamento imobiliário pré aprovado no BRADESCO, que será contrarado está semana ( até sexta feira ) não posso ter restrições.
    Entreguei copia do pgto. na loja LOSANGO aqui em Cascavel, e eles ficaram de repassar ao setor de crédito da empresa.

    Como posso ter certeza que esta inclusão não será feita ?

    Obrigado,

    Julio Cesar

    O

    • Redação disse:

      Olá Julio, tudo bem?
      Você pode acessar o site do Serasa Consumidor e verificar o seu nome (Gratuitamente). Lá você verifica seu score e qualquer outra pendência que possa estar vinculada ao seu nome.
      Algo mais que possamos ajudar?