Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Com quantos dias posso negativar meus devedores?

A negativação é uma ação altamente recomendada para empresas que enfrentam problemas com a inadimplência. A dúvida que surge com frequência, no entanto, é “com quantos dias posso negativar meus devedores?”.

Antes de falarmos sobre isso, é importante ter em mente que, ao incluir o nome de um cliente inadimplente no banco de dados de algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian, você aumenta suas chances de receber pela dívida e ainda ajuda outras empresas que vendem a prazo a conhecer melhor a capacidade de pagamento de tal consumidor.

Continue a leitura para saber mais! 

Com quantos dias posso negativar meus clientes devedores, afinal?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, não há nenhuma restrição no que diz respeito ao prazo para a negativação de devedores. Em teoria, passado 1 dia do vencimento da dívida, o cliente já pode ser registrado como inadimplente. 

É claro que não é assim que funciona na prática. Algumas empresas, por exemplo, chegam a estabelecer prazos de até 30 dias para incluir o devedor na base de dados PEFIN da Serasa. Entretanto, muitas delas acabam se esquecendo que, para o nome do cliente ficar realmente disponível no banco de dados, após a inclusão, pode demorar de 15 a 20 dias, ou mais.  

Justamente por conta desse prazo para a disponibilização do nome do devedor, fazer a negativação precocemente pode ser uma boa ideia. Tendo em vista que o cliente ainda terá um tempo para se organizar. 

Isso porque, quando a Serasa é notificada sobre a dívida, ela envia uma carta comunicado para o devedor em até 5 dias. Em seguida, ele tem um prazo de 10 dias para entrar em contato com a empresa ou instituição financeira e regularizar sua situação. 

Qual o prazo para o nome do devedor aparecer na base da Serasa

Como acabamos de dizer, o nome do devedor não aparece imediatamente na base de dados da Serasa, e o prazo pode variar a depender do estado, por exemplo: 

  • São Paulo: 20 dias 
  • Pernambuco: 20 dias
  • Piauí: 15 dias 
  • Mato Grosso do Sul: 45 dias 
  • Demais estados: 10 dias

E se o cliente não fizer o pagamento após receber a carta comunicado?

Assim que recebida a carta da Serasa, se o devedor não regularizar sua situação, os dados da dívida dele serão mostrados em quaisquer consultas e para todos que o avaliarem. 

Como consequência, ele terá o crédito restringido no mercado. Um ponto importante que devemos enfatizar a respeito desse processo é que o fato de ter o nome inscrito no cadastro de inadimplentes, e disponível para todos que consultarem, pode motivar a pessoa a realizar o pagamento o mais rápido possível.

Por essa e outras razões, dissemos que a negativação pode aumentar as chances de recuperação de crédito.  

E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir com quantos dias é possível negativar um cliente devedor. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, basta nos deixar um comentário abaixo! 

Posts relacionados

2 respostas para “Com quantos dias posso negativar meus devedores?”

  1. JULIO CESAR KALINOSKI disse:

    Boa Noite:
    Paguei uma parcela de meu financiamento que estava em aberta desde 12/2019.
    A carta SERASA informou que eu teria um prazo de 10 dias à partir da emissão para regularização.
    Fiz o pgto dentro desta data 10/02.

    Como tenho proposta de finaciamento imobiliário pré aprovado no BRADESCO, que será contrarado está semana ( até sexta feira ) não posso ter restrições.
    Entreguei copia do pgto. na loja LOSANGO aqui em Cascavel, e eles ficaram de repassar ao setor de crédito da empresa.

    Como posso ter certeza que esta inclusão não será feita ?

    Obrigado,

    Julio Cesar

    O

    • Redação disse:

      Olá Julio, tudo bem?
      Você pode acessar o site do Serasa Consumidor e verificar o seu nome (Gratuitamente). Lá você verifica seu score e qualquer outra pendência que possa estar vinculada ao seu nome.
      Algo mais que possamos ajudar?