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Como começar a empreender do zero: dicas infalíveis!

Está pensando em abrir seu próprio negócio, mas tem dúvidas sobre como começar a empreender do zero? Então, você está no lugar certo!

Neste post, trouxemos algumas dicas importantes para quem pretende embarcar nesse desafio. Continue a leitura para conferir! 

Como começar a empreender do zero: 8 dicas essenciais! 

Apesar das dificuldades, começar a empreender pode trazer resultados bastantes positivos (desde que haja uma boa gestão de negócio). A seguir, veja as dicas que preparamos para te ajudar:

1. Defina em que área você vai empreender

Identifique uma oportunidade de mercado ou uma necessidade não atendida e construa sua ideia de negócio a partir disso. 

O ponto-chave aqui é pensar em como sua proposta será útil ou poderá resolver os problemas do consumidor. 

2. Faça uma pesquisa de mercado

Faça uma pesquisa detalhada do segmento que você pretende atuar: analise a concorrência, o público-alvo, veja quais as tendências de mercado e avalie se a sua ideia é válida para atender a demanda. 

3. Elabore um planejamento

Crie um planejamento e descreva todo o seu projeto, seus objetivos, estratégias de marketing e vendas e operações. Isso te ajudará a ter uma visão mais ampla de quais os melhores caminhos seguir. 

4. Organize-se para buscar um financiamento

Determine quanto capital você precisa para começar a empreender do zero e busque orientação sobre os diferentes tipos de financiamento para encontrar uma opção adequada para você. Afinal de contas, você ficará um tempo pagando por ele depois. 

5. Registre seu negócio

Cumpra as formalidades legais necessárias para abrir sua empresa. Isso inclui o registro do nome da marca, conseguir licenças e autorizações, entre outros.

6. Construa presença online

Construir presença online, hoje em dia, é um fator indispensável. Muitas pessoas, antes de se tornarem clientes, fazem uma pesquisa sobre a marca. 

Ainda que você não tenha o intuito de ter um site, cadastre sua empresa no “Google Meu Negócio” (ou Google My Business), isso garantirá que seu negócio seja encontrado com mais facilidade. Além disso, crie perfis nas redes sociais, como Instagram e Facebook, e faça postagens frequentes para promover sua marca, interagir com seu público-alvo e ganhar mais visibilidade.

7. Seja persistente!

O empreendedorismo é uma jornada cheia de obstáculos. Esteja preparado para lidar com os problemas, mas também para aprender com eles. 

Lembre-se de que empreender exige esforço e dedicação. Por isso, seja persistente com seus objetivos!  

8. Faça análise de crédito

Por fim, não deixe de fazer análise de crédito! Esse ponto é imprescindível para que você consiga manter a saúde financeira da sua nova empresa. Por meio da avaliação de crédito, você tem os seguintes benefícios: 

Diminui o risco de inadimplência

Através da análise, você avalia a capacidade financeira dos seus clientes e a possibilidade deles pagarem ou não pelo que devem. 

Ao verificar o histórico de crédito e a situação financeira do consumidor, você consegue identificar possíveis riscos de inadimplência.

Protege o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é fundamental para manter o negócio funcionando. Quando uma venda é realizada no crédito, por exemplo, o valor não cai imediatamente no caixa. 

Ao fazer a análise de crédito, você terá noção da probabilidade de receber o pagamento no futuro. Assim, você mantém o fluxo de caixa protegido e evita vender para pessoas que apresentem alto risco de não cumprir com o pagamento da dívida.

Ajuda no relacionamento com o cliente

A partir do momento que você identifica clientes confiáveis, que oferecem baixo risco, é possível estabelecer um relacionamento a longo prazo com eles e aumentar o limite de crédito, o que consequentemente poderá gerar mais vendas.  

Tomada de decisão pautada em dados reais

A avaliação de crédito é a melhor forma de obter dados reais sobre o consumidor. Essas informações podem ser usadas para tomar decisões direcionadas, como determinar os termos de pagamento, definir limite de crédito adequado e até mesmo oferecer uma experiência de compra personalizada, com base no perfil do cliente. 

De modo geral, a análise é uma ferramenta crucial para reduzir os riscos de inadimplência, principalmente para quem está iniciando. 

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que ele seja útil e contribua com a sua empresa! Para ler outros artigos como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais! 

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