Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

4 Dicas básicas de como fazer um bom investimento financeiro

Você já deve ter lido por aí que não é preciso um valor tão alto para investir em um negócio próprio. Aquilo que costumam dizer, que é necessário muito dinheiro, não passa de um mito. Não se trata somente de quantia, mas sim de como você irá aplicar o que tem. Portanto, o primeiro passo é pensar em como fazer um bom investimento financeiro.

Não é incomum vermos investidores que iniciam com uma grande bolada e no final não obtêm sucesso. É uma questão de análise, planejamento e, sobretudo, cuidado. 

Por isso, para o post de hoje preparamos algumas dicas básicas, mas infalíveis, sobre como investir com segurança, ter êxito em seu negócio e ainda se prevenir contra a inadimplência. 

Como fazer um bom investimento: dicas básicas e seguras! 

Se você já tem o seu próprio negócio ou pretende iniciá-lo, é essencial se organizar para que o investimento feito valha a pena, tenha retorno e seja seguro. Portanto, dá uma olhada nas dicas que trouxemos para te ajudar! 

1. Estabeleça metas e objetivo 

Para começar, é válido considerar alguns pontos: aonde você quer chegar? Qual é o seu objetivo com este investimento? Você deseja criar algo do zero? Quer levar melhorias a sua empresa, expandi-la? 

Todos esses fatores te darão uma base de quanto será necessário economizar e quanto investir. 

2. Defina a quantia do investimento 

O próximo passo é estabelecer de fato de quanto e como será feito o investimento. Independentemente de você decidir aplicar o dinheiro mensalmente ou de uma única vez, é essencial fazer um planejamento financeiro

Para isso, se você já empreender, leve em conta o fluxo de caixa do seu negócio, ou seja, as entradas e saídas, avalie como tem sido sua lucratividade e principalmente o seu orçamento. Afinal, é dali que a sua renda é gerada. 

3. Conheça os tipos de investimentos e procure uma instituição financeira 

Mais do que se organizar, você deve entender os tipos de investimentos disponíveis — renda fixa e renda variável — para escolher o mais adequado. Além disso, procure uma instituição financeira para te orientar e auxiliar no momento de abrir uma conta e dar início ao seu plano. 

4. Invista, mas não se esqueça de  

Se você quer ampliar o que já possui, o cuidado com as finanças da sua empresa deve ser ainda maior. Desse modo, monitore como está a situação dos seus clientes, como está o índice de inadimplência, analise-os e faça consulta de crédito

Conhecer os seus clientes e avaliá-los é uma forma de travar o aumento da inadimplência. Então, fique atento! 

Você acabou de conferir 4 dicas simples de como fazer um bom investimento financeiro. Para ler outras matérias como essa, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais!  Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui embaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados