Há quem diga que o ano só começará de verdade depois do Carnaval 2025. Mas para o comércio, de forma geral, os trabalhos já se iniciaram há tempos.
Isso porque o período pré-carnaval é uma ótima oportunidade para lucrar. Então, se você, empresário, quer saber como vender mais nessa época, continue a leitura deste conteúdo.
Preparamos um guia infalível que vai te ajudar a traçar estratégias para faturar mais!
Carnaval 2025: como planejar estratégias para vender mais?
Para aproveitar ao máximo a data e vender mais, é essencial criar um planejamento. Veja a seguir 6 estratégias básicas para se destacar da concorrência!
1. Conheça seu público-alvo e entenda o comportamento do consumidor
Antes de definir suas ações, é fundamental entender o que os consumidores buscam nessa época do ano. Normalmente, durante o carnaval, alguns itens e serviços se destacam pelo aumento significativo na demanda:
- Roupas e fantasias: peças coloridas, confortáveis e que chamam atenção.
- Acessórios: glitters, maquiagens e cosméticos, pochetes e adereços carnavalescos.
- Bebidas e alimentos: opções rápidas e práticas para festas e blocos.
- Hospedagem e transporte: alta procura por estadias e deslocamentos turísticos.
- Entretenimento: shows, eventos, pacotes turísticos e experiências diferenciadas.
(Leia também: Como entender as necessidades do cliente que compra em sua loja?).
2. Aposte na temática de carnaval
Carnaval é sinônimo de alegria e boas vibrações. Adaptar sua comunicação e o ambiente do seu negócio ao clima da festa pode atrair mais clientes. Sendo assim, não economize na decoração, crie conteúdo digital, com postagens interativas, tutoriais relacionados ao tema, e faça promoções atrativas.
3. Reforce seu marketing digital
O comportamento e hábito de consumo dos consumidores estão cada vez mais voltados para o ambiente digital. Portanto, se possível, invista em anúncios segmentados, faça parceria com influenciadores e facilite a compra online.
4. Trabalhe com produtos personalizados
Produtos e serviços personalizados para a festa geram maior interesse. Algumas ideias legais para colocar em prática são:
- Kits temáticos: combinações de bebidas, alimentos ou acessórios para foliões.
- Serviços rápidos: maquiagem express, aluguel de fantasias e transporte exclusivo.
- Brindes e lembranças: itens personalizados para fidelizar clientes.
5. Priorize a experiência do cliente
Com o aumento da demanda, o atendimento precisa ser eficiente para evitar insatisfação. Portanto:
- Tenha uma equipe preparada. Garanta que seus vendedores estejam treinados para um atendimento ágil.
- Ofereça alternativas de pagamento diversificadas, como cartões de crédito e débito, opção de parcelamento, descontos para pagamento no pix, entre outras.
- Pense no pós-venda. Mantenha contato com os clientes para futuras promoções.
(Leia mais: Experiência de compra personalizada: como colocar em prática?).
6. Conquiste seus clientes!
Além de vender mais, é importante pensar também na fidelização de clientes após o Carnaval 2025.
Você pode fazer isso a partir da criação de uma base de contatos para enviar promoções e novidades mesmo depois do evento, programas de fidelidade que recompensem os consumidores recorrentes com benefícios exclusivos e com uma comunicação ativa, que engaje.
Seguindo essas ideias, com certeza sua empresa terá mais chances de lucrar e conquistar clientes.
E então, achou que esse artigo foi útil? Acompanhe nosso blog para conferir outras matérias como essa. Até a próxima!