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Como vender mais no carnaval: dicas para sua loja de maquiagens e cosméticos!

Se você trabalha com a venda de maquiagens e cosméticos, não deixe de ler este conteúdo! 

Sabe aquele ditado de que o ano só começa depois do carnaval? Pois bem, essa pode ser uma ótima oportunidade para manter as vendas aquecidas em seu negócio e não perder o ritmo do fim do ano, período em que o consumidor apresenta maior poder de compra e costuma gastar mais.

Por isso, para evitar a desaceleração das vendas pós Natal e ano novo, além de analisar quais setores se destacam nessa época de folia, trouxemos algumas dicas de como vender mais no carnaval para você colocar em prática na sua loja de maquiagens e cosméticos! Continue a leitura para conferir tudo! 

Como vender mais no carnaval: setores que mais se destacam 

O carnaval está na lista das festividades mais importantes do Brasil. Só para se ter ideia da movimentação financeira que essa data provoca no país, somente no Rio do Janeiro, os números chegam a R$4 bilhões, conforme dados divulgados pela prefeitura do município. Em São Paulo não é muito diferente, a festa movimenta cerca de R$3 bilhões na economia da cidade.

Segundo pesquisas realizadas pela CNC, os setores que mais se destacam nesse período do ano são: 

  • Alimentação e bebidas (bares e restaurantes)
  • Transporte de passageiros
  • Hospedagem (hotéis e pousadas)
  • Lazer e cultura.

Veja quais os itens de maior consumo no carnaval 

Alguns itens são mais consumidos nessa época. Entre os mais procurados, estão:  

  • Carnes e produtos para churrasco 
  • Delivery de comidas e bebidas 
  • Bebidas em geral: cerveja, outras bebidas alcoólicas, refrigerantes e água mineral
  • Estacionamento 
  • Transporte 
  • Fantasias e acessórios 
  • Maquiagens e cosméticos 

O que não pode faltar no varejo de maquiagens e cosméticos

Especialmente para quem trabalha com maquiagens e cosméticos, essa é a hora de investir em novidades. Afinal de contas, a cada ano surgem novas tendências de moda no mercado, e quem quer se destacar da concorrência, precisa acompanhar essas inovações. 

Assim como as fantasias, as pessoas buscam produtos diferenciados para arrematar o visual com muita cor, estilo e personalidade. Sendo assim, algumas mercadorias não podem faltar no seu estoque, seja na loja física ou e-commerce: 

  • Muito glitter, purpurina e brilho
  • Paletas de sombras com tons chamativos
  • Lápis de olhos, máscaras de cílios e delineadores coloridos e à prova d’água
  • Pincéis em vários formatos
  • Batons em diferentes tonalidades 
  • Tonalizantes e sprays coloridos para os cabelos
  • Esmaltes coloridos
  • Protetor solar 
  • Cremes pós-sol 
  • Hidratantes corporais 
  • Hidratantes labiais
  • Loções corporais e perfumes 

Uma dica que pode colocar seu negócio à frente, é oferecer opções biodegradáveis e veganas para conseguir atender uma parcela maior de pessoas. 

Confira: 4 dicas para aumentar as vendas! 

É inegável o potencial do carnaval para a economia e turismo do país, e é justamente por isso que você, empreendedor, deve aproveitar o momento para faturar mais! Confira as principais dicas que listamos! 

1. Seja criativo e faça boas promoções! 

Os brasileiros são empenhados em criar looks divertidos, por isso, criatividade deve ser palavra-chave na sua loja nesse período. 

Se você quer se sobressair, deixe a imaginação fluir: aposte em campanhas de divulgação em diferentes canais de comunicação e incremente a identidade visual da sua marca com elementos carnavalescos. 

E não se esqueça delas: as promoções! Consumidores, de modo geral, são movidos por promoções. Portanto, além de trabalhar com descontos especiais, uma dica interessante é criar kits de produtos. Assim, você aumenta seu ticket médio e incentiva o cliente a consumir mais.

2. Atenção à concorrência e tendências de mercado 

Estar atento ao que seus concorrentes estão fazendo é uma forma de manter a competitividade, acompanhar tendências, não perder oportunidades e, sobretudo, evitar erros. 

Plataformas de pesquisa, como Google Trends, podem dar uma base dos termos relacionados a data que foram mais buscados nas últimas semanas. Perceba que, na imagem abaixo, o termo “maquiagem de carnaval” teve um aumento significativo nos últimos 30 dias. 

Resultados como esse podem guiar suas estratégias de vendas e despertar diferentes ideias de apresentação e montagem de vitrine, já que você sabe o que as pessoas estão procurando, por exemplo. 

3. Diversifique as alternativas de pagamento 

Independentemente do seu modelo de negócio — físico ou digital — é muito importante oferecer alternativas de pagamento variadas. Isso, aliás, é uma forma de evitar a inadimplência, uma vez que o cliente poderá escolher aquela que mais se adequa a sua condição e capacidade de pagamento

Desse modo, facilite! Dê opção de parcelamento, cartão de crédito, débito, dinheiro físico, boleto, Pix, QR Code, link de pagamento, entre outros. 

4. Por fim, mas não menos importante: FAÇA CONSULTA DE CRÉDITO!

Chegamos ao ponto crucial de toda venda: o pagamento!

Qualquer estratégia para aumentar as vendas cai por terra se você não recebe do seu cliente e ele se torna inadimplente. É por isso que, por aqui, falamos tanto sobre por que fazer consulta de crédito

Ao consultar o CPF ou o CNPJ do consumidor, você tem acesso a dados essenciais sobre como ele se comporta financeiramente. Uma informação muito relevante que pode aparecer através de uma análise de crédito, por exemplo, é a existência de dívidas em nome dessa pessoa ou empresa com outros negócios do mesmo segmento que o seu. 

Além do mais, você amplia seu conhecimento sobre o cliente: o potencial de compra dele; a condição e capacidade de pagamento; e os riscos de vender para determinada PF ou PJ.

Estamos nos referindo a um quadro de resultados que vai muito além do simples “consta” ou “nada consta”. 

Como fazer consulta de crédito 

Para realizar uma consulta de crédito que traga respostas de qualidade, é preciso buscar também uma empresa especializada na área, assim como a SCC Check, que utiliza a base da Serasa Experian, o maior banco de dados da América Latina. 

Utilizando o sistema SCC Check, é possível: 

  • Conhecer o perfil do consumidor
  • Verificar se há pendências financeiras no nome dele 
  • Definir um limite de crédito condizente à realidade dele 
  • Identificar a procedência de cheques, falsidade ideológica e mais 
  • Saber quais clientes têm mais probabilidade de pagarem suas dívidas 
  • Observar o score de crédito e muito mais! 

Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades e vantagens que nossa plataforma oferece. Você pode saber mais sobre ela acessando nosso site! 

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que ele seja útil e contribua para as suas vendas de carnaval! Para ler outros artigos como esse, é só ficar de olho em nosso blog e seguir a gente nas redes sociais!

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