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Como vender mais no Dia do Consumidor: 7 dicas infalíveis!

O dia do consumidor está chegando e esse é um momento muito propício para você vender mais, empresário! 

Colocando algumas dicas em prática, dá para aproveitar a oportunidade para faturar mais e ainda fidelizar clientes. Neste post, você vai conferir estratégias de vendas infalíveis para aplicar em sua loja física ou online! Continue a leitura para saber mais!

Dia do Consumidor: entenda como surgiu a data 

O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, existe desde 1962 e foi idealizada pelo ex-presidente americano John Kennedy, que acreditava que deveria haver uma relação justa entre empresas e consumidores, com a garantia de direitos, segurança, informação, poder de escolha e escuta. 

No Brasil, a comemoração ganhou popularidade a partir de 2014. Desde então, a data tem mostrado cada vez mais potencial no varejo e no ambiente virtual, como em e-commerces e marketplaces. 

A aderência foi tão positiva que, o que era pra durar apenas um dia, transformou-se na “Semana do Consumidor”, exatamente com o intuito de vender mais nesse período.

Sendo assim, principalmente para quem está pensando em comprar algum item específico há um tempo, essa pode ser a hora de encontrar o melhor preço. Mas a verdade é que há promoção para todos no mercado.

Como se preparar para o dia do consumidor e garantir boas vendas 

O primeiro passo para a semana do consumidor é: organização! Veja a seguir 7 dicas que trouxemos para você! 

1. Prepare sua loja e seu estoque para o evento 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Social Miner, o ano de 2022 teve um aumento de 22% no Dia do Consumidor em comparação com 2021.

Portanto, é preciso começar a se organizar com antecedência e pensar desde a divulgação dos produtos e/ou serviços do seu negócio até o estoque. 

Para isso, é necessário que você conheça bem o seu público-alvo para alocar esforços em campanhas que sejam capazes de atingir as pessoas certas. Quando se tem essa definição, você consegue entender as mercadorias de maior e menor saída e saber a quantidade que se deve ter disponível para cada uma delas. 

Não se esqueça também de analisar seu histórico de vendas nos anos anteriores e em outros períodos que tiveram eventos semelhantes. Isso te ajudará a ter uma visão mais clara em relação ao seu estoque. 

2. Esteja atento às tendências e à concorrência 

Destacar-se da concorrência é essencial para vender mais. Entre os produtos que você vende, elabore promoções para aqueles que são mais procurados e monte um planejamento de divulgação.

3. Faça promoções verdadeiras 

Muitos estabelecimentos e e-commerces anunciam falsas promoções. Veja um exemplo recorrente:

Uma semana antes do evento, a loja aumenta os preços atuais. No dia do evento, os valores voltam para o preço que estava antes. Ou seja: tudo se mantém igual e o consumidor que, sem perceber, fez compra durante esse meio tempo, pagou ainda mais caro. 

Criar promoções reais, que sejam vantajosas, será sempre o melhor caminho para atrair clientes, ter sucesso nas vendas e sobretudo fidelizá-los! 

4. Ofereça brindes e benefícios a seus clientes

Todo cliente gosta de se sentir valorizado. Especialmente na semana do consumidor, é muito interessante presenteá-lo com um brinde. 

E nem sempre esse “mimo” precisa ser algum objeto. Dá para inovar com a opção de frete grátis, garantia estendida, cupons de desconto, entre outros. 

5. Utilize as técnicas de Cross Selling e Up Selling

Por que não aproveitar que o consumidor já está decidido a comprar algo e apresentar alternativas complementares ou versões mais atualizadas do produto para ele?

Essas práticas consistem nas estratégias de cross selling e up selling. 

  • Cross selling: na chamada venda cruzada, você pode ofertar um item complementar ao que o cliente já escolheu (exemplo: na compra de um smartphone, incentive a aquisição de uma película protetora de tela e uma capinha anti-impacto) 
  • Up selling: a ideia do upsell é mostrar uma opção de produto ou serviço mais vantajoso (exemplo: se o consumidor chega até a loja buscando a versão x de um smartphone, ofereça a versão y, que é mais atualizada e possui mais funções). 

(Leia mais em: Cross Selling e Up Selling: saiba como melhorar suas vendas).

6. Priorize a boa experiência do consumidor 

Preços são fatores decisivos de compra, mas não existe nada mais frustrante do que ter uma experiência de compra ruim, concorda? Dificilmente a pessoa que tem uma impressão negativa do negócio retorna. 

Tanto na internet como em loja física, os consumidores querem praticidade, eficiência, atendimento humanizado e que seus problemas sejam resolvidos. 

Por isso, invista na experiência do cliente. Se você tem um e-commerce, certifique-se de que a estrutura do seu site está otimizada para que ele tenha uma navegação estável.

Se você trabalha somente com vendas físicas, garanta que o consumidor receba um bom atendimento e disponibilize diferentes formas de pagamento

7. Mantenha a análise de crédito em dia 

Estratégias de vendas bem pautadas devem considerar também o risco de crédito envolvido em cada concessão. Afinal de contas, venda sem recebimento é prejuízo. Desse modo, não deixe de analisar o CPF do seu cliente para entender as condições que você pode ofertar para ele. 

Com uma consulta de CPF, você obtém informações importantíssimas sobre o histórico de pagamento do consumidor! Todas essas dicas impactarão não só nas vendas da sua empresa, como no relacionamento com o cliente. 

(Leia também: Como conceder crédito com segurança).

E então, achou que essa matéria foi útil? Acompanhando nosso blog semanalmente, você se mantém atualizado sobre tudo o que está acontecendo no mercado financeiro. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo!

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