Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fraudes nas empresas: como o Monitoramento pode evitar

Você já parou para pensar como funcionam as fraudes nas empresas? De onde elas surgem e como são motivadas? Partindo de uma perspectiva bem característica, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça é uma pessoa atrás de um computador, tramando como ela acessará o cadastro e roubará os dados de terceiros.

Infelizmente, os criminosos são criativos e encontram um universo de possibilidades muito mais complexo do que esse.

A empresa de investigação americana Kroll, divulgou informações preocupantes a respeito de fraudes empresariais no Brasil. Segundo o levantamento, 74% das organizações teriam sofrido ao menos um episódio de fraude no período de 1 ano.

A cada nova descoberta de golpe, a tecnologia assume um papel ainda mais crucial. Por isso, hoje vamos falar de uma ferramenta muito importante no combate à fraude: o Monitoramento, ou Me Proteja Empresas, como é chamado!

Fraudes nas empresas: saiba como evitar utilizando o Monitoramento

Desenvolvido pela Serasa Experian, o serviço é indicado para empresas de qualquer setor e tamanho, que tenha algum relacionamento no mercado.

O objetivo da ferramenta é monitorar e comunicar qualquer alteração no CNPJ e de até mais três CPFs, durante 24 horas por dia.

O Monitoramento tem o princípio de informar sempre que houver indicação de inclusão de negativação dos documentos na base da Serasa antes que ela de fato ocorra, permitindo que o cliente faça os pagamentos antes da divulgação da dívida, além de evitar fraudes em nome da empresa ou dos demais documentos monitorados e comunicar caso haja registro e/ou baixa de protesto.

Como funciona o Me Proteja Empresas?

Logo após a ativação do Monitoramento, é feita uma verificação do status atual do documento. A partir daí, será enviado um comunicado via e-mail para toda e qualquer alteração referente às pendências financeiras e/ou protesto.

Portanto, o associado será notificado sobre qualquer inclusão em seu nome antes que ela seja informada à Serasa. Além disso, com o serviço, você acessa o relatório completo e atualizado do CNPJ da sua empresa e consegue adicionar o CPF/CNPJ de até 3 sócios para proteger ainda mais seus negócio.

Os alertas são gerados e encaminhados por e-mail para o contratante nos casos de adição ou exclusão de protestos, pendências financeiras, recuperações judiciais e extrajudiciais, falências, ações cíveis e dívidas vencidas da própria empresa ou de seus sócios.

Além de simples de ser utilizado, o conhecimento prévio de problemas envolvendo o CNPJ garante tempo hábil para os gestores agirem e reverterem a situação, dando uma segurança extra aos empresários. O usuário também é comunicado quando há inclusões de PEFIN/REFIN antes de serem divulgadas no mercado. Dessa forma, é você consegue conferir se a dívida procede ou não.

Confira mais detalhes sobre a ferramenta

Segundo o superintendente de informações sobre empresas da Serasa Experian, Julio Leandro, o serviço é a garantia de que a companhia estará “blindada” 24 horas por dia.“

O Me Proteja Empresas visa dar tranquilidade ao empresário, evitando restrições ao negócio”, diz o executivo. “Ele alerta contra possíveis tentativas de fraudes envolvendo os CPFs dos sócios. Ao garantir a integridade financeira da empresa e de seus societários, a própria companhia se mantém saudável e apta a realizar transações comerciais”, explica Júlio.

Com o Me Proteja Empresas, é possível fazer tanto o monitoramento das empresas, quanto identificar tentativas de fraudes com os CNPJs/CPFs dos sócios, garantindo, assim, a integridade financeira de todos os proprietários e da companhia.

A importância de utilizá-la em seu negócio

Uma pesquisa sobre fraudes feita pela Serasa levantou os seguintes dados:

  • A cada 17 segundos uma tentativa de fraude acontece
  • O golpe do carro financiado com CPF roubado faz uma vítima a cada 2 dias
  • 2 empresas são abertas diariamente em São Paulo com documentos roubados ou extraviados.

Por isso, cuidar do seu CNPJ e CPF é a melhor maneira de proteger o futuro do seu negócio. Vamos supor que você precisa ter um bom relacionamento com seus fornecedores, pois seu giro de estoque é rápido e você tem que fazer compras frequentemente para conseguir atender seus clientes.

Se sua empresa sofre um golpe ou você tem os documentos clonados, o criminoso irá fazer compras em seu nome, sujará a reputação de sua empresa perante o mercado e os bureaus de crédito dificultarão suas negociações, fazendo com que você perca descontos e prazos ou até mesmo seja impedido de fechar compras.

Ao utilizar o Monitoramento, você é avisado sobre esse tipo de situação, tentativas de fraudes e, mesmo que o seu financeiro esqueça de pagar uma dívida, o sistema te alertará, evitando que sua empresa ou documento seja negativado.

E então, pronto para investir em uma solução de monitoramento ou antifraude? Na SCC Check você encontra exatamente o que o seu negócio precisa para se manter seguro!

Posts relacionados