Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fraudes nas empresas e como evitá-las

Você já parou para pensar como realmente funciona a fraude? De onde ela vem e como ela é feita? Olhando por uma perspectiva bem característica, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça é a de uma pessoa atrás de um computador tramando como ela entrará no cadastro de alguém ou roubará dados de uma pessoa para realizar compras. Infelizmente, fraudadores são profissionais criativos, e criaram um universo de possibilidades muito mais complexo do que esse e bem mais difícil de identificar do que se imagina.

A empresa de investigação americana Kroll divulgou, no ano passado, informações preocupantes a respeito de fraudes empresariais no Brasil. Segundo o levantamento, 74% das organizações teriam sofrido ao menos um episódio de fraude no período de 1 ano. A cada nova descoberta sobre a fraude, mais ela se reinventa, e o papel da tecnologia é muito mais do que descobrir e atuar nestas novas formas, mas sim estar um passo à frente delas, por isso, hoje queremos falar de uma ferramenta muito importante no combate à fraude: Me Proteja Empresas. Acompanhe!

O que é Me Proteja Empresas?

Desenvolvida pela Serasa Experian, esta ferramenta é indicada para empresas de qualquer setor e de qualquer tamanho desde que tenha algum relacionamento no mercado, pois esta ferramenta irá monitorar e informar qualquer alteração no CNPJ da empresa e até de mais três documentos de CPF, 24 horas por dia. O monitoramento tem o princípio de informar sempre que houver indicação de inclusão da negativação dos documentos na base Serasa Experian antes que a mesma ocorra, permitindo efetuar pagamentos antes da divulgação da dívida, evita fraudes em nome da empresa ou dos demais documentos monitorados, bem como comunica sempre que houver registro e/ou baixa de protesto. É prático e oferece a segurança necessária para o sucesso em seus negócios.

Como funciona?

Logo após a ativação do monitoramento junto a SCC Check, é realizado uma verificação do status atual do documento e a partir deste momento, toda e qualquer alteração referente às pendências financeiras e/ou protesto, será enviado um comunicado via e-mail através de um relatório. Portanto, o associado será notificado junto a inclusão de alguma pendência em seu documento, permitindo que fique informado antes mesmo da pendência ser comunicada ao sistema da Serasa Experian e ainda recebe aviso referente a cada baixa sobre seus documentos. Com o Me Proteja Empresas, você acessa o relatório completo e atualizado do CNPJ de sua empresa, e pode adicionar o CPF/CNPJ de até 3 sócios ao serviço para proteger ainda mais seus negócios.

Os alertas são gerados e encaminhados via e-mail para o contratante nos casos de inclusão ou exclusão de protestos, pendências financeiras, recuperações judiciais e extrajudiciais, falências, ações cíveis e dívidas vencidas da própria empresa ou de seus sócios. Além de simples de ser utilizado, o conhecimento prévio de problemas envolvendo o CNPJ garante tempo hábil para os gestores agirem e reverterem a situação, dando uma segurança extra aos empresários. O usuário também é comunicado quando ocorrem inclusões de PEFIN/REFIN antes da divulgação ao mercado. Dessa forma é possível conferir se a dívida procede ou não.

Mais detalhes

Segundo o superintendente de informações sobre empresas da Serasa Experian, Julio Leandro, o serviço é a garantia de que a companhia estará “blindada” 24 horas por dia. “O Me Proteja Empresas visa dar tranquilidade ao empresário, evitando restrições ao negócio”, diz o executivo. “Ele alerta contra possíveis tentativas de fraudes envolvendo os CPFs dos sócios. Ao garantir a integridade financeira da empresa e de seus societários, a própria companhia se mantém saudável e apta a realizar transações comerciais”, explica Júlio.

Com o Me Proteja Empresas, é possível tanto o monitoramento das empresas quanto possíveis tentativas de fraudes com o CNPJs/CPFs dos sócios, garantindo assim a integridade financeira de todos os proprietários da empresa – e, consequentemente, da própria companhia, garantindo tranquilidade no momento de realizar qualquer tipo de transação com o mercado.

A importância da ferramenta

Uma pesquisa da Serasa Experian sobre fraudes, nos trás os seguintes dados:

  • A cada 17 segundos, uma tentativa de fraude acontece.
  • Golpe do carro financiado com CPF roubado faz uma vítima a cada 2 dias.
  • 2 empresas são abertas diariamente em São Paulo com documentos roubados ou extraviados.

Por isso, cuidar do seu CNPJ e CPF é a melhor forma de proteger o futuro de seu negócio. Imaginemos que seu negócio precisa de bom relacionamento com os fornecedores pois seu giro de estoque é rápido e você precisa frequentemente estar comprando para manter seus produtos em estoque e atender seus clientes. Se sua empresa sofre uma fraude ou você tem os documentos clonados, o fraudador irá fazer compras em seu nome, sujará a reputação de sua empresa perante o mercado e os bureaus de crédito dificultarão suas negociações, te fazendo perder descontos e prazos ou até mesmo impedir que você feche uma compra. Consequentemente seus clientes sem seus produtos e o resto da história já podemos imaginar! Mas isso é se você não tem um sistema de monitoramento. Agora, se você possui um Monitoramento, a história já muda desde o começo. Na primeira tentativa de fraude, você será notificado na hora e poderá tomar as decisões cabíveis para a situação, protegendo assim você e sua empresa. E ainda, mesmo que o seu financeiro esqueça de pagar uma dívida, o sistema de monitoramento te avisa sobre a mesma, evitando assim que sua empresa ou seu CPF sejam negativados.

E sua empresa, está protegida? Já investiu em uma ferramenta de monitoramento ou antifraude? Não se esqueça: a melhor hora de cobrir o telhado é quando o céu está limpo. Conheça nossa solução clicando aqui.

Posts relacionados

5 Dicas para você preparar sua loja para vender mais no dia das mães

O Dia das Mães, em volume de vendas, é a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Por isso, sua loja deve estar pronta para um aumento considerável no movimento nos dias que antecedem essa data. Há poucas semanas, o site de comércio OLX fez uma pesquisa para identificar a percepção […]

Destaques

4 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio