Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Negativação indevida: o que é? Como resolver a situação?

Imagine você solicitar crédito e descobrir que foi negado porque seu nome está com uma negativação indevida? Ou pior: descobrir que foi negativado por uma dívida que não é sua ou que já foi paga há tempos?

Essa situação é mais comum do que se pensa e gera muitas dúvidas. Por isso, para explicar o que é, os motivos pelos quais isso pode acontecer e como resolver, preparamos este conteúdo completo! 

Continue a leitura para conferir tudo!

O que é negativação indevida?

Negativação indevida é o que acabamos de falar acima. Quando uma pessoa ou empresa tem seu nome incluído (erroneamente) no registro de inadimplentes de algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian, por haver uma dívida ou pendência financeira atribuída ao seu documento.

Acontece que, nesse caso, a inclusão é feita de maneira equivocada e na maioria das vezes sem que a pessoa seja comunicada. E é aí que as implicações começam a surgir. 

Isso porque, ao ser negativado, o nome do “devedor” é exibido em qualquer consulta que fizerem do seu CPF ou CNPJ, o que pode restringir o acesso ou dificultar a obtenção de crédito no mercado.

Situações comuns de negativação indevida

A negativação indevida pode ocorrer por diferentes razões. Veja as mais comuns:

  • Falha na comunicação entre o credor e o órgão de proteção ao crédito: segundo o Código de Defesa do Consumidor, a empresa credora tem obrigação de notificar o consumidor sobre a inscrição do seu nome na base de dados de inadimplentes.  
  • Erros durante o processo de cobrança.
  • Conta que já foi paga: o consumidor paga a dívida, mas a empresa credora não dá baixa. 
  • Golpes ou fraudes: nesse caso, pode ser que alguém tenha usado o CPF da pessoa sem autorização para contrair dívidas. 
  • Serviços cancelados: o consumidor cancela o serviço, rompe o contrato, mas continua recebendo cobranças e é negativado. 
  • Dívida prescrita: após 5 anos, a dívida vence e deve ser retirada do cadastro de inadimplentes. A empresa credora pode continuar cobrando o débito, mas não pode mais incluir o nome da pessoa no órgão de proteção ao crédito. 

Como saber se você foi negativado indevidamente?

Para verificar se seu nome foi de fato negativado, faça uma consulta do seu documento nos órgãos de proteção ao crédito. 

Basta realizar um cadastro no site escolhido e analisar. 

O que fazer para resolver a situação? 

O primeiro passo ao constatar que seu nome foi negativado incorretamente é entrar em contato com a empresa responsável pelo registro e solicitar a correção. 

Se a credora não solucionar o problema, você pode recorrer ao Código de Defesa do Consumidor para reivindicar seus direitos. 

Além disso, apresente documentos comprobatórios, como comprovantes de pagamento, extratos, rescisões de contratos, entre outros.  

Se nada for resolvido, busque ajuda jurídica. Consulte um advogado especializado nesse tipo de ocorrência para receber as orientações certas e saber quais medidas legais você pode tomar. 

Quais as consequências de ser negativado?

Ser negativado não só faz a pessoa ficar com o nome sujo, como implica algumas consequências: 

  • Dificuldade para conseguir empréstimos e financiamentos 
  • Solicitação de crédito negada 
  • Problemas para alugar imóveis 
  • Dificuldade para comprar em determinadas lojas, principalmente as que utilizam crediário. 

Como percebemos, a negativação indevida pode afetar a vida financeira da pessoa ou empresa. Por isso, é muito importante consultar o CPF ou CNPJ para identificar se há alguma irregularidade e procurar seus direitos o quanto antes. 

Esperamos que essa matéria possa te ajudar. Para ler outros temas relacionados, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados