Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Saiba o que é microcrédito, como funciona e como contratar

Se você possui uma pequena empresa ou pensa em se tornar um microempreendedor, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o que é microcrédito. 

O microcrédito, de forma simples, é um tipo de empréstimo de baixo valor para pequenos empreendedores que desejam expandir sua empresa, investir na compra de equipamentos, em um novo estabelecimento e melhorias em geral.

Se este é o seu caso, sugerimos que você continue a leitura deste post para entender melhor como funciona essa modalidade de empréstimo e seus benefícios. 

O que é microcrédito? 

O microcrédito é uma proposta do Governo Federal que visa ajudar, principalmente, os microempreendedores, proporcionando oportunidades econômicas para que eles possam melhorar e ampliar seus próprios negócios. 

Estamos nos referindo a um modelo de empréstimo com condições mais flexíveis de reembolso, prazos curtos e taxas de juros mais baixas do que as oferecidas pelos bancos tradicionais. 

Sendo assim, é destinado para empresas com faturamento anual bruto de até R$200 mil, que desempenhem atividades de pequeno porte, e para PFs que queiram começar a empreender (como cabeleireiros, faxineiros, vendedores e revendedores de produtos, entre outros). 

Qual a taxa de juros e como contratar esse tipo de crédito? 

Por se tratar de um crédito voltado para pessoas de renda mais baixa e ter sido criado como um programa social do governo, as taxas de juros também são menores, chegando, no máximo, a 4% ao mês. Diferente dos empréstimos pessoais convencionais, em que os juros podem atingir 6% ao mês 

Além disso, no momento da contratação, o banco também pode cobrar a TAC (Taxa de Abertura de Crédito). Essa taxa é aplicada para MEIs e empreendedores informais, mas não pode ultrapassar 3% do valor do empréstimo.

A opção é bastante vantajosa, mas existem alguns requisitos para contratá-la: 

1. É necessário ser maior de idade; 

2. É indicado para PJs, MEIs ou empreendedores informais; 

3. O solicitante precisa ser aprovado na análise socioeconômica para comprovar sua condição financeira e a situação do negócio; 

4. O valor liberado vai depender da capacidade financeira do contratante, suas necessidades e tamanho da empresa; 

5. É possível solicitar até R$21 mil.

(Leia também: Como começar a empreender do zero: dicas infalíveis!).

Instituições financeiras que oferecem microcrédito

É importante enfatizar que não são todos os bancos que oferecem esse modelo de crédito

Veja, então, as instituições financeiras que trabalham com esse formato de empréstimo:

  • Caixa Econômica
  • Banco do Brasil
  • BNDES
  • Cooperativa Sicoob
  • Cooperativa Sicred
  • Banco Bradesco
  • Banco Itaú
  • Banco Santander
  • Banco do Nordeste.

O prazo médio de pagamento para o dinheiro emprestado vai variar de acordo com o banco escolhido.

Você acabou de ver o que é microcrédito. Se tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida. Até o próximo conteúdo!

Posts relacionados