Saiba como aumentar o faturamento do seu negócio no início do ano. Confira 6 dicas básicas que preparamos para você colocar em prática!
Destaques
3 min
Por Letícia
Publicado em 8 de abril de 2024
Atualizado em 11 de abril de 2024
Se você possui uma pequena empresa ou pensa em se tornar um microempreendedor, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o que é microcrédito.
O microcrédito, de forma simples, é um tipo de empréstimo de baixo valor para pequenos empreendedores que desejam expandir sua empresa, investir na compra de equipamentos, em um novo estabelecimento e melhorias em geral.
Se este é o seu caso, sugerimos que você continue a leitura deste post para entender melhor como funciona essa modalidade de empréstimo e seus benefícios.
O microcrédito é uma proposta do Governo Federal que visa ajudar, principalmente, os microempreendedores, proporcionando oportunidades econômicas para que eles possam melhorar e ampliar seus próprios negócios.
Estamos nos referindo a um modelo de empréstimo com condições mais flexíveis de reembolso, prazos curtos e taxas de juros mais baixas do que as oferecidas pelos bancos tradicionais.
Sendo assim, é destinado para empresas com faturamento anual bruto de até R$200 mil, que desempenhem atividades de pequeno porte, e para PFs que queiram começar a empreender (como cabeleireiros, faxineiros, vendedores e revendedores de produtos, entre outros).
Por se tratar de um crédito voltado para pessoas de renda mais baixa e ter sido criado como um programa social do governo, as taxas de juros também são menores, chegando, no máximo, a 4% ao mês. Diferente dos empréstimos pessoais convencionais, em que os juros podem atingir 6% ao mês
Além disso, no momento da contratação, o banco também pode cobrar a TAC (Taxa de Abertura de Crédito). Essa taxa é aplicada para MEIs e empreendedores informais, mas não pode ultrapassar 3% do valor do empréstimo.
A opção é bastante vantajosa, mas existem alguns requisitos para contratá-la:
1. É necessário ser maior de idade;
2. É indicado para PJs, MEIs ou empreendedores informais;
3. O solicitante precisa ser aprovado na análise socioeconômica para comprovar sua condição financeira e a situação do negócio;
4. O valor liberado vai depender da capacidade financeira do contratante, suas necessidades e tamanho da empresa;
5. É possível solicitar até R$21 mil.
(Leia também: Como começar a empreender do zero: dicas infalíveis!).
É importante enfatizar que não são todos os bancos que oferecem esse modelo de crédito.
Veja, então, as instituições financeiras que trabalham com esse formato de empréstimo:
O prazo médio de pagamento para o dinheiro emprestado vai variar de acordo com o banco escolhido.
Você acabou de ver o que é microcrédito. Se tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida. Até o próximo conteúdo!
Saiba como aumentar o faturamento do seu negócio no início do ano. Confira 6 dicas básicas que preparamos para você colocar em prática!
Destaques
3 min
Por mais que o comércio realize ações e crie iniciativas para vender, o fato é que nem sempre o consumidor tem em mãos o dinheiro necessário para realizar a compra. Para contornar essa situação e viabilizar a realização de negócios, a diversificação das formas de pagamento é fundamental.
Destaques
6 min