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Vantagens da inteligência de dados para fazer cobrança

Entre as variadas áreas que podem se beneficiar da inteligência de dados está o setor de cobrança. Principalmente para as ações de cobrar e recuperar crédito, utilizar dessa tecnologia pode gerar resultados bem positivos. 

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! A seguir, você vai conferir algumas das vantagens da inteligência de dados para implementar no processo de cobrança da sua empresa! 

Como a inteligência de dados pode ajudar no processo de cobrança 

É válido dizer que o objetivo da inteligência de dados em um setor de cobrança não é criar um sistema robotizado, que substitua o contato com a pessoa para cobrá-la. A ideia é justamente otimizar esse atendimento e melhorar o relacionamento com o cliente.

Como sabemos, existem diferentes perfis de consumidores e diferentes tipos de devedores, e exatamente por isso é preciso encontrar uma forma adequada de se comunicar com cada um deles.

A operação de quem atua em uma área de cobrança é um tanto sensível, afinal de contas, trata-se de um momento delicado para o consumidor. 

Dessa maneira, ao trabalhar com esse tipo de tecnologia, você tem a possibilidade de fazer a cobrança através de diversos canais, como WhatsApp, SMS, e-mail, chatbots e afins, de modo que o processo se torne menos estressante e desconfortável para o cliente. Além, é claro, de conseguir conhecê-lo melhor. 

Leia mais sobre o assunto: Vantagens da cobrança digital na recuperação de dívidas

Algumas das vantagens da inteligência de dados 

Contando com a ajuda da inteligência analítica, é possível identificar o tipo de consumidor que você lida e reunir dados mais precisos — que vão além dos que você já possui registrados —, sobre o comportamento de cada um deles.  

Mais do que isso, você conseguirá criar segmentações de clientes, visualizando aqueles que apresentam maior probabilidade em te pagar, os que podem ser mais difíceis e, a partir daí, pensar em modelos de cobrança digital e personalizadas para o perfil desses grupos, considerando o canal mais aceitável para entrar em contato com cada um, quando e como cobrá-los, qual a solução ideal para cada caso, entre outros. 

Portanto, introduzir essa modalidade digital no setor de cobrança do seu negócio possui diversas vantagens. Dentre as principais, estão:

Verificar os clientes inadimplentes de maior recorrência 

Por meio dessa tecnologia, você terá mais dados sobre o histórico de pagamento do consumidor, identificando quais os inadimplentes recorrentes, para pensar em ações que possam diminuir este número e ainda recuperar dívidas anteriores

Redução de custos e aumento da produtividade do setor de cobrança 

Tendo um sistema automatizado, por exemplo, os processos e tarefas manuais do operador de cobrança serão reduzidos, bem como as chances de erros, dando mais tempo para que ele possa executar outras atividades do setor.

Melhora o relacionamento com o cliente 

Com tantos recursos, comunicação personalizada e, consequentemente, alternativas de pagamento, o cliente com certeza se sentirá mais confortável em negociar e ficará propenso a pagar pelo que deve. 

Você acabou de conferir alguns dos benefícios de investir na inteligência de dados em seu negócio. Esperamos que este conteúdo possa ser útil! Para ler outras postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais!

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