Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Planejamento de estoque: saiba como montar o seu!

O planejamento de estoque está entre as principais atividades de uma empresa. Através dele, é possível monitorar as entradas e saídas de produtos, garantir entregas mais rápidas aos clientes, organizar os pedidos realizados com antecedência e reduzir custos. 

Por isso, neste post preparamos um passo a passo para te ajudar não só a planejar, mas fazer o controle do seu estoque. Continue a leitura para saber mais! 

Qual a importância do planejamento de estoque 

Alguma vez você já deixou de vender um produto do seu catálogo por estar sem estoque? Ou já perdeu itens que foram comprados em grande quantidade e passaram da data de vencimento?

Essas são duas situações muito comuns que indicam que a gestão de mercadorias do estabelecimento não está sendo feito de maneira adequada. 

O planejamento funciona como um monitoramento de mercadoria e é essencial, sobretudo, para evitar perdas e prejuízos. 

A partir dele, o profissional responsável pela gestão de estoque consegue visualizar os itens de maior e menor saída, programar novas compras, traçar estratégias promocionais para os itens que estão próximos da data de vencimento ou que vão sair de linha, além de fazer o agendamento com fornecedores e estabelecer os prazos e envios de compras feitas de modo online, por exemplo. 

Como fazer o planejamento de estoque da sua loja 

Entenda os custos do seu estoque 

Os custos envolvem não somente os preços das mercadorias estocadas, mas o valor do espaço para mantê-las armazenadas, o valor para fazer a reposição ou, em caso de empresas que têm fabricação própria, os preços dos insumos para a produção dos produtos. 

Dessa forma, é preciso registrar o custo gerado pela falta de estoque, da manutenção do espaço de armazenamento e dos seus fornecedores. A dica é utilizar uma planilha para fazer esse controle de gastos. 

Categorizar os produtos de maior e menor saída 

Ainda em uma planilha, separe os itens mais vendidos e os que são menos procurados. Essa simples segmentação te ajudará a definir a quantidade de pedidos que deve ser feito para uns e para outros, evitando que você perca dinheiro por excesso, com produtos vencidos ou pela falta da mercadoria.

Gerencie tudo o que estiver no seu estoque 

Faça um inventário das mercadorias que estão em estoque, isso auxiliará no controle das entradas e saídas. 

Além de custear os itens, anote a quantidade de cada produto e as datas de vencimento. E não se esqueça de que essa lista deve ser monitorada e atualizada frequentemente. 

Mantenha uma boa relação com seus fornecedores 

O trabalho dos fornecedores é importantíssimo para o planejamento de estoque. Afinal de contas, você dependerá da entrega. 

Portanto, construa uma relação amigável e de confiança com eles. Tente não atrasar os pagamentos ou comunique-os se houver algum imprevisto. 

As vantagens do planejamento de estoque 

Como vimos, o gerenciamento do estoque é imprescindível. Entre suas maiores vantagens, podemos destacar: 

  • Evita perdas e prejuízos
  • Garante a satisfação do cliente
  • Evita a venda de produtos indisponíveis (isso é muito comum em compras via e-commerces. O produto aparece disponível, o consumidor efetua o pagamento e em seguida recebe um comunicado de que o item está fora de estoque)
  • Ajuda no controle do fluxo de caixa

Você acabou de conferir como montar um bom planejamento em sua empresa. Agora é só colocar todas as dicas em prática!

Quer ler outras matérias como essa? Então não deixe de acompanhar nosso blog e seguir as nossas redes sociais! 

Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados

4 dicas para motivar uma equipe de vendas no começo do ano

Início de ano, em muitos seguimentos do varejo significa vendas baixas. Grande parte dos consumidores ainda estão pagando pelas compras de final de ano e têm menos dinheiro disponível para gastar. Esse é um momento delicado para os lojistas e se nada for feito para motivar sua equipe de vendas, seu negócio vai demorar para deslanchar novamente. […]

Destaques

5 min

Como manter as vendas no varejo depois do natal

Como de costume, as vendas no início do ano sofrem uma desaceleração. Nesse momento, contas como IPVA, material escolar, matrículas, entre outras, começam a chegar. Verifique o que não foi vendido no Natal O primeiro passo é fazer uma análise sobre o que não vendeu bem ou sobrou muito. Com essa informação detalhada em mãos […]

Destaques

4 min