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Controle de pagamentos de clientes: saiba como fazer

Ter um controle de pagamentos de clientes é crucial para o desenvolvimento de qualquer empresa. Afinal, é o financeiro que garante o funcionamento do negócio e controla os recebimentos, investimentos e despesas. 

Imagine se todos os clientes que compraram em sua loja este mês atrasassem os pagamentos ou simplesmente não pagassem. Qual seria o impacto nas suas finanças?

Provavelmente teria um desequilíbrio no caixa da empresa, não é mesmo? É por essa razão que fazer o controle de contas a receber é essencial, e no post de hoje vamos falar exatamente sobre isso! 

Continue a leitura para conferir! 

Por que o controle de pagamentos de clientes é importante

A resposta é simples: se você não recebe dos consumidores, você não paga seus fornecedores, não mantém seu estoque abastecido, não fatura e, consequentemente, não lucra. 

Portanto, o monitoramento do cliente é indispensável, assim como a negociação das condições de pagamento. Vale a pena dividir este processo em etapas para conseguir se organizar melhor.

Por exemplo: em primeiro lugar, deve estar o pagamento do cliente; depois, seus fornecedores; por fim, o que a sua empresa gastou e lucrou. 

O controle de recebimentos é, além de tudo, uma forma de se planejar financeiramente e fazer a gestão do fluxo de caixa e do capital de giro da empresa. 

5 Dicas de como fazer o controle de recebimentos 

1. Registre todas as contas a serem recebidas 

O primeiro passo é registrar todas as contas a receber. Você pode contar com o auxílio de uma planilha de controle de cobrança ou de alguma ferramenta digital para gestão financeira. 

Independentemente da plataforma utilizada, é necessário conter os seguintes campos para cada cliente: 

  • Nome do comprador
  • Valor de cada venda — por menor que seja. 
  • Período de cada venda 
  • Data de vencimento
  • Número da nota fiscal 
  • Produto vendido 
  • Forma de pagamento utilizada 
  • Se a venda foi parcelada, qual a quantidade de parcelas 
  • Juros a serem aplicados em caso de atraso no pagamento 
  • Status do pagamento.  

2. Seja flexível nas formas de pagamento 

Foi-se o tempo em que as vendas aconteciam quase que exclusivamente por meio de cheques ou boletos. Hoje, temos diferentes meios de pagamentos disponíveis (que inclusive são mais seguros e garantidos). 

O cartão de crédito e/ou débito é uma das melhores alternativas, pois o próprio cliente consegue fazer o controle das suas compras através do aplicativo do seu banco, além de poder parcelar de acordo com a sua capacidade de pagamento. 

3. Envie lembretes de pagamento 

Nós sabemos que, mesmo com vendas parceladas e com valores baixos, alguns consumidores ainda vão se esquecer ou atrasar a data de pagamento. 

Para evitar chegar em um ponto delicado, programe-se para enviar lembretes ao cliente. Não tem nada de errado em notificar a pessoa que a data de vencimento da sua conta está próxima. 

Na verdade, essa é uma maneira de nutrir e manter o bom relacionamento com o consumidor e não deixar que a situação se torne estressante e desgastante para ambas as partes. 

Você pode ler mais sobre como criar um fluxo de cobrança em nossa matéria completa: Como montar uma régua de cobrança: veja o passo a passo! 

4. Negocie os prazos de pagamento de modo estratégico 

Caso o cliente opte por pagar sua compra via boleto, seja estratégico e claro com as informações de pagamento que estarão no documento. 

Deixe a data de vencimento bem visível e não se esqueça de adicionar a porcentagem de juros e multas que o atraso pode acarretar ao consumidor. 

5. Se possível, incentive o pagamento imediato 

Sempre que possível, é interessante incentivar o comprador ao pagamento imediato total ou parcial da venda. 

Para isso, ofereça descontos especiais. Mostre que, pagando no ato da negociação ou adiantando alguma parcela, ele pode ter o valor da compra diminuído ou ganhar alguma recompensa.

Viu só por que fazer o controle de pagamentos de cliente é um processo fundamental? Esperamos que este conteúdo possa contribuir com a rotina do seu negócio. Para ler outros materiais como esse, acompanhe nosso blog semanalmente e siga nossas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo!

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