Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Você sabe o que é Collection Score e como ele funciona?

Você sabe o que é Collection Score ou já ouviu falar sobre ele?

Esse termo se refere a um método utilizado para analisar a probabilidade de um consumidor inadimplente pagar sua dívida.

Em outras palavras, trata-se de uma avaliação para identificar os perfis de clientes de uma carteira que são mais propensos a pagar pelo que devem — e justamente por isso é uma técnica bastante usada em ações de cobrança.

Ficou interessado no assunto? Para conferir tudo sobre o Collection Score, como ele funciona de fato e as vantagens de implementá-lo em seu negócio, é só continuar a leitura deste artigo! 

O que é Collection Score: como funciona esse método? 

Também conhecido como Score de Propensão de Pagamento, o Collection Score se baseia em cálculos e pontuações para fazer uma espécie de classificação de risco. Ou seja, ele seleciona, dentre os clientes da carteira, aqueles que apresentam maior chance de pagar pelo que devem.

Para chegar a essa segmentação, ocorre a análise de uma série de dados, como histórico de negociações e cobranças anteriores, renda, ocupação do consumidor, situação financeira e afins. 

O cruzamento de todos esses dados resultará em uma pontuação que varia de 0 a 1000 e que poderá te ajudar a direcionar as estratégias de cobrança da sua empresa para otimizar o processo de recuperação de crédito

Quais as vantagens de apostar no Collection Score

Soluções que visam diminuir a inadimplência são sempre bem-vindas. Por isso, se somado as ações de cobrança utilizadas em seu negócio, o Collection Score pode proporcionar resultados bem positivos. Entre as principais vantagens dessa ferramenta, podemos destacar: 

Abordagem de cobrança mais assertiva  

Quando se tem conhecimento sobre os diferentes perfis de consumidores e tipos de inadimplentes que integram sua carteira, fica mais fácil encontrar uma abordagem que se comunique com cada um deles. 

Por exemplo, para os clientes com maior tendência para pagar dívidas você pode oferecer descontos especiais. Já para os menos propícios, você deverá pensar em negociações mais flexíveis, com outras condições de pagamento e ter uma comunicação diferenciada. Isso fará com que a cobrança seja mais assertiva.  

Aumenta a chance de recuperar a dívida e melhora o relacionamento com o cliente

Depois de conhecer o cliente, você consegue oferecer a ele um atendimento personalizado, com base nos dados obtidos pelo Collection Score.

Com isso, além de aumentar as chances de recebimento, é possível melhorar o relacionamento com o consumidor.

Você ainda pode ir além… 

O Collection Score não garante que a dívida será recuperada, mas fornece informações essenciais sobre a pessoa física ou jurídica para que você possa tomar decisões e aplicar melhores estratégias. 

No entanto, para tornar o processo de cobrança mais eficaz, você pode ir além e unir os dados desse método com os dados das consultas de crédito. Assim você faz uma análise completa do seu cliente para entender o histórico de pagamento e comportamento financeiro dele no mercado.

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outras postagens com dicas e temas relacionados, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados

Consulta ou análise de crédito: qual você faz em sua empresa?

Você faz consulta de crédito ou análise em sua empresa? A inadimplência é o principal risco à sustentabilidade de um negócio. No caso das empresas que vendem para outras empresas (Business-to-Business – B2B), o risco aumenta ainda mais pelo nível de alavancagem desse perfil de cliente.   Segundo dados da Serasa Experian, 5,4 milhões de […]

Análise de Crédito

4 min