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Seu negócio está preparado para a Black Friday 2023?

A data do ano mais esperada pelo varejo está chegando: a Black Friday 2023, que acontecerá no dia 24 de novembro! Esse é o momento de arregaçar as mangas, aproveitar insights para bolar ideias criativas, criar um planejamento estratégico bem estruturado e preparar o estoque. 

Afinal de contas, as expectativas para este ano, segundo pesquisas realizadas, são altas. Veja, então, os dados obtidos em relação à data até agora e algumas dicas práticas para ter sucesso nas vendas

Continue a leitura para conferir!

Black Friday 2022 x Black Friday 2023

A Black Friday 2022 foi a primeira edição a apresentar declínio de vendas no meio digital. Desde 2010, ano em que o evento chegou ao Brasil, isso ainda não tinha acontecido. 

A explicação para a queda, conforme levantamento feito pela Serasa Experian, se deu por três fatores: 

– A Copa do Mundo no país;

– A taxa de juros elevada na época, que fez com que a concessão de crédito se tornasse mais criteriosa e difícil;

– A alta da inadimplência em decorrência da diminuição do poder de compra do consumidor

Todos esses pontos contribuíram para a baixa de 23% no faturamento, em comparação com o ano de 2021 (isso no ambiente digital, ok?).

Entretanto, quando falamos de Black Friday, devemos englobar todo o mercado, físico e digital. De acordo com o Google, as buscas pelo termo “Black Friday” cresceram 24% no Brasil em relação ao ano passado. 

Isso quer dizer que as pessoas estão mais interessadas em gastar nessa data e muito provavelmente já estão pesquisando os produtos ou serviços que pretendem comprar. 

Aliás, uma pesquisa feita pelo Reclame Aqui, em conjunto com a Linx, mostrou que 76% dos consumidores já estão acompanhando os preços dos produtos há cerca de 3 meses; 59%, inclusive, já guardaram dinheiro para gastar e a tendência é que eles deem preferência para pagamentos à vista, com o intuito de conseguir mais descontos, ou parcelamentos. 

Da mesma forma que houve aspectos negativos que influenciaram a queda de vendas no ano passado, também há razões para acreditar que 2023 será melhor. Um dos indícios é a economia do país que tem dado sinais de recuperação. 

Como montar um plano de ações para a Black Friday 2023

Apesar das especulações animadoras, é importante lembrar que a data é extremamente competitiva, com diversas ofertas agressivas. E a regra é muito clara: vende mais quem se destaca.

É por isso que sua loja física e/ou online deve estar preparada para bater de frente com os concorrentes. Isso envolve desde o estoque de produtos até a infraestrutura do estabelecimento ou do site. 

Ok, mas por onde começar? 

O primeiro passo para montar seu planejamento estratégico é levantar alguns dados:

  • Quais foram os resultados do ano anterior? 
  • Quanto você faturou e lucrou? 
  • Quais ações de marketing tiveram melhor desempenho? 
  • Quais produtos tiveram maior procura? 
  • Sua equipe conseguiu atender o aumento da demanda de atendimento? 
  • Como foi o nível de satisfação do cliente? 

A partir dessas respostas, você conseguirá visualizar as ações que deram certo e o que deve ser ajustado para a edição 2023. 

Como se destacar da concorrência

A propaganda será a alma da sua estratégia para vender mais. Portanto, a divulgação de descontos deve ser constante e atraente. Confira algumas dicas: 

Não deixe para a última hora! 

Enquanto uns começam a trabalhar com ações de marketing e divulgação com 5 meses de antecedência, outros deixam para o último minuto, e esse é um grande erro. 

Criação de planejamento leva tempo e pede organização. Então, se você ainda não deu início aos preparativos, a hora é agora! 

Conheça o seu público-alvo 

Se você quer ter êxito, é essencial conhecer os interesses e as preferências do seu público. Assim, suas ofertas se tornam mais relevantes e atrativas. 

É black friday, não black fraude! 

É muito comum vermos lojas com promoções falsas por aí, que aumentam o dobro do valor de determinado produto semanas antes e no dia da black abaixam para o preço anterior. 

Não faça isso! Esse tipo de ação quebra completamente a confiança do consumidor e diminui as chances dele retornar e se tornar cliente. 

Elabore ofertas exclusivas para a data 

Uma ótima dica para chamar atenção do consumidor, é despertar senso de urgência. Para isso, você pode usar frases como “somente hoje”, “últimas unidades”, “vagas limitadas”, “os 10 primeiros que comprarem ganham x de desconto”, entre várias outras. 

Ofereça brindes ou vantagens extras 

Brindes, amostras grátis e benefícios extras são maneiras de fazer com que o cliente se sinta especial e valorizado e que pode incentivá-lo a falar bem da sua empresa para outras pessoas. Além, é claro, de estimulá-lo a comprar de você mais vezes. 

Acompanhe o desempenho e a performance do seu planejamento 

Por fim, é imprescindível fazer o monitoramento das suas ações em tempo real para que você possa ajustá-las, se necessário, e não sair no prejuízo. A ideia é conseguir maximizar o retorno sobre seus investimentos para esse momento. 

(Aproveite para ler também: Como conceder crédito com segurança).

E então, pronto para colocar todas essas dicas em prática e faturar mais com a Black 2023? Esperamos que esse conteúdo te ajude!

Quer ler outros materiais como esse? É só ficar de olho em nosso blog. Toda semana publicamos novos artigos. E se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo que responderemos em seguida. Até a próxima!

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