O dia dos pais é uma das principais datas para o varejo. Por isso, neste post, preparamos 4 dicas que podem te ajudar a vender mais nesse período. Confira!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 20 de outubro de 2023
Atualizado em 8 de outubro de 2024
A data do ano mais esperada pelo varejo está chegando: a Black Friday 2023, que acontecerá no dia 24 de novembro! Esse é o momento de arregaçar as mangas, aproveitar insights para bolar ideias criativas, criar um planejamento estratégico bem estruturado e preparar o estoque.
Afinal de contas, as expectativas para este ano, segundo pesquisas realizadas, são altas. Veja, então, os dados obtidos em relação à data até agora e algumas dicas práticas para ter sucesso nas vendas.
Continue a leitura para conferir!
A Black Friday 2022 foi a primeira edição a apresentar declínio de vendas no meio digital. Desde 2010, ano em que o evento chegou ao Brasil, isso ainda não tinha acontecido.
A explicação para a queda, conforme levantamento feito pela Serasa Experian, se deu por três fatores:
– A Copa do Mundo no país;
– A taxa de juros elevada na época, que fez com que a concessão de crédito se tornasse mais criteriosa e difícil;
– A alta da inadimplência em decorrência da diminuição do poder de compra do consumidor.
Todos esses pontos contribuíram para a baixa de 23% no faturamento, em comparação com o ano de 2021 (isso no ambiente digital, ok?).
Entretanto, quando falamos de Black Friday, devemos englobar todo o mercado, físico e digital. De acordo com o Google, as buscas pelo termo “Black Friday” cresceram 24% no Brasil em relação ao ano passado.
Isso quer dizer que as pessoas estão mais interessadas em gastar nessa data e muito provavelmente já estão pesquisando os produtos ou serviços que pretendem comprar.
Aliás, uma pesquisa feita pelo Reclame Aqui, em conjunto com a Linx, mostrou que 76% dos consumidores já estão acompanhando os preços dos produtos há cerca de 3 meses; 59%, inclusive, já guardaram dinheiro para gastar e a tendência é que eles deem preferência para pagamentos à vista, com o intuito de conseguir mais descontos, ou parcelamentos.
Da mesma forma que houve aspectos negativos que influenciaram a queda de vendas no ano passado, também há razões para acreditar que 2023 será melhor. Um dos indícios é a economia do país que tem dado sinais de recuperação.
Apesar das especulações animadoras, é importante lembrar que a data é extremamente competitiva, com diversas ofertas agressivas. E a regra é muito clara: vende mais quem se destaca.
É por isso que sua loja física e/ou online deve estar preparada para bater de frente com os concorrentes. Isso envolve desde o estoque de produtos até a infraestrutura do estabelecimento ou do site.
Ok, mas por onde começar?
O primeiro passo para montar seu planejamento estratégico é levantar alguns dados:
A partir dessas respostas, você conseguirá visualizar as ações que deram certo e o que deve ser ajustado para a edição 2023.
A propaganda será a alma da sua estratégia para vender mais. Portanto, a divulgação de descontos deve ser constante e atraente. Confira algumas dicas:
Enquanto uns começam a trabalhar com ações de marketing e divulgação com 5 meses de antecedência, outros deixam para o último minuto, e esse é um grande erro.
Criação de planejamento leva tempo e pede organização. Então, se você ainda não deu início aos preparativos, a hora é agora!
Se você quer ter êxito, é essencial conhecer os interesses e as preferências do seu público. Assim, suas ofertas se tornam mais relevantes e atrativas.
É muito comum vermos lojas com promoções falsas por aí, que aumentam o dobro do valor de determinado produto semanas antes e no dia da black friday, retornam o preço anterior.
Não faça isso! Esse tipo de ação quebra completamente a confiança do consumidor e diminui as chances dele retornar e se tornar cliente.
Uma ótima dica para chamar atenção do consumidor, é despertar senso de urgência. Para isso, você pode usar frases como “somente hoje”, “últimas unidades”, “vagas limitadas”, “os 10 primeiros que comprarem ganham x de desconto”, entre várias outras.
Brindes, amostras grátis e benefícios extras são maneiras de fazer com que o cliente se sinta especial e valorizado e que pode incentivá-lo a falar bem da sua empresa para outras pessoas. Além, é claro, de estimulá-lo a comprar de você mais vezes.
Por fim, é imprescindível fazer o monitoramento das suas ações em tempo real para que você possa ajustá-las, se necessário, e não sair no prejuízo. A ideia é conseguir maximizar o retorno sobre seus investimentos para esse momento.
(Aproveite para ler também: Como conceder crédito com segurança).
E então, pronto para colocar todas essas dicas em prática e faturar mais com a Black 2023? Esperamos que esse conteúdo te ajude!
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